PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

De "One" para "40" - Parte II


A conversa de Brian Draper com The Edge para o U2.COM, o intrépido guitarrista, compositor, vocalista, curador e produtor fala sobre como as versões de 'Songs Of Surrender' "parecem um presente" que "aumentam a diversão das músicas".

E não é apenas a música que você reimaginou, mas muitas vezes as letras também.

Sim. Em "Bad", mantive minha parte nela sensatamente verdadeira. Está em um tom diferente da original, mas Bono – trabalhando em cima de uma música que foi tocada de forma muito mais sutil e silenciosa – foi capaz de explorar algumas ideias vocais bem diferentes da original. Ele escreveu uma parte melódica totalmente nova, cantando na primeira pessoa. Era uma perspectiva tão diferente – letras semelhantes, mas com um sentido e sentimento muito diferentes.
E "Walk On", é outra que reformulamos bastante. Ficamos muito impressionados com o que estava acontecendo na Ucrânia e com a coragem do Presidente Zelensky e dos militares ucranianos. Então começamos a trabalhar em uma versão dedicada à luta deles.
Não muito tempo depois, recebemos a notícia do chefe de gabinete do presidente Zelensky de que poderia haver uma oportunidade de fazer algo simbólico por meio de um show secreto. Então Bono e eu, com alguns dias de antecedência, nos encontramos na Polônia, e em seguida estávamos em Kiev, e pudemos tocar aquela versão, o que foi uma experiência surpreendente. Não tínhamos ideia de que isso iria acontecer. Escrevemos a letra com isso em mente e, do céu azul claro, veio o convite.

Você às vezes sente que está participando de algo "maior" quando as músicas e as circunstâncias se movem tão misteriosamente juntas assim?

Sim, às vezes tenho realmente a forte sensação de que existe outra camada em tudo isso que você pode acessar de vez em quando. Se você estiver preparado para realmente se disponibilizar para o serviço, haverá oportunidades quando você encontrar algo além de si mesmo.
Einstein descobriu isso por si mesmo. Ele não se sentou e descobriu a relatividade com uma régua de cálculo. Ele viu e descobriu a matemática mais tarde. Acho que é como se estivéssemos escrevendo uma música. Nós ouvimos e então pensamos: 'Oh, uau! Tente pegar isso, seja lá o que for - é isso!'
Essas músicas realmente parecem um presente.

Fale sobre alguns dos outros 'presentes' de 'Songs Of Surrender', então. "Red Hill Mining Town" tem uma parte de metais semelhante à que você usou na turnê Joshua Tree (30) - uma música que parecia, na época, encontrar a intimidade de que você fala dentro da escala de um estádio.

É uma reminiscência da turnê, mas a escala é menor. Estou apenas tocando em uma pequena Nashville de doze cordas, que é uma guitarra de cordas altas. Adam e Larry estão tocando próximos de suas partes originais. Mas acho que é uma das minhas favoritas da coleção. O vocal de Bono é incrível. Algo sobre reduzi-la torna-a muito mais poderosa para mim.
Entregamos a partitura ao meu amigo Trombone Shorty, que é um músico de metais incrivelmente talentoso em Nova Orleans. Ele convidou alguns amigos para vir ao estúdio e eles arrasaram! Eu acho que é uma bela performance daquele arranjo de metais.

Outra música que leva de volta a um show ao vivo é "Who's Gonna Ride Your Wild Horses".

Essa amadureceu como uma música ao vivo recentemente. Começamos a fazer isso na turnê de 'Songs Of Experience' e estávamos adorando o novo arranjo.

Foi um momento especial no show.

Realmente se destacou! Eu estava tentando lembrar e fazer referência a esse arranjo com o violão, e esse foi um ponto de partida. Tive que afinar o violão de maneira um pouco diferente, mas consegui encontrar uma maneira de encadear muitas dessas mudanças temáticas que descobrimos para o arranjo ao vivo em uma versão acústica. Combinava muito bem.
Cantar aquelas harmonias com Bono no final foi uma das grandes emoções. Estávamos trabalhando muito rápido, então não demoramos nada; foi apenas uma daquelas coisas mágicas que acontecem no estúdio de gravação. Você sente instantaneamente que o som e a vibração estão se unindo.

As harmonias são alegremente evidentes em várias músicas.

Eu simplesmente amo o jeito como  as vozes funcionam no final dessa música e no final de "Ordinary Love". Também tivemos a sorte de conseguir que Brian Eno e Daniel Lanois contribuíssem com algumas de suas próprias harmonias em "I Still Haven't Found What I'm Looking For", então foi ótimo.

Uau!

Sim! Nós os convidamos apenas pelos velhos tempos, é ótimo tê-los fazendo parte disso.
"I Still Haven't Found" é uma verdadeira mudança. Bono foi categórico de que não deveríamos exagerar no refrão. Poderia ter ido para um lugar gospel mais previsível, mas se transformou em uma música country – poderia estar em um álbum de Johnny Cash. De todas as versões dessa música, ela tem uma qualidade única; realmente não é o que eu esperava. Eu não diria que precisava ser persuadido, mas estava reservando meu julgamento até mixarmos a música. Eu absolutamente amo isso agora.

E tem uma nova melodia de teclado.

Sim, isso é lindo. Essa é a ideia de Bono. Era um pequeno piano elétrico. Adorei isso! A música tem mais dúvidas; tem uma ressonância diferente.

"Until The End Of The World" também tem uma ressonância diferente e poderosa.

É muito atraente. Decidimos começar pelo final da música, porque pensamos: se começarmos pelo começo, as pessoas saberão instantaneamente o que é. Então colocamos o final no início, e Bono entrega um vocal incrível e, eu concordo – é muito poderosa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...