PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Ryan Hahn, da banda Local Natives, sai em defesa de 'POP' do U2 - Parte II


Você se lembra de "Discothèque" lançada como primeiro single?

Acho que cheguei a isso mais tarde. Não sei o que estava ouvindo na época – acho que gostava muito de Weezer, então talvez não gostasse de 'POP' quando foi lançado. Mais tarde, alguém me deu de Natal um DVD ao vivo deles tocando na Irlanda, chamado U2 Go Home. Acho que eles tocaram "Staring At The Sun" apenas acusticamente e "Wake Up Dead Man", que acho que são dois destaques do disco. Acho que foi isso que me fez querer voltar e ouvir 'POP'.

A produção deste álbum – os samplers e sequenciadores – realmente confunde algumas pessoas. Muitos fãs provavelmente não ouviram, ou não ouviram o suficiente sobre a banda lá.

O pouco que descobri ao longo dos anos é que eles voltaram àquela coisa de "se divertir", voltando à coisa dos clubs. Acho que eles até abriram seu próprio club em Dublin. Acho que era isso que estava acontecendo na época: eletrônica e techno. Você definitivamente ouve. O produtor Howie B estava basicamente trazendo batidas para o estúdio, e isso é uma grande parte de como eles estavam escrevendo. Foi uma ideia legal: trazer coisas que poderiam ser tocadas em um club, mas que ainda assim parecessem o U2.
Parece que eles foram obviamente influenciados por todo esse material eletrônico, mas há momentos em que parece que eles estavam ouvindo Massive Attack ou Radiohead. Especialmente uma música como "Miami" – é uma faixa estranha. Há algumas músicas que musicalmente são doentias, e então, por alguma razão, Bono lança uma letra de cheeseball ali. Aquela música "If God Will Send His Angels", eu realmente gosto da música, da melodia e da faixa, mas algo sobre a letra, eu fico tipo: "Ah, que isso!"

O processo de gravação foi aparentemente muito incomum, com Larry Mullen Jr. tendo uma lesão e inicialmente incapaz de tocar bateria. Eles experimentaram muito e parece que tiveram dificuldade para terminar o trabalho.

Li que eles agendaram uma turnê antes de terminar a gravação, então tiveram que finalizar às pressas. Foi lançado pouco antes da turnê. Essa pode ser outra razão pela qual gosto de 'POP'. Muito do U2 é esse material polido, widescreen, que alcança a última fila. Há muitas músicas em 'POP' onde, em outros momentos de suas carreiras, eles realmente iriam em frente. Mas aqui, eles são meio assustadores. Bono está cantando bem mais baixo do que normalmente. Há momentos em que sua voz fica mais grave do que deveria. Ele está fazendo coisas com sua voz que são realmente diferentes. Mas ele canta incrivelmente neste álbum.
Eu amo aquela música "If You Wear That Velvet Dress". São eles tentando fazer algo sexy. Isso me faz perceber o quão bom o baixista, Adam, é. Existem todas essas linhas de baixo duvidosas onde você não esperaria que o baixo estivesse em loop enquanto todas essas outras coisas estão acontecendo. Acho que foi por isso que pensei em Massive Attack. Chama-se 'POP', e acho que "Discotheque" foi bem quando foi lançadA, mas realmente não há nenhuma música pop certificada lá.

O título do álbum por si só influenciou a percepção do público antes mesmo dos fãs ouvirem a música? Talvez algumas pessoas do rock clássico tenham percebido o título e tenham pensado: "Que diabos é isso?"

É quase como se eles estivessem trollando as pessoas muitas vezes. Se eles retirassem algumas camadas de ironia, poderia ter aterrissado melhor. Eu vi algo sobre eles se vestindo como Village People no vídeo de "Discotheque". Você fica tipo: "Você está tirando sarro de mim, que fã que adora isso? Não sei se estou participando da piada". Mais uma vez, eles deram um grande golpe.
Aparentemente eles não estavam tão prontos para a turnê, então foi bem solto. Há muitos vídeos ao vivo ótimos. Você está acostumado a vê-los tocar "Sunday Bloody Sunday" e é como um hino. Então eles estão lá tocando "Miami", e é estranho, e a multidão parece confusa. Mas todo o crédito para Bono – ele está realmente entrando nisso e dançando. Quando eles tocaram na Cidade do México naquela turnê, há uma ótima filmagem deles tocando minhas duas músicas favoritas do álbum, "Please" e "Gone". Você fica tipo: "Ah, vejo como poderia ter havido versões melhores no disco se eles tivessem tido mais tempo para tocar ao vivo". Você realmente vê como essas músicas soam melhor ao vivo. Eles são capazes de levá-los ao nível do U2, onde isso realmente decola.

Este álbum inspirou alguma música do Local Natives? Vocês gravaram o 'POP' de vocês?

Nossa banda talvez seja um pouco diferente porque temos vários compositores e vem de lugares diferentes – e ninguém mais na banda é fã do U2. Tentei apresentar para nosso baixista, Nik Ewing, o álbum, e não funcionou. Mas posso falar por mim mesmo que me lembro de 'Sunlit Youth, nosso terceiro álbum, que havia um sentimento semelhante. Temos essas músicas anteriores que se desenvolvem, levam tempo e terminam de maneiras épicas. Eu queria algo onde você apertasse o play e já estivesse lá. Foi um groove e simplesmente aconteceu. Você não precisava de uma jornada emocional e angustiante.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...