PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 1 de abril de 2024

A entrevista de Adam Clayton para a Bass Player em 2006 - Parte I


No dia 13 de Março, Adam Clayton completou 64 anos de idade! 
Com um frontman envolvente, um dos guitarristas mais inovadores do mundo e um baterista sólido, você não precisa ser um cientista espacial para descobrir como tocar baixo no U2. Mas há uma história mais profunda por trás da precisão do estilo de Adam Clayton.
Quando Edge sai no meio da música para explorar novos mundos melódicos etéreos, é Adam quem assume o comando e conduz as músicas através de suas mudanças. E quando há espaço para preencher entre as frases líricas cadenciadas de Bono, as contramelodias inteligentes de Adam atendem ao chamado. Seja qual for a música, Adam está lá com a linha de baixo e o tom perfeitos.
Um garoto de Dublin, Irlanda, que cresceu ouvindo Beatles, Adam Clayton está agora com mais de 40 anos de carreira tocando em uma das maiores bandas de todos os tempos, um grupo de amigos de infância que uniram forças para governar o mundo da música.
O U2 recentemente levou sua exploração incansável de novos estilos de terreno para o Sphere em Las Vegas. Cada noite, provando que a química entre eles ainda é orgânica, mesmo depois de tantos anos tocando juntos.
No ano de 2006, Adam Clayton deu uma entrevista para a Bass Player.

Qual é a chave para montar um grande show?

Geralmente procuramos músicas rápidas. Midtempo é um inferno – você não pode ter um log-jam dessas músicas. Começaremos com andamentos mais rápidos e depois passaremos para algo mais lento, em vez de midtempo. Isso é difícil, porque músicas rápidas são muito mais difíceis de escrever. Tentamos definir um contorno – construímos o ritmo, depois trazemos as pessoas de volta para baixo e depois entramos no encore. A essa altura, já temos alguma licença para tocar músicas acústicas.

Você entra em uma zona antes de subir ao palco?

Se estou preocupado com outras coisas antes de continuar, não é uma coisa boa. Seu estado emocional antes de subir ao palco pode determinar o resultado do show, e é crucial continuar com o estado de espírito certo para projetar confiança. Eu gostaria de poder ser mais específico, mas apenas limpo minha cabeça e me concentro.

Quando você toca, você pensa nas notas ou confia na memória?

Acho que é uma mistura dos dois. Posso confiar na memória, mas se não me obrigo a pensar nas notas, minha mente divaga, e não é isso que quero no meio de um show.

Você tenta combinar a vibração emocional de cada música?

Definitivamente. Há um elemento de teatro naquilo que fazemos; entrando no personagem de cada música. Chame-a de escola de performance musical de Lee Strasberg. É saber ficar de pé, segurar o baixo e onde estar no palco.
Se eu não estou nesse personagem, então não estou me conectando. Talvez essa seja a grande diferença quando as bandas tocam suas próprias músicas em vez de covers. Quando são músicas suas, você tem um relacionamento mais profundo com elas.

Edge usa muitos efeitos. Como isso influencia seu som?

Costumávamos ter uma regra – provavelmente é boa – de que apenas um instrumento poderia ter efeito sobre isso a qualquer momento. Geralmente é o Edge. No início eu brincava com chorusing, phasing e flanger, que às vezes usava como um up para distorção.

Você e Edge ainda sintonizam algumas músicas?

Sim, isso é uma ressaca antiga da maneira como costumávamos fazer as coisas. Sempre afinamos meio tom para dar ao Bono um pouco mais de espaço.

Você também afina para poder usar mais open strings?

Exatamente. É por isso que há tantas mudanças de instrumentos durante o show. Eu gostaria de poder usar apenas um baixo e tocá-lo do começo ao fim.

Quando você escreve linhas de baixo, você começa com uma ideia ou experimenta até encontrar algo que goste?

Sempre tenho um ponto de partida na cabeça. Muitas vezes é assim que ouço a bateria. Quando ouço uma parte de bateria, reajo instintivamente: ou para empurrá-la, para passar sob dela, ou para contorná-la. Baixo e bateria precisam ter química – conversar um com o outro.

Qual é a parte difícil do seu trabalho?

Não possuo o tipo de técnica que me permita passar ideias com rapidez e facilidade. Sou instintivo quando se trata de procurar um som diferente. Começo com o oposto do que sinto que já foi feito antes, e muitas vezes isso é algo que não acho fácil de tocar.
A partir dessa posição extrema, trago de volta ao centro e gradualmente refino até ficar mais convencional. Se você começar do lugar óbvio, será difícil entrar em um novo território.

Você já tentou se afastar de tocar demais?

Não. Às vezes fico um pouco frustrado por sempre tocar eighth-notes. Mas no final das contas, tocamos músicas ao vivo e é isso que funciona. eighth-notes impulsionam a banda, são propulsoras e formam a base para o que Edge e Bono estão fazendo. Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso.

Parece que você encontra diferentes maneiras de tocar eighth-notes, por exemplo, usando os dedos ou uma palheta. Em "Beautiful Day", que tem uma linha marcante de eighth-notes, você toca com os dedos. Por que?

Sabe, Bono sempre quis que eu tocasse aquela parte com uma palheta, porque ele via isso como uma linha mais percussiva e motriz. Mas achei muito difícil tocar aquele riff em particular com palheta. Eu podia ouvir e tocar com os dedos, mas toda vez que tentava com uma palheta, me atrapalhava. Eu não sei por quê.
Agora eu acho que se eu usasse uma palheta, seria um pouco mundano, porque você teria o baixo e a guitarra apenas conduzindo o mesmo riff, e não seria tão sexy quanto passar sob a parte da guitarra com os dedos.
Tenho uma reação física diferente ao tocar com os dedos. Não há nada como aquele contato de puxar as cordas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...