PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 12 de julho de 2022

Chas de Whalley, o produtor de 'U2 Three', fala sobre a primeira vez que viu a banda e revela que quase brigou com Bono na sessão de gravação


Chas de Whalley

"É junho de 1979 e estou no McGonagles – uma boate cafona de Dublin onde uma banda punk está tocando sob as palmeiras de plástico. Eles se chamam U2 e, para ser franco, são uma bagunça. Exceto pelo cantor, que é absolutamente fascinante.
Você não pode ouvir uma palavra que ele está cantando, mas ele tem todos os movimentos e muito mais. E não me refiro às formas padrão de rock'n'roll favorecidas pelo atual cara de Dublin do momento, Phil Lynott. O que esse adolescente tem na ponta dos dedos é algo tão teatral que você pode pensar que ele teve aulas de tragédia jacobina com Ian McKellen.
Grito no ouvido do meu companheiro: "Esse cara vai ser outro Sensational Alex Harvey ou outro David Bowie".
Eu só não sabia que ele se transformaria em Bono e seria maior do que os dois juntos!
É meu trabalho como scout de A&R da CBS Records que me traz para a Irlanda – vítima de uma campanha de guerrilha que o empresário do U2 Paul McGuinness vem travando com a empresa desde que sua banda começou a romper na Ilha Esmeralda cerca de seis meses antes.
E enquanto o que estou ouvindo não me convence, o que vejo me leva a voltar algumas semanas depois e dar aos caras uma segunda chance.
Desta vez Bono não é apenas fascinante, ele é uma revelação – balançando, gritando, sua voz soando alto no mix. Ao seu lado, tocando acordes sem o benefício do pedal de eco que acabaria se tornando sua marca registrada, The Edge sugere que ele também pode ser um músico acima da média com uma guitarra navalha de seis cordas.
Mais cedo eu passei a tarde com a banda na casa dos pais de Adam Clayton e li o rock gospel de acordo com o U2.
"Rock'n'roll sempre foi sobre rebelião, não é? Elvis Presley na década de 1950 e depois bandas como The Rolling Stones nos anos 60 com seus cabelos compridos e suas drogas", Bono me disse seriamente. "O problema é que tudo se tornou uma imagem estocada. Isso me deixa doente porque se você começar a falar sobre qualquer outra coisa, como inocência ou algo assim, as pessoas não querem saber. Isso os assusta".
Eu não. Estou muito impressionado. De volta a Londres, convenço meu chefe Muff Winwood de que deveríamos gravar algumas demos, comigo produzindo, que a CBS pode lançar como single na Irlanda, antes de decidir se queremos fazer o acordo mundial que McGuinness deseja.
Assim é que o Windmill Lane Studios está reservado para duas sessões noturnas durante o feriado bancário de agosto de 1979, e as faixas ("Out Of Control", "Stories For Boys" e "Boy/Girl") que irão compor seu primeiro EP 'U2 Three' finalmente são gravadas.
Por volta das quatro da manhã naquela primeira noite, Bono e eu quase brigamos quando a sessão de gravação se tornou um pouco tensa. Eu sendo um maldito londrino e tudo. Mas isso é outra história para outro dia".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...