PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

De "One" para "40" - Parte III


A conversa de Brian Draper com The Edge para o U2.COM sobre 'Songs Of Surrender'.

"Get Out Of Your Own Way" parece ter um gingado.

Foi divertido fazer isso de uma forma mais rock and roll. É uma das poucas músicas na coleção que tem um pouco mais de 'cutucada' que a original. A original era muito melódica. Eu gosto muito. Mas queríamos encontrar uma forma contrastante de apresentá-la.
Tem um ótimo loop de bateria de Larry - descobri isso em uma maleta de gravações que ele fez alguns anos atrás. Adoro o som e a performance, então peguei aquela parte da bateria e toquei em cima dela.
Um dos instrumentos que eu sempre utilizava era um pequeno piano upright com um grande pedaço de feltro na frente dos martelos. Não sei se alguma vez foi concebido para ser gravado ou mesmo tocado em público, mas simplesmente adorei. Realmente parecia muito suave, e a qualidade suave adicionou muito calor.
Eu estava usando bastante isso - esse é o som de "One", mas também de "Sometimes You Can't Make It On Your Own" e "Stay". "Stay" foi divertida - não é uma música que eu já tenha tocado no piano antes. Então, descobrir como isso funcionaria em um instrumento completamente diferente foi um bom desafio.

Continue …

Foi divertido experimentar algumas músicas que não eram necessariamente 'grandiosas', com músicas do passado também - então "Electrical Storm" foi ótima de se olhar novamente, e "Miracle Drug".
E "The Little Things" - está lá em cima, para mim. É uma das nossas melhores músicas de todos os tempos. Então foi ótimo para mim dedicar tempo a isso.

"Lights Of Home"?

Eu amo como soa "Lights Of Home"! Agora posso olhar para trás e dizer que realmente combina com o violão. Ela brilha nesta coleção como uma música, eu acho, porque esse tipo de arranjo terreno, estilo, é o cenário perfeito para essa letra.
E a forma como "I Will Follow" surgiu foi ótima. Nós permanecemos bastante fiéis ao arranjo, mas quando você está expressando todas essas partes em violões e não tem bateria completa, ele assume uma qualidade muito diferente.
Sempre soube que era uma peça musical bastante incomum, mas você a ouve nesta versão acústica - as mudanças de acordes e a tonalidade musical não têm nada a ver com rock and roll. Em algum momento terei que sentar e descobrir qual é a escala, qual é o modo. Não sei, mas é uma versão linda.

Você canta em "Two Hearts Beat As One".

Eu realmente não esperava isso, mas sim. É uma ótima música, e acho que esta versão mostra a música melhor do que a original. Fiquei realmente me perguntando: de onde veio isso? Lembro-me de quando a escrevemos, mas tem ideias incríveis, principalmente ideias melódicas. "Desire" foi outro vocal meu, e é totalmente falsete R&B o tempo todo.

Você pode nos dar um exemplo da influência de Bob Ezrin?

Para "Cedarwood Road' mantivemos aquela leve sensação de ameaça que a original tinha, mas foi um pouco mais hip-hop no violão. Foi ideia de Bob fazer uma batida forte de oitavas na acústica. Essa foi a chave para encontrar um novo caminho para essa música.
Ele também foi muito útil para encontrar uma maneira totalmente nova de "All I Want Is You". Ele teve a ideia daquela introdução de órgão levemente assombrada, que todos nós adoramos, porque de uma maneira legal ela ecoava o The Velvet Underground. E essa é uma banda, aliás - com a viola de John Cale e o estilo de bateria de Mo Tucker - que você poderia usar como base para muitas dessas músicas. "All I Want Is You" tem uma sensibilidade semelhante, com um arranjo mínimo por trás.
Outro momento muito importante vem com "If God Will Send His Angels". Eu realmente queria tentar honrar essa música. Eu senti que não tínhamos percebido isso completamente no álbum 'POP', ela não tem acordes claros, ou se há, eles não estão totalmente definidos. Então pensei em começar de novo. Basicamente a única coisa que mantive foi a melodia. A maioria dos padrões de acordes são diferentes e - se assim posso dizer - acho que faz mais sentido agora.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...