PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 26 de junho de 2022

O que foi aprendido com Bono no Desert Island Discs - Parte I


Bono é uma das poucas estrelas globais conhecidas por um único nome e, junto com três amigos de escola, ele desfrutou de mais de quatro décadas de sucesso internacional. 
O U2 é uma das bandas de maior sucesso na história da música, vendendo mais de 170 milhões de álbuns e ganhando 22 Grammys – mais do que qualquer outra banda. Ainda mais notável, eles ainda estão juntos 45 anos depois.
Ele combinou sua carreira musical com ativismo de alto nível, fazendo campanha em questões como alívio da dívida, pobreza e HIV/AIDS. 
Aqui está o que aprendemos com ele no Desert Island Discs da BBC:

1. Ele sabia que seria cantor depois de um momento revelador no ginásio da escola

"Eu não comecei como cantor, com certeza. E quando tentei cantar como The Clash ou qualquer outra coisa, simplesmente não tinha uma ótima voz de rock and roll", explica Bono.
"Eu cantei essa música de Peter Frampton chamada "Show Me the Way". Foi no ginásio do ensino médio, e a banda estava lá, e estávamos cantando e éramos uma porcaria. Foi uma confusão terrível. 
Mas quando eu cantei essa música, algo aconteceu e... eu transformei a música, um adolescente transformou essa música em uma oração. Honestamente, na época eu não contei para a banda, mas algo em mim estava apenas querendo saber o que fazer da minha vida".
"Show Me The Way", gravada por Peter Frampton, foi a primeira escolha de Bono no Desert Island Discs.

2. Seu pai encontrou uma maneira de superar a divisão religiosa dentro da família

A mãe de Bono era protestante e seu pai católico.
"Acho que a família do meu pai não apareceu no casamento", diz Bono "e houve alguns problemas".
"Meu pai era muito, muito elegante com tudo isso. E ele costumava nos levar na igreja, porque achava que minha mãe deveria ter a escolha da religião em que crescemos. Então íamos a esta pequena Igreja da Irlanda e depois ele dirigia para a igreja católica de Saint Canice que ficava a 100 metros de distância.
Foi uma loucura. Você sabe que eles dizem que você tem religião suficiente para vacinar você contra isso. Je n'ai pas. Eles me pouparam, ambos, de qualquer coisa doutrinária".

3. A segunda escolha de Bono no Desert Island Discs reúne dois de seus grandes heróis

"Esta manhã mesmo", explica Bono, "eu caminhei até a Piccadilly e há um prédio de Christopher Wren lá, uma igreja e você pode simplesmente sentar lá".
Bono está falando sobre a Igreja de St James no coração de Londres, não muito longe da Piccadilly Circus. Projetado por Sir Christopher Wren, a igreja foi consagrada em 1684.
"Mas ao entrar", continua Bono, "vi aqui que William Blake foi batizado e vi na porta escrito na placa:

"Para ver um mundo em um grão de areia
E um paraíso em uma flor selvagem
Segure o infinito na palma da sua mão"

As palavras são do poema 'Auguries Of Innocence' do poeta William Blake.

"Isso", explica Bono, "deveria estar no fundo da mente de Bob Dylan [quando ele escreveu] "Every Grain Of Sand", uma música de 1981 e outra das escolhas de Bono.
Dois títulos de álbuns do U2, 'Songs Of Innocence' e 'Songs Of Experience', são retirados da coleção de poemas de William Blake, 'Songs Of Innocence And Experience'.

4. Ele manteve seu apelido de adolescente – e acha que se saiu melhor que seu amigo

Até a adolescência, Bono era conhecido como Paul Hewson. Seu amigo, que morava a algumas portas de distância, chamava-se Derek Rowen.
"[Éramos] como uma gangue de rua, mas o humor foi a arma que escolhemos para nos defender", lembra Bono. E encontrar novos nomes fazia parte do humor deles: Paul se tornou Bono e Derek se tornou Guggi.
"Nós demos os nomes um ao outro", diz Bono. "Guggi, eu dei o nome a ele – acho que poderia ter ganho! Ele me deu o nome de Bono, e sou conhecido como Bono desde os 14 ou 15 anos".
O nome Bono veio de uma loja de aparelhos auditivos de Dublin chamada Bona Vox.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...