PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Histórias Dos Garotos: U-2 - 2° Parte


Por Jackie Hayden, para a Hot Press em 1985:

"Poucas semanas depois, o U-2 foi agendado no Keystone Studios em Dublin para sua audição, para cumprir o acordo que a CBS havia feito com o Comitê da Limerick Civic Week. Alguns integrantes da banda foram compreensivelmente críticos em relação aos aspectos daquela sessão. No entanto, eu não acho que eles tenham entendido plenamente que a intenção prática era gravar cerca de oito ou dez músicas ao vivo, para que a CBS pudesse avaliar o repertório da banda de uma maneira que não seria possível se tivéssemos gastado muito tempo nos concentrando em apenas duas ou três músicas. Afinal, era a primeira data de gravação deles, eles estavam extremamente nervosos e ninguém esperava milagres. E para ser registrado: as alegações subsequentes de Bono de que não permitiram que a banda entrasse na sala de controle são pura fantasia. (Desculpe, Bono).
De qualquer forma, a noite terminou abruptamente quando o pai de Larry Mullen chegou para levar um Larry indignado para casa. Larry tinha apenas 15 anos na época e seu pai achava que a escola na manhã seguinte era muito mais importante do que essa sessão de gravação.
O produto final daquela sessão não foi impressionante, mas mesmo assim eu estava começando a gostar mais do material e da banda. O U-2 tinha uma maneira particular de se concentrar no trabalho em questão, o que eu achei que faltava na maioria das bandas irlandesas na época, apesar de eu me lembrar que no geral, o seu som não foi ajudado pelos problemas de afinação que Dave Edge tinha com sua guitarra.
Algumas semanas depois desta sessão, Adam Claylon e Paul Hewson ligaram para o meu escritório. Eles estavam em busca do contrato de gravação com a CBS. Enquanto ninguém mais na CBS Irlanda estava muito interessado na banda, eu estava ansioso por uma série de razões para manter o contato, mesmo que eu achasse Adam Clayton um pouco exigente para o meu gosto! Como eles não tinham empresário na época, enviei para Adam uma cópia de um contrato padrão da CBS Ireland para eles considerarem.
Em outra reunião no meu escritório, Adam explicou a posição da banda. "Não queremos assinar este contrato em particular, há algumas coisas que não gostamos e, como somos todos muito jovens, achamos que podemos esperar até antes de nos comprometermos". Expliquei que a situação não era negociável, que nessa altura a CBS UK era de opinião que a CBS Ireland não devia assinar com artistas, e foi isso.
Antes de sair do escritório, Adam me perguntou: "Se não assinarmos com a CBS agora, isso significa que você não vai querer mais nada conosco?"
Eu disse a ele que não, eu estava mais do que feliz em manter contato com a banda e eu não ia tomar a sua recusa de assinar como algo pessoal. O que muitas pessoas não percebem é que os indivíduos em minha posição ganham pouco e não perdem nada, se as gravadoras assinarem com as bandas ou não.
Nas semanas que se seguiram, tive várias outras reuniões com a banda e fiquei sabendo muito sobre eles. Larry Mullen parecia ser o único que podia realmente ler música, o que provavelmente se devia ao fato de seu pai ser um grande entusiasta do jazz. Eles também brincaram sobre o fato de que eram originalmente Larry Mullen Band, explicando que quando Larry pediu a Bono para se juntar, o cantor recusou. Então, quando eles se reuniram em uma data posterior, a personalidade de Bono era tão dominante que a Larry Mullen Band se tornou a Bono Hewson Band.
Também soube que o nome deles havia sido sugerido por Steve Rapid, que eu conhecia do Radiators From Space. Durante uma dessas discussões, foi sugerido que talvez eu devesse assumir a gerência da banda, mas essa era uma área da indústria da música na qual eu tinha pouco interesse. Mesmo naquela fase inicial, alguns dos interesses mais tarde divulgados pela banda na política e questões sociais surgiram naquelas conversas. Lembro-me de pelo menos uma ocasião eu ter que improvisar um discurso diplomático em resposta às suas dúvidas sobre o envolvimento da CBS com a cantora Geraldine Brannigan, cujas suas visitas à África do Sul viam como apoio ao regime maléfico do Apartheid naquele país.
Algum tempo depois, recebi um telefonema de Paul McGuinness, que me informou que agora ele estava gerenciando o U-2 e queria me conhecer. Eu já estava um pouco familiarizado com Paul de seu envolvimento com o grupo de folk rock irlandês Spud, e sua defesa do compositor americano Thom Moore, que era então residente na Irlanda. Quando Paul e eu nos conhecemos, era óbvio que compartilhamos um entusiasmo natural pelo U-2, tanto como pessoas quanto como músicos."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...