PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Segredos Revelados: Steve Lillywhite fala sobre as gravações de 'How To Dismantle An Atomic Bomb' - Parte I


O produtor Steve Lillywhite revela detalhes das gravações de 'How To Dismantle An Atomic Bomb' do U2:

"Eu produzi os primeiros três álbuns do U2 a partir do zero e então, em 'The Joshua Tree', 'Achtung Baby' e 'All That You Can't Leave Behind', eles me trouxeram mais tarde para expandir a equipe e ajudar a terminar as coisas no tempo. Houve uma vibe muito boa nesses álbuns. Em 'How To Dismantle An Atomic Bomb' eu senti que havia um trabalho um pouco diferente para mim. Pela primeira vez, a magia não estava acontecendo.
Eles são todos caras legais - legais demais - e não queriam admitir que não estava indo bem. Chris Thomas é um grande produtor. Você pode colocar o melhor produtor de discos junto com a melhor banda do mundo, mas se não houver química ... Não é nada contra o Chris. A química simplesmente não estava funcionando.
Eu não sei. Eu não acho que a banda se culpe destas coisas. Eles são tão próximos, que se Bono culpa Edge por qualquer coisa, então ele só está culpando a si mesmo, realmente.
Sentei-me com Edge por cerca de três horas enquanto ouvíamos uma grande quantidade de músicas. Ele estava fazendo anotações durante todo o tempo. Tudo o que eu ouvi soou digno, mas nada ali tinha aquela qualidade mágica que é conhecida do U2 quando eles são grandes, quando a soma é maior que as partes. Um show do U2 é cheio de alegria e você quer transpor esses sentimentos para fazer um disco. Mas eles não estavam lá.
Então, eu disse a eles que as gravações eram sem brilho e eram algumas músicas curtas. Somente alguém que trabalhou para eles por todos esses anos poderia realmente dizer isso para o U2. Não é uma coisa boa de se dizer.
Na época, eles disseram 'nem, OK' - mas cara, eles levaram isso a sério. Eu fui embora e voltei a um mês depois, depois que Chris Thomas foi embora, quando eles fizeram algumas 'horas poderosas' - que é onde eles acabaram de chegar à semente de uma música.
Há duas partes em seu cérebro, a criativa e a analítica, e os grandes artistas - trabalhei com alguns - são aqueles que podem ser verdadeiramente criativos e verdadeiramente analíticos. Tudo o que tinham feito até aquele momento tinha um propósito e uma razão, mas essas 'horas poderosas' trouxeram algumas pérolas criativas.
Era muito importante que nós não apenas tentássemos fazer um re-cut de todas as coisas antigas. Isso teria parecido uma continuação das coisas ruins que aconteceram. Então, nós trabalhamos nas novas músicas por algumas semanas e conseguimos isso. E então nos voltamos para uma música que sempre pensamos ser a favorita de todos - "Native Son". Era boa, mas eu queria fazer um re-cut porque não tinha a faísca do U2.
A banda estava gravando nesta minúscula sala, e achei que era importante tirá-los da zona de conforto deles. Eles possuem um armazém ao lado do estúdio, onde armazenam todas as roupas de palco. Consegui que eles limpassem, e configurei para que pudéssemos gravá-los onde pudessem ter uma postura melhor - onde poderiam ser mais 'U2'. Foi uma grande decisão, porque eles estavam gravando por seis ou sete anos neste outro lugar. Se falhassem, eu teria falhado.
Eu pensei que iriam tentar mais do som que eu fiz com eles originalmente - um som com ruído ambiente que Bono citou em entrevistas que eu fiz com eles. Mas eu guardei minhas armas e montei duas baterias - uma em um ambiente muito mais vivo, e outra em uma área mais seca.
Quando Bono entrou, pude vê-lo pensando: 'Oh Deus, Lillywhite está de volta!' Nós tocamos para ele os dois tipos de sons e ele fechou os olhos e nos disse qual ele gostava. Foi o que eu estava convencido que ele odiava ... Nós enganamos ele. Não, ele se enganou.
Nós tínhamos a guitarra soando muito bem, e Adam estava voando no baixo. Havia um grande feeling. E então eu pensei, é melhor se Bono subir e fizer um vocal ao vivo - vamos soar realmente cru e fazer como nos velhos tempos. Mas quando ele começou a cantar "Native Son", foi um lixo.
Perguntei a ele o que havia de errado e ele disse: "Não sei cantar". A maneira como Bono olha para as coisas, ele tem que sair por dois anos em todo o mundo açoitando seus produtos e ele tem que acreditar no que ele está vendendo. Bono não vai olhar nos seus olhos e dizer: "Este é o melhor disco que fizemos há anos", se ele não acredita. Ele tem altos padrões.
Então passamos muito tempo tentando chegar ao que é agora. Deve ter tido 20 refrões diferentes e outras dez mudanças diferentes de acordes que tentamos no refrão. Eventualmente, nós ficamos com o refrão original, que tinha os mesmos acordes de "Native Son". Mas nós não poderíamos cantar "Native Son".
Eu fiz um double-tracked na voz de Bono, o que nunca fizemos antes. Isso fez com que parecesse melhor, e acabou se tornando "Vertigo" - mas não era como "É este o som!" Ainda achamos que poderia não ser bom o suficiente. "Vertigo" parece um pedaço de ouro agora. Mas nós não reconhecemos o ouro na época."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...