PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Ryan Hahn, da banda Local Natives, sai em defesa de 'POP' do U2 - Parte I


O disco 'POP' do U2 de 1997 teve recepção crítica mista à positiva: liderou a Billboard 200; gerou seis singles: "Discothéque" (nº 10 no Hot 100), "Staring At The Sun" (nº 4 no Hot 100), "Last Night On Earth" (nº 57 no Hot 100), "Please" (nº 31 na parada Alternative Airplay), "If God Will Send His Angels" (nº 12 na parada de singles do Reino Unido) e "Mofo" (nº 35 na parada australiana); sexta pior pontuação da banda (2,95/5,0) no site de avaliação de fãs RateYourMusic.
James Hunter, da SPIN, escreveu: "O álbum 'POP' realiza uma transcendência sinfônica que discos anteriores da banda, como 'The Unforgettable Fire', só poderiam desejar". 
Por outro lado, Robert Christgau classificou-o como um "fracasso" em seu Guia do Consumidor, enquanto Neil Strauss do The New York Times avaliou: "Sob o gloss caro e a ironia fácil de 'POP' está uma grande banda lutando para se assumir".
O Band Jury é uma série da SPIN em que artistas defendem álbuns considerados ovelhas negras que acham que merecem ser ouvidos novamente. São projetos que, por qualquer motivo (vendas medianas, críticas negativas, uma mudança estilística mal compreendida), saíram um pouco de moda - ou talvez nunca tenham chegado a esse ponto, para começar.
Ryan Hahn é vocalista, compositor e multi-instrumentista da banda de indie rock Local Natives. 
Ele cresceu como um estudante de rock clássico – então, quando ele começou a explorar o U2, ele gravitou em torno das obras-primas anteriores e imaculadas da banda. Mas ele finalmente encontrou o caminho até 'POP', em parte por curiosidade silenciosa. Qual é o grande problema com essas músicas, afinal?
Ele descobriu que, sim, o disco era confuso e estranhamente montado e não era exatamente a grande declaração artística que poderia ter sido. Mas também foi muito divertido – e muito mais fascinante do que o consenso do RateYourMusic pode sugerir.

Quando você ouviu 'POP' pela primeira vez? Você já era fã do U2?

Os caras da minha banda, eu os conheço desde que estávamos no ensino fundamental. Eles vão te dizer: eu sempre fui aquele cara que adorava tudo que era clássico. Eu absorvi tudo. Eu simplesmente amo a história de tudo isso e a criação de mitos. Fui para o som do U2 quando era adolescente. Eles são uma banda privilegiada para isso porque fazem você acreditar nessa ideia de formar uma banda com seus amigos e viajar pelo mundo. Toda a história é tão atraente para um adolescente.
Acho que fiquei em torno das primeiras músicas: 'War' e 'The Unforgettable Fire' e os singles de 'The Joshua Tree'. Mas quando começou a ficar mais americanizado, acho que fiquei entediado. Algo não parecia verdadeiro para mim, especialmente 'Rattle And Hum'. Simplesmente não era minha praia. Então eu realmente amei 'Achtung Baby', sonoramente e esteticamente. Adorei que eles tenham feito essa grande aposta: "Vamos explodir tudo e começar algo completamente diferente". Estando em uma banda agora, esse conceito ressoa em mim ainda mais. Essa é uma jogada ousada, especialmente para ser uma banda enorme como essa. Parece emocionante.
Uma das minhas primeiras lembranças do U2 é quando eles fizeram aquela música para a trilha sonora do Batman, "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me". Lembro de adorar essa trilha sonora quando criança – há algumas músicas muito legais nela.
Eu provavelmente tinha 10 anos, então fiquei feliz em ouvir todas essas músicas que estavam no rádio e outras coisas. Estou me lembrando que, por algum motivo, aquela música – e o vídeo – realmente me pegou.

Então, quais foram seus pensamentos iniciais sobre 'POP'?

Sempre foi o álbum azarão, aquele sobre o qual ninguém parecia falar. Parece que nunca li sobre isso. Sempre foi um pensamento passageiro. Quando cheguei ao ensino médio e era mais um real fã do U2, pensei: "Eu deveria dar uma olhada nisso". Sempre adorei aquela música do Batman. Mas sempre sinto que tenho que fazer uma advertência em relação ao U2. Muitas pessoas na minha vida não gostam do U2. Especialmente nos últimos anos, que muitas coisas do U2 podem ser um pouco estranhas.
Existem apenas alguns outros músicos que conheço que são fãs do U2. Cold War Kids. Eles são amigos meus e são alguns dos poucos onde pensamos: "este é um espaço seguro", e ficamos naquela coisa geek e falando sobre, tipo, novo livro de memórias de Bono. O baixista, Matt Maust, está sempre encontrando camisetas vintage incríveis da turnê Zoo TV. De qualquer forma, vou apenas fazer uma grande advertência e depois falar livremente.
Eu tenho um carinho tão grande pelo U2. Acho que 'POP' foi o mais experimental deles em alguns aspectos. Parecia que eles estavam se divertindo muito com a ideia de ser uma banda grande e de sucesso. Eles estavam sendo personagens. Gosto até do visual: as camisetas falsas de músculos; Bono parecia estar no Trainspotting com a cabeça raspada e a jaqueta enrolada no corpo.

Ele parecia uma pessoa diferente por um minuto! Eles se divertiram com o conceito de serem estrelas do rock. Por que não?

Por que não? Se você não é um fã, se vir isso, você pode pensar: "Oh, isso é tão pretensioso e irritante". E isso é justo. Tentei pesquisar um pouco, então estava olhando clipes de entrevistas do U2 daquela época e alguns minidocumentários – Dennis Hopper narrou um. Você apenas vê como, especialmente Bono, se compromete com isso. Ele fica tipo: "Isso é o que estamos fazendo. Eu vou ser esse cara. Cada vez que fizermos uma entrevista, direi algo que será uma manchete escandalosa". Em um deles, eles estão dentro de um limão que trouxeram na turnê, e a coisa toda é estranha, absurda e extravagante. Parece que talvez tenha sido a última vez que eles estavam sendo experimentais, mas também de alguma forma no mainstream – apenas indo em frente. Talvez seja isso que me atraia para esta época e para este disco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...