PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os problemas vocais enfrentados por Bono nas gravações de 'POP' e na turnê Popmart


Em 1996, o U2 iniciou as gravações do álbum 'POP', e no decorrer das sessões em estúdio, Bono começou a se sentir incomodado.
Ao gravarem a canção "Do You Feel Loved", Bono disse: "Nós queríamos fazer uma música sexy, agradável. E nós quase conseguimos. A minha voz sussurrada no verso não decola. A verdade é que eu estava com um problema. No começo eu achava que podia ser do cigarro. Particularmente estúpido, eu no começo dos meus 30 anos de idade, troquei os cigarros fumados durante a Zoo TV, por cigarros Camel. Mas eu não acho que foi só isso. Eu acho que eu tinha danificado a minha voz."
Segundo Paul McGuinness, o empresário da banda na época, Bono forçou isto: "O Bono começou a fumar tarde. Eu já era um ex-fumante e me lembro de dizer para ele: ‘Eu não acredito que você começou a fumar. Você não está preocupado em danificar a sua voz?’ Ele disse: ‘Esse é o problema. Eu gosto do que isso está fazendo com a minha voz’. Estava dando um timbre mais áspero, mas estava sujeito à problemas. E já estava começando."
Adam Clayton disse que Bono enfrentou muitas dificuldades nas gravações de 'POP', e que eles chegaram a cogitar que o problema fosse da localidade do estúdio: "O Bono tinha bons e maus dias. Algumas vezes a sua voz estava presente e era ótima e outras vezes estava irritada e acabava indo embora por nenhuma razão aparente. Pessoalmente, eu acho que o problema podia ser o estúdio. Nós estávamos bem próximos à uma fábrica de concreto e se você deixasse alguma coisa do lado de fora, depois de alguns dias estaria coberto de poeira. Eu acho que se você tem cordas vocais sensíveis, provavelmente poeira de concreto não é uma boa coisa."
Os problemas com a voz de Bono pioraram muito durante a turnê Popmart em 1997/1998, e no show em Sarajevo, sua voz chegou a sumir completamente no palco, e cogitaram cancelar o show devido ao estado de Bono na noite anterior.


Quando a turnê do U2 chegou ao fim, os problemas continuaram. Bono tinha um inchaço nas cordas vocais, que não era um nódulo, e que não desaparecia. O vocalista ficou com medo que fosse um tipo de câncer.
Bono então fez uma pequena cirurgia, que poderia definir o futuro dele, e do U2. Mas felizmente, foi constatada apenas uma alergia nas fossas nasais. O médico disse: "Vou te dizer uma das coisas à qual é realmente alérgico. Plantas do deserto. Las Vegas é terrível para você. Felizmente, você é da Irlanda e lá não há muitos desertos."
Bono então entendeu: "Claro, a turnê Popmart passou por Las Vegas e foi aí que a minha voz piorou."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...