PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

No final da jornada da inocência e experiência: a entrevista do U2 para o Independent - Parte III


Bono diz que ele não está sendo precioso ou qualquer coisa em não detalhar o que aconteceu com ele quando quase morreu, ele simplesmente não quer que isso se torne uma novela. "Muitas pessoas passaram por isso, então eu acho que não há problema em continuar sem explicação. Basta sua própria crise ... sua própria emergência de saúde."
Em termos de sua fé indo embora, ele sentiu o ar saindo dele, literalmente e metaforicamente. E ele percebeu, "isso requer cuidado. Você pode fugir disso espiritualmente".
E ele escreveu aquela música, que ele disse, "Você não está bem com você mesmo, e você precisa realmente ... reiniciar. Você precisa de frescor, você precisa re-imaginar sua vida daqui para frente".
Então Bono e a banda foram para ver este frade franciscano, este radical livre no deserto, em seu centro de ação e contemplação, que se descreve como "um centro de educação experiencial, enraizada nos Evangelhos, incentivando a transformação da consciência humana através da contemplação e equipar as pessoas para serem instrumentos de mudança pacífica no mundo".
Richard Rohr é um místico cristão, que apóia uma nova reforma, de dentro, e que encoraja e ajuda os crentes a entrar em contato com suas intuições espirituais internas. Ele também é junguiano, e também tem um pouco de budismo e hinduísmo e Gandhi.
O livro de Rohr, Falling Upwards, trata de encontrar, na segunda metade da vida, uma nova jornada ou uma nova maneira de fazer a jornada. Rohr diz que o ego é extremamente resistente a essa mudança. Muitas vezes, ele disse, um emprego, uma fortuna e reputação têm de ser perdido, a morte tem de ser sofrida, uma casa tem de ser inundada, ou uma doença tem de ser suportada, para nos forçar sair da preguiça que nos faz resistir à mudar nosso caminho. Então, Bono, depois de seu evento de quase extinção, estava maduro para a mensagem de Rohr.
Para explicar o que Rohr fez por ele, Bono faz referência à esta citação de Jung que Rohr usa: "Não podemos viver a tarde da vida de acordo com o programa da manhã da vida, pois o que foi bom na parte da manhã será pequeno à noite e o que, pela manhã, era verdade, a noite se tornará uma mentira".
Bono interpreta da seguinte forma: "Não são apenas as coisas que lhe trouxeram tudo o que você tem, que o trouxe para onde você está. Não é útil na segunda metade de sua vida, elas trabalham positivamente contra você".
Bono diz que Richard Rohr diz que as pessoas mais duras, elas tem que lidar com essas pessoas bem sucedidas, porque, explica ele, "é sua disfunção que os fez bem sucedidos. Quero dizer, pense nisso. O que é outra palavra para alguém que está no seu quarto praticando violão o dia todo? Tenho TOC. Você repete ações e você se torna muito bom nisso".
Então, qual foi a disfunção até então bem sucedida que Bono teve que deixar para trás?
A coisa é, ele é claramente alguém que está constantemente reavaliando a si mesmo, tanto como pessoa quanto como artista. Quando tudo que você faz no trabalho é tão expansivo e público, e quando você o faz com um coração tão aberto e com uma crença tão ingênua e comprometida com o momento atual, deve ser difícil não olhar para trás e estremecer às vezes. E ele faz. Ele fala sobre perder a corrida contra si mesmo e seu ego em vários pontos. Ele teve certeza recentemente ao assistir ele entregando para Frank Sinatra o prêmio de lenda do Grammy em 1994. Seu resumo é: "Eu ali, com folhas de papel nas mãos, fumando um charuto no Grammy ... e é apenas 'detestável'."
Ele se lembra de outra transmissão, "algo sobre Phil Collins" e ele diz que o que pode dizer sobre ele naquela ocasião é "Cale a boca! Cale a boca!"
É divertido, diz ele, brincar com os clichês de ser rock star, mas às vezes isso pode ter saído um pouco do controle. Então você tem isso. Até Bono queria que Bono se calasse às vezes.
Mas a maior disfunção que ele teve que desistir, para abraçar a segunda metade da vida, foi superar a abordagem da vida de 'ombro na porta'. Às vezes você deve abrir a porta, ele diz, porque ela não está trancada. Outra maneira que ele coloca isso: "Isso realmente ajudou alguém como eu, que é tão agressivo - desculpe, tão agressivamente envolvido com o mundo - a perceber que eu tenho que ser mais pacífico". Tão simples e tão complicado quanto isso.
E algumas delas são sobre as coisas simples. Por exemplo, Bono sempre acordou cedo, meditando e lendo e escrevendo. Ele gosta de estar trabalhando às 6 da manhã. Tradicionalmente, conseguia dormir cinco horas por dia. Ele está melhorando agora. Ele está tentando conseguir mais. Sete horas é algo incrível para ele. Cinco horas de sono é aquela "outra versão de mim que tenho que superar".
"O que eu preciso entender, ou eu precisava", ele disse, "quero dizer, nós não estamos indo para durar para sempre, nós estamos, você sabe, apenas habitando nossos corpos e nossos momentos no tempo, e tentando ser útil ... e, você sabe, não pense que a força sempre move um objeto imóvel. Acho que provavelmente no coração da minha estupidez é assim... Eu sou atraído pelos Everests, e sou atraído pelo impossível. Essa coisa é minha, e meio que em um certo ponto ... só tenha cuidado ... e o que eu estou aprendendo agora com a humildade imposta é, digamos, em termos de meu ativismo e outras coisas: quantos grandes socos você ainda tem para dar em sua vida? Porque você não quer desperdiçar nas lutas erradas".
Então está chegando a um ponto agora onde você percebeu, de verdade, 'meu tempo é limitado aqui, na realidade'?
"Sim".
Isso é assustador quando você percebe isso? Perturbador?
"Não mais, mas eu sou o último ... Eu sou o idiota, isso acontece comigo e eu sou como no filme Monty Python, eu sou o cavaleiro sem corpo ... eu sou uma cabeça no chão", diz ele, referindo-se ao Cavaleiro Negro, um personagem que aparece em Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado. O Cavaleiro Negro se recusa a desistir, mesmo quando seus quatro membros são cortados e seus atacantes seguem em frente: "Correndo para longe, hein? Vocês bastardos amarelos! Voltem aqui e peguem o que tem para vocês! Eu vou arrancar suas pernas! "
The Edge diz que Bono vê seu corpo como uma inconveniência. A esposa de Bono diz a ele que se ele tivesse uma faca nas costas, ele estaria andando por aí dizendo: "Algo está coçando".
Então você vai continuar furioso?
"Você disse furioso? Correto, essa é a palavra certa, chegar à um lugar onde minha raiva está se tornando mais controlada, e onde eu estou tentando ser mais estratégico na minha luta e no desafio. E a briga de rua que eu cresci nela, literalmente e metaforicamente, tem que ser substituída por boxe e, eventualmente, Jiu-Jitsu. Você tem que parar de usar sua própria força, e eu acho que estou entrando mais para esse lugar, mas eu sou um aprendiz lento, realmente".
Isso é uma crise de meia idade? Ele não tem certeza disso. "Foi quase uma crise de vida final", diz ele. Mas agora ele sabe de verdade que vai morrer um dia. Ele disse que é como o título do trabalho de Damien Hirst, "A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo". Mesmo que tenhamos certeza de que vamos morrer, é uma abstração. "Nós sabemos, mas nós não temos certeza".
Então ele realmente sabe agora?
"Sim, e eu tive algumas delas, alguns momentos em que eu estive: "Oh, oh. Uau. Certo".
Então agora é como o cara que se livrou do acidente de avião ?
"Sim, eu sou esse cara".
Então ele é grato por tudo agora?
"Sim, todos os dias. Eu sou muito grato pela minha família. Você sabe, Ali teve que passar por muita coisa. Você sabe, é engraçado ... tenha cuidado com o que você, não o que deseja, mas medita. Você sabe, como artista, estou interessado em morte. O Dalai Lama diz que começamos nossas meditações sobre a vida à partir da morte. O benefício que tive como artista é que eu quando tinha 14 anos de idade, apenas entrando em consciência adequada, sendo um homem, tudo isso e ... bang!", ele diz, referenciando a morte de sua mãe Iris. "Isso pode ser uma coisa terrível, mas acontece que minha mãe me deu esse grande presente, e agora ele pode ter me afetado um pouco, mas você é um artista, porque agora você está lidando com esse assunto, e você pode não ter qualquer insight inteligente sobre ele, mas você certamente está lidando com isso. E a mortalidade é o único jogo, porque - e isso é o que eu amo sobre o U2 - é desafio, porque a essência do romance é o desafio".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...