PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 31 de dezembro de 2016

"Você não acreditaria quantas outras bandas de Dublin odiavam o U2 naquela época"


Irish Independent, 12 de Novembro de 2011

Peter McCluskey

Realmente esta foto me leva de volta no tempo. Foi tirada no camarim de um local em Dublin chamado McGonagles, na época do Natal de 1979. Esse sou eu com o óculos e jaqueta azul, com Bono e Ali Hewson atrás de mim. Ali está amaciando o cabelo de Bono, e ele está prestes a subir ao palco.
O cara com a cabeça baixa é Denis Rusk, o guitarrista da minha banda, The Strougers. Eu tocava guitarra.
Esse ano foi um dos momentos mais excitantes em nossas vidas.
Passei minha juventude na Navan Road, saindo com amigos, mas eu nunca fui bom em basquete ou futebol.
Depois veio o punk rock e qualquer um poderia estar em uma banda. De repente, todos os nossos amigos estavam vindo para nos ver tocar. Por acaso, acabamos fazendo alguns shows com o U2 em lugares como o Howth Community Centre e o Dandelion Market, quando eles também estavam apenas começando.
Você não acreditaria quantas outras bandas de Dublin odiavam o U2 naquela época. Eles odiavam porque pensavam que eles eram uma banda cheia de garotos ricos, ou pareciam arrogantes.
Tocando com eles, nunca achei que o U2 fosse aquilo que falavam. Acho que fui um dos seus primeiros fãs.
Bono foi sempre muito educado quando estávamos conversando com ele antes de um show. Lembro-me claramente que se você conversasse com The Edge, ele te dava total atenção. Ele não estaria brincando, ou distraído. Ele ouvia cada palavra que você dizia.
Em seguida, o U2 plugaria seus instrumentos e tocaria. Eu não posso explicar o quão bom o U2 soava tocando para 20 pessoas.
Para começar, Larry Mullen tinha vindo da Artane Boys Band, então ele era um bom baterista. Ele poderia fazer este barulho inacreditável. Edge tinha essa guitarra Gibson Explorer de aparência muito futurista, mas ele realmente podia tocar, e Adam completava o som.
No final de 1979, acabamos tocando no McGonagles na mesma noite que o U2 faria um show mais tarde.
Um amigo tirou esta foto na minha câmera Olympus, que tinha acabado de comprar. Eu me lembro de tirar várias fotos naquela noite e Bono sendo atingido pelo flash constantemente disparando, mas ele nunca reclamou.
Se você está se perguntando por que eu estou usando um blusão azul, já que eu era um punk naquela época, só vou dizer que era uma chuvosa noite de dezembro em Dublin e não ia me afogar vindo da Navan Road.
Não muito tempo depois desta foto, as coisas mudaram radicalmente para o U2. Nós paramos de tocar com eles e eles se mudaram para uma liga diferente, lançando um álbum e fazendo uma turnê na América.
Anos mais tarde, eu e o baixista dos Strougers, Hiney Shay, fomos para ver o U2 tocar um grande show no RDS. Encontramos seu empresário, Paul McGuinness, e, se lembrando de nós, nos deu entradas para o aftershow.
Fomos direto até Bono, que agora era uma grande estrela. Eu me lembro de Shay dizendo à Bono que sua namorada estava à caminho para a festa, e que ela era uma grande fã do U2.
Rindo, Bono começou fazendo à Shay todas estas perguntas sobre 'Jenny', depois desapareceu.
Pensamos que seria a última vez que veríamos ele. Mas, mais tarde à noite, ele voltaria e encontraria Shay e sua namorada. 'Você deve ser Jenny, namorada do Shay', Bono disse, e ele começou a listar todas estas coisas que ele sabia sobre ela.
Jenny não conseguia acreditar porque ela era uma grande fã de U2 e Bono sabia tudo sobre ela. Nós rimos e rimos.
As pessoas dizem para mim: 'sua banda e o U2 tocaram em Dublin juntos, e eles se tornaram super-estrelas globais e vocês não'.
Eles esperam que eu seja invejoso, mas eu não sou. Parabenizo o que o U2 fez, porque na noite que esta foto foi tirada no McGonagles, eu já tinha escolhido o U2 como uma banda com futuro.
Acho que é isso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...