PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

53 Anos de Larry Mullen Jr. - Parte 2

O que faz do U2 uma banda tão especial?

"Seja o que for, não tem nada a ver com os quatro indivíduos, mas o que acontece quando nos juntamos e a música que fazemos como uma unidade coletiva. A maior força da banda é que não há fronteiras, não existem limites. Você não pode ficar maior que isso, nós fomos capazes de alcançar tudo, na maior parte em nossos próprios termos. Isso é a coisa mais gratificante para nós."

A sua abordagem única é altamente eficaz no contexto da música do U2?

"Eu nunca pensei em mim mesmo como baterista do U2, mas sim um colaborador para o som geral. Sempre que posso aprendo sobre ritmo e quando o U2 tirava uma folga, eu trabalhava com uns caras na América. Eles me mostravam como bateristas profissionais realmente tocavam, porque eu realmente queria saber. Não quero necessariamente imitá-los, mas eu certamente quero saber como se faz."

O produtor do U2, Brian Eno, disse que achava que muitos aspectos do estilo distinto de Larry tocar bateria, e senso de ritmo; tiveram suas origens em suas experiências como um jovem baterista de bandas marciais.

"Certamente algumas coisas sim. Sou muito interessado em ritmo e música tradicional irlandesa e é de onde eu venho. Eu toquei em um monte de bandas de estilo militar e em algum momento eu acho que passou para o U2. Se você ouvir os primeiros três ou quatro álbuns você pode notar a influência. Uma das coisas que eu acho quando eu escuto novamente os discos antigos, é que meu jeito de tocar foi muito simples, um tipo de invenção, mas outras vezes não tinha um monte de qualidades rítmicas."

Não gosta de dar entrevistas?

"Eu dava entrevistas quando a banda começou, e então eu parei porque eu não gosto. Eu não sou um falador. Espero que possa fazer sentido o que digo."

Em sua estreia no cinema, foi difícil acreditar que você jamais havia atuado antes.

"Foi um desafio, e tenho certeza de que você pode imaginar isso. Foi um desafio. É algo que eu tinha sonhado em fazer, mas nunca pensei que eu, antes de tudo, teria a oportunidade, e em segundo lugar, realmente fazer. Era uma perspectiva assustadora quando começou a se juntar e acontecer, e ainda mais assustador quando eu percebi que eu estava indo para ficar em pé frente a frente com o grande Donald Sutherland."

O lendário anúncio que juntou o U2.

"Foi meu pai que sugeriu que eu colocasse um aviso na escola para formar uma banda. Eu tinha começado a ter aulas com um baterista de jazz, mas eu estava ficando enjoado, eu queria tocar numa banda de rock. Então meu pai teve a idéia do aviso, foi idéia dele e não minha.
Então eu coloquei o lendário aviso, dizia algo do tipo ‘baterista procura músicos para formar banda’. Eu pensei apenas que seria divertido, não tinha nenhuma esperança e nem grandes idéias. Um amigo meu do colégio, Peter Martin tinha uma guitarra e um amplificador, mas ele não sabia tocar. Peguei emprestado com ele para o ensaio. Ele conhecia Ivan McCormick, que era da classe abaixo da nossa. Ele tinha uma guitarra e aparentemente ele sabia tocar. Ele apareceu no primeiro ensaio.
Depois que eu coloquei o aviso as pessoas perguntaram se eu conhecia o Paul Hewson e diziam que ele sabia tocar guitarra. Eu não o conhecia, mas parecia que todo mundo sabia com o que ele fazia, quem eram seus amigos então não demorou muito para que eu descobrisse com quem eu teria que lidar. Edge e Dick eram praticamente a mesma pessoa, eles gostavam de inventar coisas e tocavam uma guitarra amarela que eles mesmo fizeram, então demorou um tempo pra descobrir quem iria ficar na banda. Eu já conhecia o Adam, ele usava um casaco comprido de pele de carneiro do Afeganistão, ele usava óculos coloridos e fumava. As pessoas me perguntavam se eu conhecia o maluco que usava o casaco do Afeganistão e disseram que ele tinha um baixo. Não importava se ele sabia tocar, o Adam estava na banda e pronto. Então no sábado, 25 de setembro de 1976 esse estranho grupo de pessoas se juntou na minha cozinha. Foi o inicio de tudo."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...