PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

The Sunday Times: Bono fala sobre morte, impostos e o novo disco do U2 - Parte II


O novo álbum de U2 é uma obsessão com a morte - mas é um sucesso. Bono, sob fogo cruzado por seus assuntos tributários, responde aos seus críticos e também coisas sinceras sobre sua família - Parte 02

O U2 nunca foi uma banda sutil, nem fingiu ser. O rugido e a fúria dos sucessos dos anos 80 como "I Will Follow" ainda estão em pé, embora seu poder musical tenha se tornado mais comedido após 'Achtung Baby' (1991), com seu forte humor e experimentação sônica. Para a vertiginosa "Vertigo" de 2004, os quatro de Dublin se tornaram a maior banda do planeta, mas sua música tornou-se mais vaga e com preenchimentos épicos.
'Songs Of Experience' é um retorno muito forte. Com a guitarra característica de Edge, é o mais simples do que foi há anos.
"Você tem que ver a luxúria do rock progressivo", Bono sorri, enquanto ele cita 'Tapestry' de Carole King e canta uma de suas novas músicas como se fosse uma balada de piano desse disco. O som atual da banda, então, é otimista, mas Bono muitas vezes parece perdido. Infelizmente, em algum momento, ele canta: "O fim está aqui".
Não é só ao seu apocalipse pessoal ao qual ele é dirigido. Também aborda o recente apocalipse liberal. Sua franqueza está em sua face, realmente. Pegue "The Blackout", uma arma militar com a linha "democracia é deixada para trás", seguida de: "este é um evento de extinção?" É tão sutil como queimar uma efígie de Trump. Este ano, um show do U2 em St Louis foi cancelado devido a problemas raciais. Como Bono, uma nova-iorquino em parte do tempo, sente que o país que mexeu com ele quando criança em Dublin o mudou em 2016?
"As pessoas estão agindo como se algo tivesse morrido", diz ele. "É uma dor. A morte da inocência. Vivemos com a ideia de que as coisas se tornariam mais justas. Os direitos das mulheres. Os direitos dos homossexuais. Isso estava acontecendo. Então isso parou."
Foi complacência? "Sim", ele diz. "As pessoas acreditavam na evolução espiritual por seus próprios meios, mas não há provas disso".
Em fevereiro, em seu segundo trabalho como filantropo, Bono foi criticado por uma sessão de fotos com o vice-presidente Mike Pence. A reunião foi estranha. O esforço de Pence para uma "mordaça global" reduz a ajuda às mesmas mulheres na pobreza que Bono procura ajudar na campanha Poverty Is Sexist.
"Mike Pence é uma pessoa com a qual eu posso trabalhar", diz Bono. "Eu posso não concordar com ele, mas acredito nele quando ele fala. Tenho simpatia pelos idealistas. Se você pode ampliar a abertura desse idealismo, você pode ser apaixonado, digamos, pelo meio ambiente ou pelos pobres. E os liberais devem ter cuidado com a indiferença atroz de pessoas que têm visões completamente conservadoras".
Uma reunião com Trump, no entanto, não. "Não posso encontrá-lo porque ele não diz a verdade. Eu tenho bons amigos no Partido Republicano ... Eles acabaram em lágrimas, e as pessoas ficaram envergonhadas de que o Escritório Oval tenha se tornado a WWE".
Bono conheceu a maioria dos políticos mais importantes de sua era. Alguns relacionamentos fortes permanecerão assim. Sobre Aung San Suu Kyi, no entanto - para quem o U2 escreveu uma música - Bono disse: "Até que eu consiga um contato, eu não quero falar muito [sobre a crise de Rohingya]". Ele estava esperando uma chamada com ela por telefone para ter um resumo de sua posição, mas ela não aceitou seu pedido para uma ligação, o que levou a uma declaração do grupo sobre mentes exploradas e corações partidos. Quando ele fala sobre isso, no entanto, ou sobre os Estados Unidos, ou sobre suas esperanças frustradas após a Primavera Árabe, é claro que muito pelo qual ele lutou sofreu colapsos em sua volta.
Ele menciona uma citação do ativista Wael Ghonim: "O poder das pessoas é muito mais forte do que as pessoas no poder." É lindo", ele diz. Sua voz treme. "Terminou não sendo verdade".

No dia seguinte, Edge tocava guitarra em frente à TV. Era um estúdio portátil.
Sobre 'Songs Of Experience', Edge diz que "a simplicidade é onde a música está", e cita o disco Anti de Rihanna como inspiração. "É tenso", ele diz sobre o novo disco. "Não há ideias sem terminar". Ele está certo. As letras são apresentadas em um minucioso processo. Uma música, "You’re The Best Thing About Me", sobre Ali, a esposa de Bono desde 1982, tem uma coda de "Por que eu estou indo embora?"
Bono diz: "Isso vai sair em todas as manchetes! Está preparado? Eu estou mesmo!"
"Eu nunca quis dar este desprazer para Ali de fazer uma música sentimental, então escrevi uma crise de meia-idade. É um retrato de um idiota". Ele continua explicando que ele teve um pesadelo em que ele deixava sua família e acordou chorando. Dizendo ser um brincalhão em casa, ele contou que falou: "Fui até a cozinha e disse: 'meu pobre bichinho de estimação, você iria embora, verdade?'"
Ele fala com doçura quando o assunto é sua família. É aí que, em suas filhas Eve e Jordan, ele vê a esperança para o mundo.
Como sinal de mudança de atitudes, a Irlanda planeja realizar um referendo sobre o aborto. "Minhas filhas estão muito envolvidas", ele diz sobre a votação, prevista para o próximo ano. "Mas dizer às mulheres o que elas têm que fazer com seus corpos é inaceitável, e acho que os irlandeses sabem disso." Será que sua voz será ouvida mais perto desse momento? "Eu não sei", diz ele. "Eles podem não querer minha bandeira lá. 'Está tudo bem, Bono. Nós cuidamos disso!'"
Ele está muito atento sobre o crédito que a crítica e os satiristas lhe dão.
No álbum de estréia do U2, 'Boy', Bono cantou: "Eu senti que o mundo poderia ir longe / Se eles ouvissem / O que eu disse." Parece que ele tem sido arrogante desde os 20 anos de idade. Ele acha engraçado, dizendo que a linha é "em um clima encantador e nostálgico - esse é um dos melhores álbuns de estréia ... que alguma vez já fizemos." Ele sorri, pensando novamente naquele protesto profético de uma linha. "Sim", ele diz, levantando uma sobrancelha. "Como estamos nesse projeto?"
O terraço estava cheio de fãs. Alguns tentavam dar para Bono uma cesta de produtos lácteos feitos por brasileiras oprimidas, enquanto um fã com uma tatuagem do U2 realmente queria que ele visse seu braço. Essas pessoas vão chorar um dia por ele, mas qual será o seu maior legado? A estrela que enche os estádios e que ajuda os doentes e os pobres, ou "esse hipócrita" que disse às pessoas como se comportar? Uma divisão para tempos divididos.
No mês passado, Noel Gallagher contou uma ótima história sobre sair com Bono. Sobre ir à casa de Bono, assistir um discurso do presidente irlandês, um avião privado, Paris e Gallagher ligando sua TV para ver Bono conversando com o Presidente Macron. "Eu li", diz Bono, sorrindo. Gallagher disse que os três dias com Bono acabaram com ele. "Bem", Bono diz: "Noel é irlandês de todas as maneiras mais inspiradoras, mas ele está perdendo o que chamamos de "perna oca" [uma frase usada para descrever alguém que exagere no álcool sem mostrar sinais de efeito]. Ele realmente não bebe tanto. Eu pensei que era um dia calmo!"

Dos sites: The Times - U2 News
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...