PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Em 1981, o U2 fazia pequenas apresentações em nightclubs com a energia de um estádio


Denise Sullivan
Senior Writer - California

Em 1991, quando 'Achtung Baby' chamou a atenção de qualquer pessoa ligada à um rádio ou televisão, eu não estava prestando atenção ao U2 – de jeito nenhum. Mas eu tinha feito minha parte: nos anos 80, me dediquei a todas as apresentações que eles fizeram em São Francisco, começando com os primeiros shows - três vezes apenas em 1981. 
A estação de música da faculdade que dirigi foi uma das primeiras a tocar o álbum 'Boy' importado do Reino Unido e naqueles anos, antes da MTV e da Internet, novas bandas eram popularizadas por tocar no rádio, em jukeboxes e em clubes. 
A notícia se espalhava por meio de amigos, fanzines e se uma banda fosse realmente muito especial, eles poderiam ver alguma cobertura no jornal ou revista. 
As estações de rádio universitárias desempenharam um papel importante na entrega de novas músicas aos ouvintes e, ocasionalmente, quando as bandas emergiam do underground, retribuíam esse favor.
"A maioria das grandes estações de rádio queria entrevistá-los, mas o U2 queria apoiar as estações de rádio universitárias que tocassem suas músicas pela primeira vez", lembra Chester Simpson. 
Como um dos principais fotógrafos de rock 'n' roll de São Francisco, ele recebeu a ligação para documentar a primeira viagem do U2 a uma cidade. Tenho dificuldade em lembrar o dia. Não sei dizer exatamente por que escolhi faltar à escola e trabalhar na estação onde passei todos os meus anos de faculdade. Só agora acho que era tão ambivalente sobre o U2 quanto sou agora. 
Meus discos e entrevistas com Siouxsie And The Banshees, Boomtown Rats e Psychedelic Furs ocupavam um lugar muito mais importante em minha playlist pessoal. Além disso, havia toda uma nova cena underground americana se desenvolvendo e minha lealdade e atenção estavam voltadas para bandas como Go-Go's, Plimsouls, X e R.E.M. Mas cheguei ao clube naquela noite porque, bem, nada poderia me afastar do clube. Pelo que me lembro, eles tocaram "I Will Follow" duas vezes.
Durante os primeiros shows do U2 em São Francisco, um ritual se desenvolveu: Bono pegava uma criança da plateia, levava para o palco e a colocava em seus ombros. O nome da garota era Megan e eu conhecia sua família; eles dirigiam a Psychedelic Shop na Market Street, um resquício dos dias hippies e uma parada essencial em nossas rotas dos anos 80 como um dos poucos lugares na cidade que vendiam crachás de rock 'n' roll. Não vejo Megan ou sua família há anos, mas ela aparece por volta dos quarenta minutos no set ao vivo do U2 no California Hall, apenas dois meses após sua primeira aparição em São Francisco no Old Waldorf.
A banda fez pequenas apresentações em nightclubs com a energia de um estádio. Seus gestos - pelo menos de um membro - eram ao mesmo tempo legais e grandiosos, generosos e auto-indulgentes, um prenúncio de um eu futuro. Essas também foram as coisas que passei a amar e não tanto em Bono. Por muito tempo não reconheci que tocar duas vezes "I Will Follow", levantar uma criança no palco, rasgar a bandeira de três cores da Irlanda e reduzi-la a uma bandeira branca de rendição não eram apenas truques de festa, eram uma resposta à demanda do público. 
De passagem em passagem na autobiografia 'Surrender', Bono sabe disso sobre si mesmo – ele é um showman e um humilde servo. Os dois extremos vêm embalados com os traços de caráter que fazem dele um frontman. Acho que o teria rejeitado e à banda se não sentisse que minha geração precisava de um astro do rock próprio - não Bob Dylan ou Patti Smith, os Ramones ou o Clash, mas meninos e meninas - assim como nós - que parecia capaz de fazer algo acontecer, de fazer algo diante de uma nova era de niilismo. Os jovens sinceros do U2 pareciam candidatos - um "bom bando de garotos cristãos", como o fotógrafo Simpson os caracterizou.
No show do Warfield Theatre e show após show no San Francisco Civic, eles vieram e tocaram, construindo seu público. Eles fizeram o mesmo em cidades de todo o mundo. Nossas bandas locais Romeo Void, Wire Train e Red Rockers freqüentemente abriam shows para eles, aqui e na estrada.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...