PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 21 de abril de 2018

Histórias Dos Garotos: U-2 - 3° Parte


Por Jackie Hayden, para a Hot Press em 1985:

"Eu continuei indo assistir o U-2 o mais que eu podia, e me lembro de alguns shows realmente bons no Project Arts Center, no The Baggot Inn e nos agora lendários shows da tarde de sábado no Dandelion Market da St. Stephen's Green. Eu me lembro de músicas como "Trevor", "Cartoon World" e "Jack In The Box", o que me impressionou enormemente. Mas eu sempre dizia para Paul McGuinness que a banda precisaria de um produtor muito simpático para transferir a emoção que eles criaram em um show ao vivo, para gravar em estúdio.
Paul mais tarde me tocou uma demo produzida por Barry Devlin, (ex-Horslips), que certamente era infinitamente melhor que a fita de audição que eu havia produzido. Havia três músicas na sessão de Barry, "Street Missions", "Shadows In Tall Trees" e "The Fool". No entanto, por mais que eu gostasse dessas novas gravações, eu ainda achava que havia uma lacuna importante a ser preenchida entre o U-2 ao vivo e o U-2 em um estúdio de gravação.
Nessa época, encontrei Bill Graham, da Hot Press, em um show no Project Arts Center, no qual o U-2 estava como apoio da banda de Dublin chamada The Gamblers. Bill estava igualmente entusiasmado com o futuro do U-2, e foi um dos seus primeiros e mais fervorosos apoiadores na mídia. (De fato, foi Bill quem apresentou a banda a Paul McGuinness). Nosso apoio foi justificado com o surgimento do U-2 como heróis de uma maratona especial de 24 horas no Project Arts chamado Dark Space, no qual várias bandas do Norte e do Reino Unido tocaram.
Infelizmente, a minha defesa do U-2 não contou pontos com a CBS, onde a tradição na Irlanda era gravar com artistas como Geraldine Brannigan, Roly Daniels, Twink e Alma Carroll. Como você pode imaginar, o U-2 não se encaixou confortavelmente nessa lista e também foi abertamente expresso para mim, que meus esforços poderiam ser mais bem gastos promovendo mais vendas de discos de Leonard Cohen.
Meu argumento principal para o U-2 era baseado na qualidade de seu material e no que eu via como seu potencial comercial óbvio - também estava firme com o fato de que eu achava que a CBS deveria escolher um grande ato internacional irlandês. Horslips, Chris de Burgh, Rory Gallagher e os Boomtown Rats foram todos deixados de lado pela CBS UK, antes de passarem para coisas maiores. Eu também argumentei que havia um perigo real de que a CBS, como uma grande empresa internacional, pudesse até ser vista como anti-irlandesa.
Eventualmente, como resultado dos excelentes esforços de Paul McGuinness, conseguimos persuadir a CBS a enviar Nicky Graham de sua divisão A & R de Londres para ouvir o U-2 tocando ao vivo. Nicky ficou suficientemente impressionado para manter um diálogo com Paul e até voltou a uma apresentação particular especialmente organizada no McGonagles.
Lembro-me de discutir as músicas com ele depois e "Cartoon World" era uma que eu imaginava como single. Embora eu não tenha admitido isso a Paul McGuinness para não enfraquecer sua posição de negociação, eu sabia que Nicky Graham estava ansioso para assinar com o U-2 para a CBS UK.
No cenário local, o burburinho sobre o U-2 estava aumentando muito e eu sabia que algumas outras empresas estavam farejando, encorajadas sem dúvida por Paul McGuinness. Eventualmente, foi acordado que a CBS enviaria Chas de Whalley para o Windmill Studios para gravar algumas demos sérias. Eu senti que estávamos chegando a algum lugar, finalmente.
Quando eu ouvi as demos de "Boy Girl", "Stories For Boys" e "Out Of Control", fiquei impressionado ... Na verdade até hoje a introdução de "Out Of Control" é tão empolgante quanto era naquele tempo. Alguns dias depois, vi a banda fazer outro show incrível no Dandelion Market. Algo estava acontecendo, definitivamente.
Durante a semana seguinte, falei com o pessoal da CBS tentando convencê-los de que isso era um verdadeiro burburinho e não apenas um exagero. Comecei então a ouvir que certos membros da hierarquia da CBS no Reino Unido sentiam que o U-2 poderia ser uma banda que valesse a pena, mas que eles precisavam de um melhor baterista. Essa era uma ideia ridícula, já que Larry Mullen era sem dúvida o músico mais talentoso da banda na época e Nicky Graham já havia me dito que qualquer produtor trabalhando com o U-2 teria um problema simples: persuadir Larry a interpretar dentro de si mesmo, em vez de tocar até os limites de suas capacidades.
Foi nessa época que obviamente fiz algo de errado, falei demais, porque recebi uma ligação de um executivo da CBS UK, dizendo-me mais ou menos para cuidar do meu próprio negócio e que a divisão A & R da CBS poderia "cuidar do U-2 e Paul McGuinness".
Então eu recebi um telefonema da CBS em Londres. "Estamos deixando passar o U-2", disseram eles. Eu não pude acreditar. Aparentemente, em uma reunião da A & R da CBS em que várias fitas foram tocadas, a demo do U2 / Chas de Whalley foi tocada. A lenda diz que o presidente da CBS UK, Maurice Oberstein, exigiu saber se o U-2 ganharia dinheiro para a CBS dentro de um ano. Um cara da A & R, provavelmente Nicky Graham, argumentou que o U-2 provavelmente demoraria dois / três anos para se desenvolver. Oberstein repetiu sua pergunta e quando Graham respondeu "não ... mas", o veredito foi dado.
De volta a Dublin, uma reunião organizada com urgência por Paul McGuinness aconteceu. Nós discutimos a nova situação. Conversamos sobre o mercado irlandês e o papel que ele poderia desempenhar no lançamento do U-2 no cenário internacional. Nós falamos sobre os vários truques de marketing então usados no Reino Unido, incluindo discos multicoloridos, vinil transparentes, shaped discs, doze polegadas. Eu disse que se o lançamento do U-2 na Irlanda fosse funcionar, ele teria que ser visto como qualquer coisa além de um single irlandês por outra banda de rock irlandesa destinada às caixas de promoções.
Em outra reunião, sugeri que fizéssemos um vinil de 12 polegadas com três faixas em uma edição limitada de mil cópias, com cada disco individualmente numerado. Argumentei que, até onde sabíamos, a ideia de numerar uma edição limitada não havia sido feita no Reino Unido. Paul comprou essa ideia, e adicionou sua própria sugestão: que devíamos ter um lançamento simultâneo de uma versão de sete polegadas com as mesmas faixas, mas com uma capa, desenhada por Steve Rapid."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...