PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 30 de setembro de 2018

A Entrevista: U2 no The Sunday Times (Inocência e Experiência) - Parte 02


O The Sunday Times publicou uma entrevista com o U2, realizada por Chrissy Iley no Boston Garden pela perna americana da eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018.

Estou de volta ao Boston Garden. Nas entranhas sinuosas do edifício, a equipe de produção do U2 se entrelaça perfeitamente. Eles fazem isso todos os dias e a maioria deles faz isso há anos com uma lealdade inquestionável. A maioria da equipe de produção é composta por mulheres, mulheres que fazem as coisas. Elas estão de calça jeans escuros e Converse.
Eu me arrisquei nos bastidores com o U2 duas décadas atrás. Havia um uniforme diferente na época - um vestido flutuante e sapatos de plataforma, e as mulheres corriam, não oscilavam, em saltos vertiginosos pelos estádios.
Eu encontro Adam Clayton no bunker de guitarra debaixo do palco. Ele me dá um tour pelo local. O técnico de The Edge, Dallas Schoo, está cuidadosamente debruçado por cima de suas 33 guitarras. Os baixos de Clayton são cerca de 18 - mas compensam em brilho. Ele deu-lhes nomes: há uma guitarra lilás com uma correia cheia de tachinhas que ele chama de Phil Lynott, pro causa do vocalista do Thin Lizzy, e uma com uma correia mais gótica que ele chama de The Cure.
Adam Clayton está usando uma camiseta da Vivienne Westwood e perfume Sandalwood. Seu corpo está definido. Ele gosta de malhar.
Ele fica contente quando eu conto a ele sobre o show de 10.000 horas. "Ah sim, de Gladwell." Ele sorri.
Nós improvisamos algumas cortinas para fazer nossa entrevista, que acontecerá enquanto ele estiver com seu fisioterapeuta. Logo ele veste apenas uma toalha. O fisioterapeuta está em turnê com a banda e Adam Clayton recebe o tratamento antes de cada show.
"Eu malho muito. Eu corro e faço musculação pela manhã, de modo que me deixa rígido, e depois no show, carregando o baixo, existem várias outras peculiaridades ocupacionais que afetam o corpo. Eu tenho que ter certeza que elas não se desenvolvam em problemas reais. Foi um pouco chocante saber que as coisas que você poderia fazer nos seus vinte ou trinta anos em termos de ser um tocador de instrumento, quando você chega aos quarenta e cinquenta anos, causam lesões por esforço repetitivo".
Ele quer dizer síndrome do túnel do carpo? Ele está tocando seu baixo e seus dedos não se movem?
"Exatamente. Mas, na verdade, para mim, um problema a mais é o que ele faz com meus quadris e parte inferior das costas, ombros e pescoço. Você fica tão rígido que não consegue virar, você não consegue se mexer".
Hagen, o fisioterapeuta, é alemão e fala com um sotaque alemão-irlandês. Ele tem mãos fortes que parecem saber o que estão fazendo. Observar alguém ser massageado é bastante meditativo. "Isto é. Você quer se certificar que seus canais estejam abertos quando você estiver no palco", diz Adam Clayton. "Você não quer pensamentos aleatórios passando pela sua mente".
Houve um período na década de 1990, quando ele estava cheio de pensamentos aleatórios e excessos aleatórios. O educado cavalheiro foi à loucura. Ele se apaixonou por Naomi Campbell. Seu orgão masculino estava na contracapa de 'Achtung Baby', sua timidez inerente substituída pelo exibicionismo desenfreado. Ele percorreu um longo caminho desde então. Ele é casado com Mariana Teixeira de Carvalho, ex-advogada de direitos humanos do Brasil, e tem uma filha, Alba. Hoje em dia, seus vícios terminam sendo suas camisetas de ginástica e de grife.
"Eu uso apenas 6 ou 7 baixos. O Edge usa 30 guitarras diferentes. Ele é quem procura a perfeição sonora. Quando começamos, a partir de 1976, o som de uma banda punk era a coisa mais poderosa que um adolescente podia ouvir, e todos os baixistas eram estrelas. Era muito mais legal que a guitarra. Nós também somos um pouco mais misteriosos por trás. Atualmente, os discos mais modernos são de baixos e baterias programadas e sintetizadas. Não é real".
Ele acha que o preço que ele pagou em seu corpo por ser músico não é nada comparado ao que fez com Larry Mullen.
"Ele tem que ter fisioterapia uma hora antes do show e uma hora depois. Ele está sofrendo com dor e seus músculos precisam funcionar. A bateria é a coisa mais debilitante que você pode fazer. É como uma carreira esportiva, onde você não deveria estar fazendo isso depois dos 35 anos, mas ninguém sabia disso quando o rock'n’roll começou. Ninguém percebeu que poderia ser uma longa carreira. Eu acho que os músicos de jazz dos anos trinta e quarenta poderiam ter descoberto isso e essas pessoas provavelmente não estavam fazendo o suficiente para ter médicos para ajudá-los. Eles provavelmente se medicaram com heroína. Se meu pescoço estiver rígido e dolorido, eu vou tomar um Aleve".
Três turnês consecutivas tiveram um efeito cumulativo. "Tem sido bom para a banda tocar e para deixar a banda bem amarrada e quando você vê o quanto Edge participa - canta, toca teclado, guitarra, Edge está no topo do jogo. Bono aprendeu a dominar, a dominar esses palcos, mas acho que faremos uma pausa. A turnê de The Joshua Tree foi um trem desgovernado. Nós a estendemos porque era popular e se adequava ao nosso cronograma porque a data de lançamento do nosso álbum foi alterada. Muitas pessoas trabalham mais do que nós, mas acho que precisamos de uma pausa agora. Estar na frente de um público tão entusiasmado é uma recompensa incrível, mas ficar longe de casa durante a maior parte do ano é cansativo".
Adam Clayton está ansioso para férias "com o resto dos rapazes no sul da França". Todos eles têm casas próximas umas das outras na Riviera Francesa. É extraordinário que eles trabalhem juntos, mas também queiram férias juntos. "Sim, é perverso, alguma síndrome masoquista. Todos agora têm filhos e há um grupo de amigos que giram em torno disso, por isso é uma comunidade e é bom passar algum tempo juntos".
Todos eles ainda gostam um do outro? "Sim, eu ainda acho que Bono, Larry e Edge são as pessoas mais fascinantes da minha vida. Eles constantemente me surpreendem em termos de sua visão, seu desenvolvimento, sua inteligência. Quando você encontra pessoas assim, você se agarra a elas. Nós não fizemos nada para envergonhar nossos eus mais jovens. Nós éramos jovens saindo dos subúrbios de Dublin que não sabiam nada, mas tinham um certo idealismo de como pensávamos que o mundo deveria ser e nós honramos isso. Nossas turnês sempre foram baseadas em mais do que efeitos, barulhos e vídeo. Elas significaram algo. Você aprende as coisas conforme vai seguindo. Tentar comer o mais saudável possível e estar em um estado de espírito saudável ajuda você".
A banda leva um chef em turnê para garantir que eles comam de forma saudável. "Eu fui vegetariano. Eu ouvi muito sobre o negócio de processamento de carnes que eu não confio em nada. Eu tenho altos níveis de mercúrio no meu sangue, então eu não como peixe. Eu não bebo álcool há 20 anos, e essa foi uma vida completamente diferente, mas percebo que outras pessoas estão indo nessa direção. Existe agora uma teoria de que até mesmo uma única bebida é prejudicial. Eu acho que é um pouco extremo e um zum zum zum um pouco destruidor, mas parece que o álcool está sendo pensado como possivelmente causador de câncer".
Não é muito rock'nroll, é? Mas se o rock'n'roll antigo era viver pelo momento, o novo desafio é a longevidade e não perder relevância.
Após o show, no bar do hotel em uma área cercada, ainda haverá champanhe e The Edge será o único membro da banda socializando porque Edge nunca faz extremos.
Adam Clayton continua: "Quanto mais tempo você estiver fora, mais fácil é, mas eu nunca posso tomar nem que seja apenas um. Eu vejo pessoas que bebem meio copo de vinho e fico ansioso pensando em como você pode deixar a outra metade? Mas há aquelas pessoas que podem tomar apenas um copo e deixá-lo e as pessoas que, no minuto em que têm um, aquilo sobe e o humor muda. É uma droga poderosa e uma indústria poderosa. Eu me pergunto se a legalização da maconha será competitiva".
Eles trabalharam nos últimos quatro verões, seja em turnê ou gravando. Adam Clayton aguarda com expectativa o tempo com a família e aproveitar o primeiro aniversário de sua filha. É difícil dizer se estou percebendo que isso pode ser o fim ou se ele está apenas esperando pela pausa.
"Albe realmente ama bater em instrumentos musicais. E ela tem um olho para olhar para a luz e perceber. Fico feliz em dizer que há fortes sinais de que existe uma alma artística lá".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...