PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 13 de dezembro de 2014

Histórias de Inocência: depois do primeiro encontro

'Songs Of Innocence' é inspirado nos primeiros dias do U2 em Dublin no final dos anos 70 – os shows que iam, os lugares frequentados por eles, os amigos que fizeram.

Bono responde perguntas sobre como tudo mudou após a primeira reunião do U2 na cozinha de Larry Mullen em setembro de 1976:

Foi um bom mês aquele então?

Sim, um mês muito bom. O que é interessante é que nos meses que antecederam a este, eu provavelmente estava na maré mais baixa na minha vida. Eu estava sentindo uma angústia de adolescente. Eu não sabia se queria continuar a viver, esse tipo de desespero. Eu estava rezando para um Deus que eu sabia que estava ouvindo.

Foram influenciados pelo punk rock então?

Não, isto não tem nada a ver com punk. Era setembro de 76. O punk tinha acabado de aparecer em Londres naquele verão. Adam Clayton vai para Londres no próximo verão. Londres estava pegando fogo. E ele volta com Strangler, Jam, Clash. Curiosamente, porém, nos primeiros ensaios, estávamos falando sobre a música que devíamos tocar. Todo mundo dava sugestões. Eu queria tocar os Rolling Stones, desde a fase High Tide e Green Grass, e os Beach Boys. Eu estava ficando cansado da coisa hard rock.

Hard Rock era...

Cabelo grande e solos de guitarra longos. Eu estava dizendo: "vamos voltar a esta coisa rock and roll". Então as pessoas disseram: "Oh, vocês já ouviu The Clash?" E então, vendo o The Jam no Top Of The Pops em 76, foi, "eles são da nossa idade! Isso é possível!" Então o Radiators From Space, nossa banda punk local, tinha uma música chamada... "Telecaster" ou algo do tipo: "Gonna push my Telecaster through the television screen/'Cause I don't like what's going down." Era uma coisa simples, então você poderia tocá-la.

E como a banda está neste momento?

Apenas ensaios ocasionais. Estamos tocando Eagles. Estamos tocando Moody Blues. Mas acontece que estamos transformando isso em porcarias. Na verdade, não somos capazes de tocar músicas de outras pessoas. A única música dos Stones que estávamos tentando tocar era "Jumpin'Jack Flash". Era muito ruim. Então começamos a escrever nosso próprio material, era mais fácil.

Eram os Ramones a grande influência de punk para você? Ou o Clash?

Ramones mais do que o Clash, apesar de que vimos o Clash a primeira vez em 77, em Dublin, e foi extraordinário. Havia uma atmosfera de violência, a sensação de que alguém poderia morrer. Mas sua música não se conectava da mesma forma que os Ramones fizeram.

Qual a conexão com os Ramones?

Eu não tinha a seriedade de Joe Strummer. Joey Ramone cantava como Dusty Springfield... Era uma voz melódica como a minha.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...