PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Bono no Dalkey Book Festival, conta que descobriu que foi batizado como protestante, além de católico


Bono esteve no Dalkey Book Festival conversando sobre seu livro de memórias. Ele falou sobre a Irlanda na década de 1980 e refletiu sobre suas memórias em discussão com Fintan O'Toole. 
"Descobri isso apenas na semana passada em um funeral, que fui batizado como protestante e também como católico. Minha mãe era protestante, meu pai era católico", disse ele, acrescentando que na primeira oportunidade sua avó o colocou debaixo da torneira da cozinha para "batizar" a criança protestante como católica. Esse foi o início de um relacionamento vitalício que ele teria com Deus e com a igreja.
"Meu amigo Gavin Friday diz que a Igreja é o glam rock da religião... com bombas de fumaça explodindo", disse ele ao público. "Muitas músicas do U2 são orações quando isso acontece".
O economista e colunista do Irish Times, David McWilliams, moderou uma discussão entre o colega colunista Fintan O'Toole e Bono. Em seu próprio livro de memórias, 'We Don't Know Ourselves', O'Toole convidou os leitores a entrar em seu mundo através de uma história pessoal da Irlanda desde o ano de seu nascimento em 1958, dois anos antes de Bono.
"Fintan usou sua história para contar da Irlanda, e eu usei a Irlanda para contar a minha", disse Bono à multidão, mas quando a conversa começou na década de 1960, ela logo se desviou naturalmente do curso.
"Escrevo para conhecer um pouco melhor o mundo, mas principalmente é só narcisismo... Todo mundo sabe como os cantores soam. É uma velha piada: eu, eu, eu".
O'Toole respondeu: "Dizer que uma estrela do rock é narcisista é uma tautologia".
"Eu era o garoto mais chato do planeta", disse O'Toole ao lembrar que Bono disse ter crescido na década de 1960. O autor falou de sua criação em contraste com as origens bastante punk de seu colega palestrante no palco. Enquanto a dupla recontava a história da Irlanda moderna, O'Toole coloriu a atmosfera política na década de 1980 e a queda da era Haughey na política irlandesa.
Bono acrescentou mais tarde: "Meu livro está levando a contemplação do umbigo a um nível totalmente novo".
O U2 foi a primeira grande estrela global a ficar na Irlanda na década de 1980, "uma época em que o lugar mais empolgante da Irlanda era a fila do lado de fora da embaixada americana", disse O’Toole. "Parecia que a Irlanda estava passando por um colapso psicológico coletivo ... Você então tem esse colapso total da promessa de modernidade. Desemprego em massa, emigração em massa".
Depois que O'Toole opinou que escrever e cantar é uma alternativa à violência, Bono respondeu com uma história sobre um de seus primeiros shows, quando perdeu o controle e começou uma briga. Uma época diferente para o homem que agora acredita: "A música é apenas uma maneira muito melhor de dizer foda-se".
"Estando na música por algum tempo, você pode ser um personagem ou se tornar uma caricatura", disse Bono.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...