PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

20 anos de Zooropa: uma nova mixagem de "Stay (Faraway So Close!)" poderia ter sido incluida na coletânea 'U2 The Best Of 1990-2000'

O álbum 'Zooropa' do U2 está prestes a completar 20 anos. Ele é o oitavo álbum de estúdio da banda. Produzido por Flood, Brian Eno e The Edge, foi lançado em 5 de julho de 1993 pela Island Records. Inspirado em experiências da banda na Zoo TV Tour, 'Zooropa' expandiu-se em muitos dos temas da turnê de mídia e tecnologia de supersaturação. Um registro contínuo do grupo de experimentação com o rock alternativo, dance music, música eletrônica e efeitos sonoros que começou com já no álbum anterior, 'Achtung Baby', em 1991.
A banda começou a escrever e gravar 'Zooropa' em Dublin, em fevereiro de 1993, durante uma parada de seis meses entre as etapas da Zoo Tv Tour.
No ano de 2002, The Edge comentou sobre como surgiu uma das faixas do álbum, "Stay (Faraway So Close!)": "Nós tivemos a ideia, com Frank Sinatra na mente, de um verso nas sessões de 'Achtung Baby', que não tinha um lar. Era apenas a melodia do verso, e eu sempre gostei, então eu sempre lembrava. Então quando começamos a fazer Zooropa, eu peguei uma cópia da canção semi-acabada e acho que neste ponto ela tinha o título de "Sinatra Piece", ou o que seja. Então eu apenas tinha que pegar e escrever uma canção para Frank. E então eu vim com esta versão. Fiz uma demo em uma fita cassete de quatro pistas (4-Track) e toquei-a para o resto da banda. Então definimos a estrutura, demos um ritmo e assim aconteceu.
Mas levou um longo tempo para gravarmos ela, porque, originalmente, tivemos muitas guitarras e teclados na música, sobrecarregamos ela com idéias. E quando chegou a hora de fazer a mixagem final, uma das guitarras que eu tinha menos interesse em deixar na canção, ou em colocá-la apenas em alguma parte; acabou se tornando a parte da guitarra principal da música. Nos tivemos que despí-la de volta. Flood transformou-a num grande mix. E, na verdade, nós tentamos remixar a música e fazer dela uma nova versão que seria incluida na coletânea 'U2 The Best Of 1990-2000', mas no final pensamos: "o mix da versão original foi feito tão rapidamente, que tem que haver uma mixagem ainda melhor se nós apenas dedicarmos algum tempo para isso." Não conseguimos vencê-la - ela tem essa vibe que é tão sutil. Você sabe, é uma espécie de uma peça magistral de trabalho. Então, eu fiquei muito feliz quando não fizemos esta remixagem e assim, incluimos a versão original na coletânea. Isto restaurou minha fé na captura de um momento e fiquei convencido como a música é realmente algo tem que acontecer de forma espontânea. Não é algo que você pode realmente trabalhar em um longo período de tempo."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...