PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Diretor Morgan Neville explica 'Bono & The Edge: A Sort Of Homecoming' - Parte II


Awards Daily: "Invisible" é uma das minhas músicas favoritas do U2 e foi lançada como um single fora do álbum, para a RED, e me atingiu em um momento da minha vida em que eu precisava, que é a história dessa banda para mim, para ser perfeitamente honesto. Fechar com ela foi uma escolha fascinante. Existe aquela edição de som e vídeo da apresentação no auditório até o bar que é tão perfeita. Estou ficando arrepiado pensando nisso. Conte-me sobre como foi fazer esse corte.

Morgan Neville: Eu amo esse corte também. Às vezes, você acaba nessas situações em que precisa fazer essa escolha bíblica entre seus filhos sobre o que vai usar. Tivemos uma incrível apresentação ao vivo em um show e uma incrível apresentação em um pub. Eu estava apenas tentando ter minha fatia de bolo e comê-la também. Eu disse que acho que há uma maneira de fazer as duas coisas. Ao invés de ir e voltar, vamos apenas dar um salto. E uma vez que tentamos, foi como mágica. Isso me deixou muito feliz. Foi um desses experimentos. Este projeto aconteceu tão rapidamente também. Uma coisa que você ganha depois de fazer isso por muito tempo é aprender a pensar no futuro. Muito disso foi pensando em metáforas e músicas e tudo mais, porque não teríamos a chance de voltar e conseguir algo novo. Então foi tipo, o que vamos conseguir e pensando sobre as ideias desta nação insular e ondas e "Every Breaking Wave" e pensando sobre o tempo e olhando para trás e para frente e a ideia de tradição versus modernidade, que é algo que eles personificam. Algo que Bono disse no início é não nos dê a versão do Conselho de Turismo Irlandês da Irlanda. Os americanos estão muito acostumados a uma visão clichê, pitoresca e antiquada da Irlanda. A Irlanda é, em muitos aspectos, uma nação muito moderna e, em alguns aspectos, quando se trata de sexualidade, mais moderna do que a América. Então essa foi uma ordem de marcha interessante de Bono. Isso foi como seu único pedido.

Awards Daily: Há duas cenas que você vê muito bem neste show que eu achei muito mágicas. Uma sobre o qual falamos é "Invisible". A outra é "Forty Foot". Você leva Dave para o Forty Foot e ele é um estranho em uma terra estranha que não quer molhar os pés. Ele está com frio. No final, você faz um loop de volta com esta nova música tocando e as filmagens das tomadas feitas antes e depois, e então a cena final é tão bonita. Eu tenho que te dizer, minha esposa e eu choramos apenas com a imagem mostrada da parte de trás de sua cabeça. Foi tão poético e bonito. E então apenas tê-lo saindo do quadro. Conte-me sobre essa sequência final.

Morgan Neville: Bem, obrigado. Essa foi uma daquelas coisas que eu acho que a abordagem do documentário ajuda, o que não existia quando fomos para a Irlanda para fazer isso além de, oh, vamos olhar para o Forty Foot, porque é uma espécie de lugar real dos Dubliners e as pessoas nadam. Fomos a vários lugares com Dave, mas o Forty Foot - estava congelando e lindo. As pessoas estavam pulando na água e Dave se molhou até os joelhos com essa onda. Eu mencionei isso para Bono e Edge mais tarde e então eles trouxeram isso ao palco. No dia seguinte, eu disse a eles que talvez queríamos conversar sobre memorandos de voz e mais sobre como eles escrevem música. Eles trabalharam nessa música até as 3 da manhã. Eles são rockstars trabalhadores. Eles apresentaram aquela música e eu não fazia ideia do que ia acontecer. Dave ficou realmente tocado por isso. Esse foi o nosso último dia em Dublin quando isso aconteceu. Eles tocaram a música para ele e fomos para casa.
Estávamos em meados de dezembro e, no Natal, recebi uma ligação de Dave dizendo como ele estava tocado por aquela música, mas que sentia que precisava ir para o Forty Foot. Então isso não fazia parte do plano. Adorei a ideia e certamente me ocorreu, mas era tão ridículo dizer "Dave, você pode voltar para a Irlanda para pular na água?" Mas o fato de a ideia ter vindo dele mostra como Dave está sintonizado com o que a história precisava. Dave abraçou isso totalmente a ponto de dizermos: você quer voltar e passar alguns dias? E ele disse, não, eu só quero ir, colocar minha roupa de banho, pular na água e depois vou para casa. A essa altura, eles nos enviaram a versão completa da música e então realmente descobrimos como filmar aquela sequência. Eu também não sabia como Dave iria reagir, e Dave era um campeão nisso. Mas de qualquer maneira, isso é apenas uma daquelas coisas. Essa é a parte documental disso. Você simplesmente não pode prever essas coisas quando elas acontecem, e você tem que amar quando elas acontecem.

Awards Daily: Você fez muitos trabalhos musicais e documentários musicais como você disse. Mas isso é outra história. Tendo feito muito trabalho em documentário musical, e sendo este um projeto que estava muito de olho com a maior banda do mundo, como você se sente agora que foi lançado para o mundo?

Morgan Neville: Estou emocionado. Estou emocionado muito pela experiência de tê-lo feito, mas se transformou em algo maior que a soma de suas partes. Eu sei porque Bono e Edge expressaram para mim o quanto isso significou para eles e o quanto os surpreendeu, e Dave fez a mesma coisa. Dave me escreveu a nota mais legal que eu quero emoldurar sobre como ele estava agradecido. Ele assistiu também. Dave raramente assiste as coisas depois de feitas. Eu não acho que estou falando para dizer que ele disse que é uma das melhores coisas que ele já fez. Para mim, isso é incrivelmente gratificante. Às vezes, os projetos apenas assumem um pouco de magia e todos estão na mesma direção e simplesmente funciona. Isso é algo que definitivamente não poderia ter funcionado ou poderia ter sido bom, mas funcionou. Parte disso foi que também fizemos isso rapidamente. O que eu amo nisso é que você está apenas correndo mais por instinto e desenhando. Havia muitos envolvidos, mas acho que todos estavam como se estivessem no caminho certo. Apenas continue. E então terminamos. Eles eram como se fosse muito melhor do que jamais pensávamos que seria. Você tem que amar essas experiências quando elas acontecem desta maneira.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...