PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Segredos Revelados: Steve Lillywhite fala sobre as gravações de 'How To Dismantle An Atomic Bomb' - Parte II


O produtor Steve Lillywhite revela detalhes das gravações de 'How To Dismantle An Atomic Bomb' do U2:

"Para Jimmy Iovine e os americanos, o U2 é uma banda de rock. O U2 não se vê como uma banda de rock. Eles acham o rock a coisa mais difícil de se fazer.
Algo acontece quando estamos juntos, eu não sei como, quando eu chego neles, nos divertimos. Palavras não podem realmente descrever as coisas que acontecem com o U2. Há algo mágico e místico no modo como o U2 evolui.
Eu gosto de criar uma situação em que todos estão se dando bem, quase como um clube de jovens. Parece ridículo, mas nos primeiros anos eu levava vários membros da banda para um jogo de tênis de mesa, para esquecer tudo. Edge costumava ser muito bom, mas eu sempre fui o campeão.
Bono gosta do que ele chama de 'o slot de Brian Eno' - um professor louco que pode adicionar algo de fora da caixa. Eu tinha ouvido de um amigo sobre Jacknife, então fui almoçar com ele. Ele chegou com uma grande sacola de discos e disse: 'Steve, eu simplesmente não posso parar de comprá-los.' Então eu pensei: 'Esse é o cara!'
Ele foi ótimo. Muito humilde. Nós o colocamos em um pequeno quarto e, de repente, o senso de comunidade e o sentimento eram maravilhosos.
Precisávamos de alguém para expandir a equipe no último mês. Então Larry, eu acho, sugeriu Flood.
Flood é um ótimo sujeito. Ele tinha sido ligeiramente machucado por toda a experiência com 'POP' - isso era uma grande responsabilidade, e era loucura no final. Eles tiveram que terminá-lo de última hora porque tinham um grande limão sendo guinchado no caminhão pronto para sair em turnê. E é claro, os limões não esperam por ninguém.
Eu persuadi Flood a voltar a bordo - você tem que persuadir alguém a trabalhar com o U2! - Mas nós o contratamos e foi fantástico.
Nas últimas duas ou três semanas, nós tínhamos essas salas diferentes, e eu estaria correndo entre elas, e a banda estaria correndo por ali também, e era uma verdadeira oficina. Tudo acabou bem...
Os álbuns do U2 são famosos por suas 'bolas curvas' de última hora - é quase como se Bono tivesse que fazer alguma coisa no final apenas para assustar todo mundo. Nós pensamos que tínhamos finalizado o álbum, e à meia-noite do último dia, Bono disse: 'Vamos fazer um re-cut em "Xanax and Wine"'. Eles provavelmente passaram mais tempo com essa música nas sessões de Chris Thomas do que qualquer outra - talvez dois meses.
Parece ridículo, mas lembre-se que é como um dia de trabalho para eles - é o seu próprio estúdio, eles estão trabalhando apenas 5 dias por semana, e eles nem sempre estão lá; eles têm filhos, eles têm que ir para a peça da escola ... Então, nós colocamos os microfones à 1 hora da manhã - é uma loucura - e eles começaram a tocar. Foi finalizada às 4 ou 5 da manhã e terminou como "Fast Cars". Fantástico! Esse é o jeito de Bono: ele dirige a loucura no final.
Temos um grande calendário e planejamos nossos dias. Bono, por causa de sua vida fora do U2, é muito estruturado. Tudo gira em torno das férias escolares também. Suas esposas não os deixarão invadir..
Uma vez que batemos o prego em "Vertigo", sabíamos que tínhamos uma boa chance. Nós tínhamos o single. E no final, sabíamos que tínhamos um bom álbum. Nesse ponto, todo mundo estava muito elétrico e caindo de amor um pelo outro ...
Eu diria que este é o segundo álbum mais espiritual deles - depois de 'October'. "Yahweh" é uma música linda. Eles são extremamente espirituais e, talvez, cada vez mais tentam permanecer fiéis às suas crenças.
Eu sou autoconfiante, mas também com medo de fazer merda. Eu não quero ser complacente, tendo crescido com eles. Nos primeiros dias, eu era o grande produtor e eles eram a pequena banda. E ainda há um pouco disso no meu subconsciente. Lembro-me de estar no estúdio, e os quatro estavam rindo, então me virei para participar da brincadeira e eles pararam. De repente, pensei: 'Ah, não, sou considerado o adulto aqui!'
Eles são ótimos músicos agora. Eles não são grandes improvisadores, mas quando sabem o que estão fazendo, é o melhor que conseguem. Eles são ótimos como U2. Nenhuma banda cover pode tocar U2 melhor que eles.
"Sometimes You Can't Make It On Your Own" já existia há cinco anos. E em todo esse tempo, ninguém disse para a banda o que eu tive a coragem de dizer, que era a coisa simples: 'Vocês não tem um refrão'.
Bono olhou para mim como se dissesse: 'quem é você para dizer que não escrevemos um refrão?' Imediatamente ele disse: 'Dê-me uma guitarra, Edge!' e ele começou a cantar. Ele escreveu a melodia ali mesmo; as letras vieram depois.
Aquela parte daquela música afeta todo mundo quando a ouvem. Eu não escrevi, obviamente, mas eu fui o catalisador, e isso me comove.
Não tem músicas ruins, e isso é praticamente único. Não há nada que você queira pular. Dito isso, eu leio os sites de fãs e há duas músicas que as pessoas amam ou odeiam. "A Man And A Woman" divide os fãs por gênero. Os homens odeiam ... acho que é uma ótima música. E a 'faixa sorbet', como Edge chama, porque muda a paleta - "One Step Closer". Essa é uma música de intervalo.
Mas é poderoso todo o caminho até o fim, com "Yahweh" e "Crumbs" e "Original Of The Species". "Original" tem estado ao redor há um longo tempo. É interessante como o U2 incuba músicas. Existem algumas ótimas músicas incubadas que estarão no próximo álbum. Uma é chamada "North Star", sobre Johnny Cash.
Eu li que Bono está dizendo que há outro álbum vindo em 2006, mas eu duvido muito. Ele é impulsivo e quer fazer o máximo que puder nessa vida. Muitas pessoas não pensam assim. Eu não penso. Eu só quero assistir futebol."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...