PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Como a gravadora do U2 quis tomar a frente para fazer a capa de 'The Unforgettable Fire' e o motivo da banda não ter gostado de uma foto tirada por Anton Corbijn para o disco 'War'


O designer e diretor de arte Stephen Averill (Steve Averill) explica no livro Open Manifesto #5 como a gravadora do U2 quis tomar a frente para fazer a capa de 'The Unforgettable Fire' e da banda não ter gostado de uma foto tirada por Anton Corbijn que foi colocada no disco 'War':

"O U2 sempre reservaram seu direito de considerar outras equipes de design. Nos primeiros dias, quando eu trabalhava com eles em posters e outras coisas, o que eu basicamente fazia de graça, meu único pedido foi que eu fizesse a capa para o primeiro disco deles, o que eu fiz. Desde então, nunca houve um acordo não escrito de que todos os projetos de design fossem feitos por nós. Se não chegarmos a algo que o U2 considere forte e tão bom quanto conseguiriam em qualquer outro lugar, então eles se reservam o direito de ir para outro lugar.
Anton Corbijn é um fotógrafo maravilhoso, provavelmente um dos melhores fotógrafos de todos os tempos, em termos de fotografia de rock. Eu era fã dele muito antes de trabalharmos com ele em um projeto do U2 - eu amava seu trabalho com a NME. E eu acho que ele definiu o U2 na medida em que ele definiu outras bandas com as quais trabalhou a longo prazo, por exemplo o Depeche Mode. Ele tem um estilo muito individual de fazer as coisas.
Mas isso pode ser positivo e negativo, porque depois de um tempo as pessoas poderiam dizer: "Bem, você sabe, sua imagem é tão icônica em uma direção que não permite muita flexibilidade para ir em outras direções". E eu acho que ele é tão consciente sobre isso como nós somos, por isso estamos sempre tentando abordar a fotografia e o design de uma maneira nova.
Mas ajuda, no sentido geral das coisas, ter a mesma equipe de design e, em grande extensão, o mesmo fotógrafo envolvido em muitos projetos juntos porque todos estão redefinindo como a banda será vista. Mas eu acho que é incomum. Há pouquíssimos relacionamentos que eu conheço onde uma banda e uma equipe de design trabalham tão de perto, por tanto tempo, porque, na verdade, gravadoras não gostam de parcerias de qualquer força porque querem controlar a imagem. A maioria das gravadoras não terá a mesma equipe de projeto trabalhando com uma banda por qualquer período de tempo, porque elas querem colocar o pé no chão e dizer: 'É assim que deve ser, queremos que seja nessa direção'.
E sabemos que, em dois ou três de seus projetos, o U2 já teve outras pessoas trabalhando com eles, assim como nós. Mas sentimos que, com nosso relacionamento e nossa experiência ao longo dos anos, aprendemos como eles interagem e temos uma pista interna sobre isso. Além disso, temos um amor genuíno por sua música e gostamos de todas as pessoas envolvidas na banda. E todos nós temos origens semelhantes. Todas estas coisas são uma ajuda para nós.
Eu me lembro de uma vez quando me disseram que a capa do álbum 'The Unforgettable Fire' [1984] seria feita pela gravadora. Nós sabíamos que a gravadora vinha pressionando para fazer capas há muito tempo, mas nessa ocasião a banda ia deixar eles fazerem isso. [O empresário do U2] Paul McGuinness me perguntou se eu me importava com isso. O que eu realmente poderia dizer? Eu não ia dizer: 'Não, eles não podem fazer isso!'
No último minuto, Paul McGuinness me ligou e disse que as pessoas da gravadora estavam vindo para o escritório com o design da capa do álbum e se eu poderia estar presente, dar uma olhada e dar minha opinião? Eu estava meio relutante em fazer isso. Mas enfim, desci ao escritório. Quando vi o que foi apresentado, soube imediatamente que, embora o senso de design fosse bom, a sensação de sobre o que o U2 é estava completamente errada. Estava tão distante do que representava o U2, que todos os envolvidos na banda também sabiam que estava errado. Poucos minutos depois, Paul me ligou do lado de fora e perguntou: "Com que rapidez você pode ter uma capa pronta para nós?" Eu então tive que pensar em uma ideia durante a noite e retornar para ele no dia seguinte com sugestões para um design de capa.


A maioria das capas do U2 que são impressas depende do ponto em que todos os quatro membros da banda concordam que uma capa em particular é aquela com a qual estão confortáveis. Se seguirmos a direção de qualquer membro individualmente, provavelmente seguirá uma direção bem diferente. Então, com todos os quatro membros da banda envolvidos, já existe um certo nível de compromisso: eu, Shaughn McGrath, Paul McGuinness e os quatro membros da banda todos precisam dizer: 'Sim, todos nós podemos viver com essa capa, isso é forte, é para onde queremos ir'. Mas graficamente pode não ser tanto quanto Bono pode querer, ou como Edge pode querer, por exemplo.
Então é aí que o compromisso está - e é um compromisso muito bom. Ele nos segura nas rédeas um pouco, segura a banda também, mas de um jeito bom. E houve casos no passado em que a banda disse que, se eu puder argumentar meu ponto de vista, eles vão ouvir. E eles ouvem. Outras pessoas com quem trabalhei não têm intenção de ouvir. Eles decidem como será o design e pronto! Mas, com o U2, se seu argumento for coerente e forte, eles ouvirão seu ponto de vista e poderão, muitas vezes, seguir sua sugestão.
Um exemplo disso é a capa interna de 'War', onde a banda realmente não gostou da imagem de Anton da banda - e essa foi a primeira vez que trabalhei com Anton. Eu senti que era a única foto da banda que tinha força emotiva para sugerir guerra; eles pareciam soldados alemães na frente russa. Eles pareciam desconfortáveis ​​na imagem e isso me sugeriu o que a guerra seria para essas quatro pessoas.
Mas a banda não gostou e queria quatro fotos individuais. Perguntei qual era o sentido de ter uma capa gatefold se você tivesse apenas quatro retratos individuais, e essa discussão continuou até as primeiras horas da manhã. Mas eu tive que levar a arte da capa para a gravadora no início da manhã seguinte, então estávamos sob restrições de tempo. Discutimos e debatemos por várias horas e depois eles disseram: 'Se você se sente tão apaixonado por isso, então vamos com o seu sentimento sobre isso'.
Nós éramos apenas jovens. Nós não estamos tão distantes na idade e você tem que ser apaixonado pelo que você faz. Se você não é apaixonado você não vai lutar por isso."

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...