PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Os segredos por trás dos elementos visuais da turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE - Parte 2


O astrofotógrafo e artista timelapse Jeff Frost teve seu trabalho requisitado para criar elementos visuais para a turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE - visto em canções como "City Of Blinding Lights", "Miracle Drug" e "With Or Without You".
O U2 está na cidade de Nova York, em uma temporada de três semanas de duração no Madison Square Garden, então Frost contou ao The Creators Project sobre como fazer arte com o Grande Colisor de Hádrons, sua adolescência rebelde e sobre como registrou imagens da sacada do quarto de hotel de The Edge.

The Creators Project: Como foi fazer arte no CERN?

Jeff Frost: Grande Colisor de Hádrons para quem não sabe, é o maior máquina que o homem já criou. É um anel de 22 milhas de ímãs de 100 metros no subsolo que esmaga partículas juntas quase à velocidade da luz. As peças das partículas vão voando em partículas gigantescas "câmeras" (detectores), a maior das quais é de sete andares de altura. Existem milhares de cientistas de vários países que são normalmente inimigos mortais, como Índia, Paquistão, Israel e Irã, todos trabalhando juntos tentando descobrir do que o universo é feito de uma escala muito pequena. É uma manifestação de vida real dos melhores traços de humanidade em grande escala.

Uma vez que as equipes para as diversas experiências diferentes ficaram sabendo que um cara estava vindo fotografar e gravar para a turnê do U2, chegaram muitos competitivos tentando superar uns aos outros para acomodar meus pedidos loucos. Eu iria em um experimento e basicamente dizia: "Olá, você poderia parar o progresso científico da humanidade e desligar as luzes por quatro horas para que eu possa fazer algumas fotos bonitas?" Em um experimento (Aegis), localizado na fábrica de antimatéria, um jovem físico chamado Ruggero fez lasers para nós do zero, porque ele pensou que fariam as fotos ficaram melhores (ele estava certo, eles fizeram). O fotógrafo local, Max, me emprestou sua cara configuração de câmera durante a semana inteira sem um segundo pensamento. Até chamaram um certificado eletricista para desparafusar uma luz de emergência irritante que não podia ser desligada.

Em um ponto, eu estava conversando com o físico que fez essa incrível canção de metal de dados obtidos pelo experimento. Eu mencionei se era permitido ir até o maior detector, ATLAS. Ele me disse que nem sequer deixam ele mesmo ir lá por baixo. Eles realmente fizeram o máximo que podiam, e não sei como lhes agradecer. Os leigos devem assistir ao fantástico documentário Particle Fever para uma introdução sobre a loucura e a magia do CERN.

The Creators Project: Como o U2 se envolveu em todo o processo?

Jeff Frost: Realmente não sou do tipo que fica mexido na frente de uma estrela, mas quando Bono veio até mim em minha primeira reunião de criação com a banda e disse (na frente de todo mundo): "Jeff, somos fãs do seu trabalho.", eu me ouvi falar em câmera lenta: "Eu ouço vocês desde que eu era criança!" Eu provavelmente parecia um garoto. Bono não perdeu o ritmo e respondeu: "bem, como você cresceu." Outro grande momento aconteceu no ensaio onde Bono fez uma pausa para observar: "Lindo isso, Jeff Frost, lindo" do palco. É uma pena que eu perdi. Eu estava gravando! Eu também fiz várias fotos da sacada do quarto de hotel de The Edge no 67º andar. Tudo isto, quero dizer, a banda estava muito presente e envolvida.

Toda a equipe trabalhou em diversas funções e foi brilhante: Willie Williams (diretor do show), Es Devlin (designer do palco), Morleigh Steinberg (coreógrafa), Sam Pattinson, Gavin Friday e uma equipe fenomenal de editores de vídeo e designers gráficos: Ben Nicholson, Casey Hupke, Chris Shone, Luke Halls e Dave Shepherd.

Willie veio até mim com as canções que precisam de um conteúdo, me deu notas sobre o que poderia possivelmente ser trabalhado, e então me deixou com meus próprios dispositivos para esboçar e construir. Depois que uma cópia de trabalho foi criada, os visuais foram testados em ensaios. Então notas foram dadas, direções foram mudadas (às vezes radicalmente) e aperfeiçoamentos foram feitos. Este processo foi repetido em quase todos os dias durante semanas. Foi um ótimo ambiente, porque todos deixaram seu ego de fora e todos ajudamos uns aos outros.

The Creators Project: Como é que as fotos interagem com a música?

Jeff Frost: "Where The Streets Have No Name", há algum tipo de energia estranha no trabalho no deserto. Ele permeia o meu trabalho lá como que permeia o álbum inteiro de The Joshua Tree. Os visuais consistem em cenas no deserto e ilusões de ótica, que pintei em casas abandonadas. A maioria das pinturas foram feitas na mesma área geral, como a capa do álbum The Joshua Tree. A canção termina com um clipe de timelapse de círculos concêntricos criado por pintura de luz com as estrelas no céu. Ele combina perfeitamente com o hipnótico ecoando na guitarra outro da música. Acho que esta é a gravação que Bono observou nos ensaios.





Para "City Of Blinding Lights", eu tenho trabalhado em uma técnica que eu chamo de 'pintura de luz reversa' nos últimos dois anos para um novo curta-metragem, Circuit Board Species. Em vez de ondular as luzes ao redor na frente de uma câmera, você ondula com uma câmera ao redor na frente das luzes. Ideia simples, mas a execução pode ser incrivelmente difícil. Não só estou criando uma única imagem. Estou criando um lapso de tempo de milhares de imagens. A banda viu uma prévia não concluída deste filme, que contou com abstrações de Los Angeles e parecia ser um ajuste óbvio. Esta é a canção que apresenta as fotos que eu fiz na varanda do hotel The Edge.





The Creators Project: Você viu as conexões entre a estrutura e o U2 enquanto você estava tirando fotos, ou foram colocados juntos depois de pronto?

Jeff Frost: Os dois. Parte do conteúdo foi adaptado de meus filmes de arte, que foram passados em torno de um bit. Outros trabalhos foram gravados por solicitação ou para incluir certas músicas ("City Of Blinding Lights", "Miracle Drug"). A beleza de tudo isto é que eu vou ser capaz de usar esse mesmo conteúdo juntamente com uma montanha de material que não acabará sendo usado para a turnê, para completar meu próprio filme.


Do site: The Creators Project

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...