PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Uma canção para Iris, uma canção para Bob


Iris Hewson morreu no dia de 10 de setembro de 1974, após uma hemorragia cerebral. Foi um terrível toque do destino, acontecendo logo após o funeral de seu próprio pai no cemitério militar na Blackhorse Avenue, Dublin. Bono tinha 14 anos na época, e a experiência o devastou. Mesmo agora, mais de 40 anos depois, ele admite que ele acha difícil se lembrar como sua mãe parecia. É impossível imaginar o que ele poderia ter se tornado se ela tivesse sobrevivido.
Os amigos dele na Cedarwood Road se lembram de Bono como uma espécie de vadio depois da morte da mãe. Ele apareceria na casa de Gavin Friday uma noite, e na casa de Derek Rowen na outra noite, a tempo para o chá. "Ele estava ao redor sempre para poder estar com minha mãe, tanto quanto para estar comigo, eu não tenho nenhuma dúvida sobre isso", recorda Gavin.
"Acho que vem de um lugar muito sombrio", diz Bono sobre o primeiro grande single do U2. " A música pop no seu melhor parece ter uma dualidade. Sempre que é uma coisa ou outra é plana, mas se tem duas idéias opostas, puxando direções diferentes, consegue um tipo diferente de poder. "I Will Follow" tem raiva, raiva de verdade, e uma enorme sensação de anseio."
A performance da banda foi apropriadamente urgente. Em particular, The Edge aborda um tipo de som que se tornou sua marca registrada. É, como resultado, concentrado e extremamente poderoso. "A maioria dos ensaios iniciais eram apenas falatórios", recorda Bono. "Era apenas uma longa discussão. Lembro-me de pegar a guitarra de Edge e tocar o acorde de duas cordas para "I Will Follow", para mostrar aos outros a agressão que eu queria. Era o seu riff, mas eu queria que tivesse um sentido para isso."

Durante as gravações de 'All That You Can’t Leave Behind', Bono sabia que seu pai estava morrendo de câncer. E então ele escreveu uma canção para Bob chamada "Tough", porque isso era o que seu pai sempre lhe pareceu. "um velho cara durão", nas próprias palavras de Bono, "irlandês, do lado norte de Dublin, muito cínico sobre o mundo e as pessoas nele, mas muito charmoso e engraçado com isto." Bob morreu na semana do primeiro show da banda no Slane Castle em 2001. Bono pegou a canção que estava guardada e a cantou no funeral, um retrato do artista em sua velhice - de classe operária que amava ópera, e que tinha deixado como legado algo muito bonito para seu filho, sua voz de tenor... "minha voz neste disco é a melhor que já esteve em uma gravação", disse Bono na época do álbum 'How To Dismantle An Atomic Bomb'. "E eu acredito que é o presente do meu pai para mim. Ele era um grande tenor e quando ele morreu, ele passou isso para mim."
"Ele nunca falou sobre nenhuma música", Bono lembrou de seu pai, conversando com Stuart Clark da Hot Press. "Eu me lembro que ele gostava de The Unforgettable Fire. Não o álbum, mas a canção. Ele pensou que estávamos ficando muito bons na época de 'Rattle And Hum'. Uma das suas favoritas era "When Love Comes To Town". Mas ele não sabia para onde íamos nos anos 90!"
Eles voltaram para aquela canção em 'How To Dismantle An Atomic Bomb' e achavam que ela estava boa, mas quando Steve Lilywhite chegou, ele deu uma avaliação crítica que era bem crítica.
"Minha contribuição para essa canção é que eu estava ouvindo-a com Edge, e Bono estava lá também, e eu disse: 'Edge, esta canção não tem um refrão'. E eles disseram: 'O que você quer dizer?' E eu disse, bem, ela só termina o verso e, em seguida entra "sometimes you can’t make it on your own". E Bono imediatamente pediu uma guitarra. Então, ele pegou uma guitarra e cantou "and it’s you du du du du du du du/ sometimes you can’t make it on your own". E de repente a música estava terminada. Essa canção tinha estado por aí há cinco anos e ninguém nunca tinha dito a eles que não tinha um refrão."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...