PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Muito respeitado pelo U2, Niall Stokes analisa o trabalho da banda


Niall Stokes é o editor fundador da revista Hot Press da Irlanda e amplamente respeitado no U2. Com o lançamento do 'U2 Three' em setembro de 1979, foi ele quem deu à banda sua primeira capa de revista e uma entrevista.
Niall comentou recentemente ao lançar seu livro 'U2 Songs + Experience': "O U2 foi inovador na forma como eles fizeram músicas juntos. O U2 evoluiu de seu início instintivo para uma banda capaz de entregar emoções, ideias e mensagens extraordinariamente complexas.
Ao ouvir um trabalho novo do U2, há sempre um sentimento de trepidação, porque se você é fã de uma banda e ama o que eles fazem, sempre há a possibilidade de eles terem tropeçado ou se repetirem. Mas também há um grande senso de expectativa.
Para mim, como crítico, o primeiro o desafio é tentar distinguir, tanto quanto possível, o "verdadeiro" significado de qualquer peça de música, poesia ou arte, e estar ciente de que, às vezes, o próprio escritor pode desconhecer aspectos disso.
É impossível ser absolutamente específico, claro, porque a ambiguidade é deliberadamente tecida. Bono reconheceu que, com algumas referências hábeis, você pode fazer uma música sobre a mulher dos seus sonhos, ou Jesus, ou qualquer outro aspecto relacionado à sua vida ou experiência. "One", por exemplo, aborda uma variedade de linhas: é sobre a banda; é também sobre o relacionamento de Bono com Ali, sobre irmandade, sexo e sensualidade. Todos esses elementos se entrelaçam.
Uma das grandes coisas que você descobre, ao ouvir o U2 e suas músicas, é que a música é a linguagem do Espírito e o Espírito vagueia.
Quanto mais você toca, mais você descobre. Muitas vezes fiquei surpreso, voltando às músicas, para encontrar coisas que poderia ter perdido na primeira, décima ou décima quinta vez. E uma das partes divertidas é tentar descobrir de onde a inspiração para uma música em particular pode ter vindo. "Zoo Station" parecia, para mim, ser escrita do ponto de vista de um bebê: "Estou pronto para dizer que estou feliz por estar vivo, estou pronto para o empurrão..."
Você ainda não consegue se aproximar de um novo disco do U2 e dizer: "Eu sei como isso será". Talvez porque muitas vezes eles também não saibam ao certo.
O processo de composição de músicas é como ir a um laboratório - experimentos diferentes ao longo do caminho. As pessoas se lembram de uma pequena introdução que Edge tocou em uma passagem de som. Alguém pensa em uma abordagem rítmica diferente. Adam surge com uma variação de uma linha de baixo. Tudo isso está acontecendo, e Bono nem sabe o nome da música ainda. Existe uma sensação real de pessoas embarcando na jornada, sem saber qual pode ser o destino.
'No Line On The Horizon' foi um disco muito diferente do U2, e por acaso acho que é um disco brilhante. Eu adorei, sem saber o que esperar. "Moment Of Surrender" é uma grande música do U2.
Quando me perguntam "qual é a melhor música do U2?", eu penso em "One" - que também está lá entre as minhas favoritas. Eu acho que "Every Breaking Wave" é uma música muito especial, e para eles encontrar algo tão bonito e brilhante, e tão novo quanto isso, nesta fase da carreira da banda, é uma grande conquista. Eu também gosto do fato de que ela se conecta com "Iris". "Iris" tem aquela grande linha, "Ela enterra o garoto debaixo da areia" e, é claro, "Every Breaking Wave" é sobre caminhar ao longo da costa, e tem aquela sensação infantil de querer perseguir as ondas, que infunde a música uma maneira realmente poderosa.
"Iris" o leva de volta para sua mãe, e a mãe tem sido extremamente importante para Bono - "I Will Follow", "Another Day", "Mofo", "Lemon".
Gavin Friday me forneceu o insight original sobre "Lemon". Ele me contou sobre um clipe de filme caseiro que havia sido descoberto, no qual a mãe e o pai de Bono, Iris e Bob, podiam ser vistos ao fundo. Iris usava um vestido cor de limão.
E então, poder ver as mesmas cenas na tela durante o show ao vivo de 'Songs Of Innocence', e o vestido cor de limão, enquanto tocavam "Iris" - é uma conexão extraordinária entre músicas e ideias, e a experiência pessoal de alguém ... tudo dentro de um show de rock. É magnífico o que todas essas coisas podem somar.
'Songs Of Innocence' foi uma experiência emocional muito catártica, para mim, pessoalmente. Eu acho que "Every Breaking Wave" está entre as grandes canções do U2, e "The Miracle Of Joey Ramone" - eu estava no show que aconteceu o milagre, o U2 indo para ver o Ramones em ação. Então, para mim, havia um forte sentido de revisitar momentos cruciais do final dos anos 70, quando Dublin estava em muitas maneiras sendo remodelada.
"Iris" é absolutamente linda, brilhante; "Raised By Wolves" tem uma qualidade visceral que nos trouxe de volta ao que foi um momento profundamente chocante e desesperador. Eu amo "Cedarwood Road"… todas estão entre as grandes canções do U2".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...