PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Diretor Hamish Hamilton sobre visuais de um show do U2: "as pessoas na pista não percebem o que estão perdendo"


Hamish Hamilton é o diretor de 'U2: Elevation Live from Boston 2001', 'U2 Go Home: Live from Slane Castle', 'Vertigo 05: Live from Chicago', 'Vertigo 05: Live from Milan' e 'U2: iNNOCENCE + eXPERIENCE Live In Paris'.
Em entrevista em 2005, ele fez revelações sobre sua abordagem com a banda e as gravações de 'Vertigo 05: Live from Chicago':

"Eu provavelmente assisti cerca de 12 shows antes de gravar o show em Chicago. Eu assisti um andando pela arena, outro das cadeiras de cima, talvez um dentro do círculo, um atrás do palco, um de onde Adam e Larry ficam. Eu estava tentando ter uma noção de todos os aspectos do show.
Você pode experimentar shows totalmente diferentes, dependendo de onde você está. A primeira noite que eu assisti estava com Willie no front of house e na noite seguinte eu estava no alto das cadeiras onde você vê todas essas coisas visuais que você não pode ver na pista ... incrível, um show totalmente diferente. As pessoas na pista não percebem o que estão perdendo!
Eu trabalhei com muitos diretores de shows criativos, muitas pessoas brilhantes, mas você sabe que as pessoas devem assistir e estudar o que Willie Williams faz em um show do U2 - é genial, há uma filosofia muito boa que o acompanha, coesa e criativa. Ao dirigir um filme ao vivo, eu tenho que entrar nisso, não adianta me apresentar algum tipo de conceito idiota de diretor. Isso simplesmente não é necessário.
Eu não sou como um criador de promo pop ou como um cineasta. O que eu faço é ter uma abordagem diferente a cada vez. Se eu estou fazendo um vídeo pop, posso ou não escrever o roteiro, posso ou não ter a ideia, mas com a gravação de concertos ao vivo, a música já está lá, então esse é o roteiro - e o cenografia já está lá então a produção já está projetada. O papel do diretor é capturar o que está lá - especialmente com os shows do U2 porque está tudo lá para você. Ao contrário de algumas bandas com as quais trabalhei, você não está tendo que superar nenhuma falha ou colocando iluminação extra ou peças do palco. Você não está tentando cobrir algo que esteja faltando. Nada está faltando.
Eu uso três editores em shows do U2, um com um background de rock que gosta de fazer as coisas parecerem ótimas, outro que é um ex-punk maluco, e esse outro cara da moda e novo. Todos eles têm personalidades totalmente diferentes e eu combino o editor com a faixa. "The Eletric Co" foi provavelmente o meu corte favorito e, a princípio, o old punk não queria fazer isso, não queria trabalhar com o U2, mas depois eu o convenci a assistir e ele adorou. Edge faz este grande solo de guitarra, tem essa energia crua e bruta. Geralmente eu gostaria de modificar isto depois de ver uma edição, mas não desta vez.
Quando você assiste isso junto com a banda, uau, isso é assustador, o pior dever de casa de todos os tempos! Fui a uma das casas deles no sul da França e entrei com meu pequeno disco de prata e o coloquei, e o aparelho de DVD não funcionava. Começamos a vê-lo no andar de baixo em um enorme projetor, mas as cores estavam todas erradas por causa da baixa resolução, então subimos as escadas. Eventualmente nós começamos e eles gostaram, mas depois houve algumas coisas, eles não gostaram - e eles são como uma espada cortando o ponto crucial do problema.
Algumas de suas críticas são os piores que eu já tive! Como Bono me disse durante a Elevation: "Você sabe Hamish, é um pouco como a Disney, não acha?" Outra vez, ele olhou para cima e disse: "Você sabe Hamish, isso é jornalismo, não arte!" E ele está sempre certo! Por outro lado, quando eles gostam, eles também dizem ótimas coisas!
Adam é um personagem muito interessante e ele meio que se senta na parte de trás um pouco e depois entra com algumas perguntas afiadas que cortam todo o resto. Você quase pensa que às vezes ele não está prestando atenção, mas de repente, você sabe que ele está. Ele tem uma espiritualidade muito calma e calorosa sobre ele que eu gosto. Eu me sinto muito à vontade conversando com Adam e eu amo o jeito que ele está sorrindo tanto neste DVD.
Larry é muito simples e direto e vindo de Blackpool, como eu, ele me faz rir. Você pode confiar em Larry para lhe dar uma resposta honesta e direta. Este DVD abre com Larry e termina com Larry, o cara que começou a banda.
Conversando com o Edge, você tem a sensação de que ele está captando cada detalhe. Neste filme, ele estava realmente focado na edição, e tivemos muitas conversas sobre o corte. Edge gostou do corte da primeira noite - uma resposta muito instigante ao que estava acontecendo no palco - e ele queria usar grandes pedaços dele para sua energia. Me surpreenderia que o cientista diria isso, mas foi o guitarrista do rock'n'roll que adorou a energia e o espírito disso".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...