PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

As referências literárias ocultas na canção "Silver And Gold"

Na letra da canção "Silver And Gold" escrita por Bono, existem várias referências literárias escondidas, que são bastante impressionantes, considerando que Bono escreveu isso da sua cabeça, em pouco tempo em um quarto de hotel. A linha "I am someone" aparentemente foi tirada do líder negro dos direitos civis Rev. Jesse Jackson. Bono se refere ao poema de 1971 'I Am - Somebody', que apareceu no Vila Sésamo para promover a tolerância cultural. A letra de Bono sobre "os Capitães e os Reis (the Captains and the Kings)" é um aceno para Brendan Behan. Bono tirou isto do título de uma música que satiriza a alta classe inglesa, retirado de sua peça 'The Hostage', que trata da luta do povo irlandês pela liberdade.
Em uma edição de 1986 da revista Propaganda, Bono disse que o verso mais importante da música era "These chains no longer bind me, nor the shackles at my feet. Outside are the prisoners, inside the free." (Estas correntes não me prendem mais. Nem as algemas nos meus pés. Lá fora estão os prisioneiros. Dentro os livres {deixem-os livres}".
Foi inspirado nas memórias de 1970 de Laurens van der Post, 'The Night Of The New Moon', que é sobre suas experiências em um campo de prisioneiros de guerra japonês: "a única maneira que ele sobreviveu foi por ver a insanidade de seus captores e vendo a sanidade do amor. Ele viu-os como sendo os prisioneiros, os prisioneiros para essa insanidade, prisioneiros para essa opressão, a posse de ódio. Ele se viu, o verdadeiro prisioneiro, como um homem livre, do amor."
Bono ainda revelou em 1986: "a linha que começou para mim foi um sobre um boxeador, a idéia de um lutador de campeonato em seu canto ser instigado por seu treinador. É um esporte que eu acho interessante cada vez mais desde o ano passado. Acho que há um monte de aspectos muito sórdidos, um pouco como a luta de galos, ou algo assim, mas a imagem era muito poderosa para a canção." Ele também disse que "Silver And Gold" marcou a primeira vez que ele havia escrito uma canção "que vem do ponto de vista de outra pessoa. Músicas do U2 são sempre do meu ponto de vista, mas este é um ponto de partida para a terceira pessoa." Soa familiar com várias entrevistas sobre a composição do álbum 'No Line On The Horizon'. Estas coisas andam em círculos......
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...