PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Anton Corbijn em 2005 citou a "jornada da inocência para a experiência" do U2


Dezenas de milhões de fãs do U2 estão intimamente familiarizados com seu trabalho, mesmo que não saibam seu nome. Anton Corbijn é responsável por todas as imagens mais emblemáticas do U2, de um castelo irlandês em 1984 para um aeroporto francês em 2001 - e todos os pontos no meio disto.
Desde que foi enviado para Nova Orleans para fotografar a banda para o jornal musical britânico NME em 1982, Anton fotografou o U2 em dezenas de locais e em centenas de shows.
"Eu não sei quantas sessões eu fiz com eles", ele disse em 2005. "Talvez cem. Não tenho ideia de quantas fotos eu tirei".
'U2 & I' é um registro fotográfico de 400 fotos que documenta duas décadas na vida do U2.
"Comecei a pensar em fazer o livro em 1995", lembra ele. "Mas eu fui dissuadido pela quantidade de trabalho que envolveria. Na época, eu só trabalhava com eles há 13 anos".
" Este é um livro sobre três coisas. Uma coisa é que você vê as pessoas envelhecendo, as pessoas que estão envelhecendo. A segunda é que você vê pessoas mudando na frente da lente: você vê a atitude do U2 mudando - como na diferença entre 'The Joshua Tree' e 'Achtung Baby' - que Bono chama de jornada da inocência para a experiência.
E em terceiro lugar, há o desenvolvimento do fotógrafo, mudanças no meu trabalho ao longo de 25 anos. Todas essas coisas me ocorreram quando eu estava fazendo este livro, que eram vinte e dois anos da minha vida. É por isso que continuei adiando!"
Sobre o relacionamento entre fotógrafo e banda, Anton disse: "Há um amor um pelo outro e também um querer que a outra parte faça o melhor. O U2 me empurrou para fazer coisas que eu estava relutante em fazer e eles estavam abertos aos meus erros, abertos ao meu desenvolvimento. Então, por exemplo, o desenvolvimento de 'The Joshua Tree' para 'Achtung Baby' surgiu porque Bono sabia o que eu estava fazendo com o Depeche Mode na época - todas as minhas coisas de cor e ele realmente apoiava isso. E com meus erros, ele sempre estava olhando para isso como uma experiência para aprender e de certo modo nós dois crescemos.
Cada assunto é único, mas quando eu trabalhei com o Depeche Mode, embora por um período muito mais curto, era muito mais intenso - não apenas tirando fotos, mas criando capas de discos, logotipos, camisetas, vídeos. Eu até desenhei o palco do show.
REM também trabalhei por muito tempo, e os artistas alemães Herbert Grönemeyer e Tom Waits também. Mas tudo isso é diferente do meu relacionamento com o U2, que é comparável apenas ao relacionamento que tive com o músico holandês Herman Brood nos anos 70 e 80. Eu tive a sorte de ter certeza de que Bono e Edge se encontraram com ele - ele morreu há três anos - e você verá no final do meu livro que também há um agradecimento a ele. Trabalhando com ele foi o modelo para trabalhar com o U2, senti como era bom trabalhar com as mesmas pessoas por um longo tempo".

Curioso é que Bono já chamava de "jornada da inocência para a experiência" a transição de 'The Joshua Tree' para 'Achtung Baby'. Isso se transformou na jornada do herói mostrada no intervalo da eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...