PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Histórias Dos Garotos: U-2 - 1° Parte


Por Jackie Hayden, para a Hot Press em 1985:

"Trabalhar no mercado de discos na Irlanda no final dos anos 70, ofereceu, entre muitos prazeres duvidosos, a oportunidade de ser jurado em competições de talentos. Eu digo duvidoso porque, embora um tempo esplêndido pudesse ser tido à custa de outra pessoa (geralmente meus empregadores, CBS) ouvindo muita música boa e muita ruim, era uma vocação perigosa na melhor das hipóteses.
De fato, eu finalmente decidi que eu não tinha vocação para isso depois de adjudicar a competição de talentos no extinto Talk Of The Town em Aston Quay, Dublin. Depois que os resultados foram anunciados, os pais de uma banda de Acordeon de sete integrantes que foram derrotados, abordaram à mim e o jurado da RTE, o DJ Larry Gogan, sobre nossas credenciais. Há um ditado que diz que um cavalheiro é alguém que sabe tocar um acordeão, mas não. Estes não eram cavalheiros!
Provando que a linha entre a covardia e o pacifismo é quase invisível, Larry saiu de fininho, deixando-me para trás para explicar coisas a quatorze pais insatisfeitos. Eventualmente a polícia teve que ser chamada e eu fui escoltado para o meu carro.
Não que não houvesse bons momentos também. Em particular, lembro-me de estar sentado como jurado em uma competição folk em Tralee, como parte do Festival Rose Of Tralee. O júri estava confortavelmente abrigado no escritório de um banco com vista para a praça da cidade, onde os vários grupos tocaram em um palco para uma grande multidão, posicionados de modo que nós, o júri, podia ver os shows, mas felizmente eles não podiam nos ver.
Com a típica hospitalidade de Kerry, o local foi fortemente abastecido com uma variedade de bebidas, e depois de um tempo mais atenção estava sendo dada para o álcool disponível, do que as habilidades dos artistas. Por volta da quinta atração, a maior parte do júri estava bêbado ou dormindo e acho que a decisão final foi tomada pelo segurança do banco durante a noite.
Depois de tudo isso, eu não sei como eu me permiti ser um jurado na competição de Pop / Rock Limerick Civic Week no Dia de São Patrício de 1978, mas eu fui. Talvez eu tenha imaginado alguns dias fora de Dublin ou talvez eu achasse que o colega de júri, Billy Wall, da Rádio RTE, ofereceria uma proteção melhor do que Larry Gogan. De qualquer maneira, havia algo significativo em jogo desta vez - o vencedor teria a chance de fazer um teste para a gravadora CBS. Não que muitos dos artistas pareciam se importar com isso.
Depois de ouvir cerca de doze atrações aterradoras, comecei a desejar que os rapazes em Tralee tivessem organizado este. Ao todo, acho que ouvimos cerca de trinta e oito atrações, dos quais apenas duas tinham algo a oferecer.
Uma delas era uma banda chamada East Coast Angels, que já havia desfrutado de alguma publicidade no Sunday World e era um amálgama de Gary Glitter, Slade, Mott The Hoople e Magic. Outra banda para impressionar continha quatro jovens de Dublin. Eles se chamavam U-2.
Enquanto a acústica geral e o sistema de som foram contra muitas das bandas, o U-2 exalava a determinação de tocar e fazer sua performance apesar dos problemas técnicos. Eles tocaram três músicas, incluindo uma em gaélico, possivelmente uma primeira encarnação de "An Cat Dubh".
Eu me lembro de Bono me impressionando muito, com uma presença de palco soberbamente confiante, apesar de uma garganta cansada produzindo sons tipo Rod Stewart. Lembro-me de sua postura que se tornou lendária, e ele usava um suéter cinza de gola polo. Ele estava arrumado. O resto da banda parecia séria e cuidava de seus respectivos trabalhos de maneira profissional. Eles sabiam que eram bons e tanto Billy Wall quanto eu gostamos deles instantaneamente.
Mais tarde naquela noite, os finalistas escolhidos tiveram que retornar ao mesmo salão para se apresentar novamente, desta vez na frente de uma platéia. Das discussões que tive com Billy Wall, parecia quase certo que ou os East Coast Angels ou o U-2 venceria, a menos que alguma das outras atrações tirassem algum milagre de uma cartola ainda invisível. Também concordamos que o padrão geral era perturbadoramente ruim.
Nós não conseguíamos entender isso, já que havia um prêmio de £ 500 (não era ruim em 1978), além da possibilidade remota de se juntar ao ABBA, Dylan, Springsteen e Geraldine Brannigan na gravadora CBS.
Finalmente, o momento da verdade chegou e quando os pontos foram somados, o U-2 foi o vencedor absoluto. Então, com um ato de covardia que lembrava Larry Gogan, Billy Wall sugeriu que eu fizesse o anúncio e entregasse o prêmio. Obrigado Billy!
Consciente de que um cara de Dublin, apresentando um prêmio para uma banda de Dublin em um palco de Limerick, pode não ser o cara mais popular da cidade, eu me coloquei em um momento de preocupação quando fiz meu caminho até o palco.
Felicitei o U2, fiz uma referência impopular à óbvia falta de ensaio de algumas das atrações, e expressei a esperança de que talvez o U-2 pudesse algum dia alcançar alguma glória e sucesso desfrutado por aquela vitória em Limerick. Essa última referência foi um golpe de mestre, e foi o mais próximo que eu já recebi em uma ovação em pé na minha vida!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...