PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 8 de abril de 2024

As revelações de Gavin Friday sobre a reimaginação de 'Pedro e o Lobo' com Bono - Parte III


Durante a gravação do álbum 'The Joshua Tree' do U2 em 1985, Bono convocou Gavin e Guggi ao pub local, conhecido como The Gravediggers, para pedir um favor, contou Guggi em uma entrevista de 2019. "Ele disse: 'Olha, eu quero pintar. Estamos montando esse álbum, estamos fazendo esse disco, mas preciso me afastar disso'", Guggi disse. "Bono sempre amou pintar, e pintamos juntos quando crianças, quando adolescentes".
"Estarei muito ocupado, mas quero ver meus amigos", disse Bono, "então por que não nos reunimos e pintamos todas as quartas-feiras à noite?"... 'Tenho ótimas lembranças disso', disse Gavin. O trio - Gavin, Bono e Guggi acompanhado por um quarto amigo, o falecido artista Charlie Whisker, que viria a dirigir vídeos para U2 e Bob Dylan, entre outros - reuniam-se semanalmente e pintavam em uma sala reservada na Danesmoate, a grande casa georgiana em Rathfarnham, no sul do condado de Dublin, onde a banda estava gravando 'The Joshua Tree' e a encheu de materiais de arte. "Adam amou tanto aquela casa que, quando terminaram de gravar, ele a comprou, embora tenha se livrado de todos as pinturas que fizemos, tenho certeza".
Depois que 'The Joshua Tree' foi lançado, os amigos organizaram uma exposição coletiva em Dublin de suas obras de arte chamada 'Four Artists, Many Wednesdays'. A exposição também incluía fotografias que Bono havia tirado em sua primeira visita à África durante a fome na Etiópia em 1985, e mais tarde reuniu e publicou o livro de tiragem limitada, 'A String Of Pearls'.
"Na verdade, voltamos a ser meninos, pirralhos", disse Gavin. "A tinta era a cola. A pintura foi a desculpa mesmo... Foi algo que sempre tivemos em comum... Morávamos todos na mesma rua. Guggi conhecia Bono desde que ele tinha, eu acho, 5 anos, e eu conheci os dois quando tinha cerca de 14 anos. Eu tinha medo deles. Eu não chegaria perto deles. Eles eram meio protestantes, meio católicos e irmãos de Plymouth. Mas era uma cola, porque pintar era realmente a única coisa que eu fazia bem na escola.
"Quando olho para trás, você não consegue articular certas coisas quando criança, mas você sabe instintivamente", continuou ele. "Um dos grandes ímãs entre nós três - porque nos aproximamos muito e ainda somos próximos - acho que foram nossos pais. Nós três tivemos relacionamentos difíceis com nossos pais. E o mais louco é que todos os três pais se chamavam Robert. Eu disse ao Bono, você precisa ter um capítulo em seu livro chamado 'The Three Roberts'! E ele disse: 'Esse é o seu livro'."
"Foi aquela época estranha em que os irlandeses não tiveram o amor enquanto cresciam, mas eram muito duros com os filhos, especialmente quando eles eram rebeldes. E eu era um rebelde… Bono também, e Guggi também", disse ele. "Eu acho que isso e então nosso amor pela leitura e poesia e pelas artes, e Bowie e punk... mas realmente aquela coisa do pai não gostar de você e te incomodar, pesa no seu ombro... essa foi a cola subliminar que manteve nosso vínculo e foi muito difícil…e o pai do Guggi, que foi o mais duro de todos, durou muito tempo. (Guggi perdeu seu pai Robbie, patriarca da família Rowen, para COVID em 2022).
O que os pais passam para os filhos – há uma conexão com o próximo álbum de Gavin Friday.
"Há uma raiva aí, um antifundamentalismo também. Devo dizer que um ex-presidente - e espero que ele seja para sempre ex-presidente - trouxe de volta muito veneno punk em mim", disse Gavin sobre o ex-presidente dos EUA, cujo pai, Fred, era um homem infamemente desagradável e emocionalmente contido. O ex-presidente "abriu feridas que estavam bem costuradas", disse ele. "O motivo pelo qual você está vendo a ascensão desses caras estúpidos da extrema direita em todo o mundo é que ele lhes deu a porra da licença e eles saíram da sujeira.
"Sou otimista, mas acho que você tem que levantar a mão e voltar a ser punk", continuou ele. "É hora de ser real. Então, o novo álbum é contundente…. Digamos que o bebê esteja na incubadora. Ainda não saiu do hospital, mas vamos conversar quando sair, com certeza".
Enquanto isso, Gavin espera que 'Pedro e o Lobo', o filme, o livro e o novo álbum sejam um "bálsamo" para um mundo conturbado.
"Se alguém está passando por uma perda - a perda pode ser a perda de um amigo, pode ser um dos pais, pode ser até mesmo você perder seu cachorro [como ele recentemente] - para tentar... Vejo isso quase como um bálsamo, isso é a palavra", disse ele. "Um bálsamo para explicar a perda para eles de uma forma divertida e um pouco assustadora. A mensagem é: não há nada a temer. Você sabe, o grande mundo mau lá fora só será um mundo grande e mau se você fizer dele um mundo grande e mau".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...