PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Bono: "Eu não deveria estar aqui porque eu deveria estar morto, acho que os meus melhores dias estão por vir"


Q MAGAZINE

Após o lançamento gratuito controverso no iTunes de 'Songs Of Innocence' em setembro de 2014, Bono já estava falando sobre a iminente chegada de seu sucessor em uma carta aos fãs no site da banda: "Deve estar pronto em breve ... mesmo que eu já tenha dito isso antes".
Três anos depois, 'Songs Of Experience' finalmente será lançado em 1 de dezembro, criado durante o período intenso e turbulento em que o progresso foi adiado pelo acidente de bicicleta de Bono em Nova York, em novembro de 2014 (em que sofreu numerosas fraturas que exigiram meses de recuperação) e as duas turnês subseqüentes do U2, iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour e The Joshua Tree Tour 2017.
No início deste ano, o guitarrista Edge disse que o trabalho em 'Songs Of Experience' foi pausado para que as letras pudessem refletir as mudanças políticas no mundo que seguiram a eleição de Donald Trump. Um mês atrás, no entanto, ele admitiu que havia uma razão adicional pela qual o projeto teve que parar: Bono sofreu um "atrito com a mortalidade" em 2016.
"Edge não estava mentindo quando disse que devemos parar e levar em conta o que estava acontecendo no mundo", Bono disse para a Q. "O que eu não quis mencionar é o que estava acontecendo no meu mundo".
O cantor, no entanto, se recusa a dar detalhes específicos de seu grande susto com sua saúde. "Eu não quero entrar em mais detalhes, por medo do escândalo da realidade melodramática da TV", ele ri. "Muitas pessoas têm esses momentos. Eu tive alguns. Não tanto neste nível".
"Foi tão sério que ele realmente se assustou", diz Edge. "Mas onde isso o levou como artista foi um lugar incrível".
Como resultado, 'Songs Of Experience' - que vê Bono seguindo o conselho dado pelo poeta irlandês Brendan Kennelly para "escrever como se estivesse morto" - é amplamente concebido como uma série de cartas finais para sua família, amigos e fãs. "É apenas um daqueles momentos em que nada mais importa", diz ele. "Então, o que você quer dizer a si mesmo e o que você quer dizer às pessoas que o amam?"
As primeiras linhas de "The Lights Of Home" são totalmente confessionais: "Eu não deveria estar aqui porque eu deveria estar morto, acho que os meus melhores dias estão por vir".
O disco permanece indiretamente político - em “Get Out Of Your Own Way”, a Estátua da Liberdade recebe uma "bofetada" - mas geralmente é mais pessoal do que qualquer coisa que Bono tenha escrito anteriormente. "Os apocalipses pessoais e políticos se juntaram", diz ele. "Mas acho que, se somos honestos, o pessoal se afastou do caminho para o político". Edge explica que o plano musical para a gravação era capturar o ao vivo da banda na química e cor da sala com as técnicas de produção do século 21.O vocal de Bono na música que abre o álbum, "Love Is All We Have Left", cantando para ele mesmo a partir de uma perspectiva imaginada dele mesmo mais jovem, é aprimorada com efeitos digitais enquanto canta: "Agora você está do outro lado do telescópio / Ei, este não é o momento para não estar vivo".
"É muito emocionante, sua inocência cantar em você", diz ele. "É realmente muito difícil para mim ouvir isso".
Quanto aos convidados, Kendrick Lamar e o HAIM serão ouvidos no disco.
"Eu disse para Edge: 'bem, usar samplers é o que você quer. Por que não?', lembra Bono. "Usar samplers das coisas é muito libertador. Liberdade para se divertir. Retornar para estar em um campo de jogos onde você tem acesso a uma ampla paleta de cores".
"Summer Of Love", maravilhosamente melódica, ecoando na década de 1960, aborda indiretamente a crise dos refugiados sírios. "Não estávamos tentando escrever uma história de guerra como uma música", enfatiza Bono, referindo-se à última. "Nós só queríamos escrever uma música romântica com nuvens realmente negras acima. Ambos estão relacionados a estar na linda baía de Eze (no sul da França, onde Bono e Edge tem casas) e saber que quando você está tendo suas férias no mesmo mar, muitas pessoas estão lutando por suas vidas, agarrando-se a pedaços de madeira e plásticos".
Embora a criação de 'Songs Of Experience' tenha sido ocupada e às vezes difícil, as músicas brotam com energia e vitalidade. "O que eu amo sobre o registro é que ele tem essa energia", diz Bono. "Não é punk rock, mas tem o desafio".
A turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE será retomada no final da próxima primavera ou no início do verão no Hemisfério Norte. "Tivemos um bom ano", observa Edge, referindo-se à duração de cinco meses da 'The Joshua Tree Tour 2017'. "Eu não acho que nenhum de nós quer sair logo disso. Mas estamos realmente ansiosos para voltar a esse formato".
O teste de resistência de Bono veio através de Noel Gallagher, que recentemente admitiu que não podia competir com as habilidades de beber do cantor.
"Olha, nunca o vi como um peso leve", brinca Bono. "Eu tenho muito respeito pelo cara. Mas quando saímos.... "
E como está a saúde de Bono agora? "Eu estou muito melhor. Estou em uma forma ótima. Estou cantando como uma garotinha".
Ou, com mais precisão e por causa de seus problemas recentes, como um homem com mais "experiência" do que ele poderia esperar.

Agradecimento: U2 NEWS
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...