PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Leah Hewson, a sobrinha de Bono


Leah Hewson é uma artista. Ela também trabalha em cenografia. Depois de falhar no seu primeiro ano de exames universitários, ela então decidiu seguir a sua verdadeira paixão - arte. Sua exposição está atualmente na RHA. Nascida em Dublin, vive em Kimmage com suas companheiras de casa.

"Acordei com o barulho da casa. Moro com duas garotas em Kimmage; uma delas é da área de atuação e a outra é da área da música, mas ambas têm empregos. Há uma boa mistura de criatividade na casa.
Desde que comecei a fazer uma residência artística de sete meses na RHA [Royal Hibernian Academy], eu percebi que sou uma pessoa da manhã. Trabalho melhor no início do dia. Não é a ideia romântica de que as pessoas podem ter do artista - ficar acordado a noite toda, bebendo vinho e chegando com suas melhores obras, às 04:00. Quando me levanto, eu gosto de ir para o estúdio na RHA o mais rapidamente possível. É muito fácil se levantar de manhã quando se está fazendo o que você ama.
No período do manhã, depois do banho, faço uma meditação. Eu comecei a fazer isto porque tenho medo de falar em público. Quero conseguir superar isso, porque eu vou ter de falar sobre o meu trabalho em público. Eu faço uma meditação guiada através de um vídeo do YouTube. Eu estou nisso há apenas duas semanas, mas já notei que me ajuda no dia a dia. Você organiza melhor o dia. Estou vivendo mais o momento, e apreciando o que tenho. Vou para o estúdio.
Minha exposição, Scintilla, que está atualmente no RHA, é sobre uma pequena faísca de uma emoção específica. É sobre algo que aconteceu em minha mente inconsciente nos últimos seis meses. Eu tirei um tempo para se reagrupar. Eu precisava pensar sobre ir por este caminho e ser uma artista em tempo integral. Eu podia lidar com isso? Passei algum tempo com o artista Sean Scully em Nova York. Ele está no auge de sua carreira. Ele me deu uma boa perspectiva da vida do artista.
Alguns anos atrás, eu estava sufocada pensando em grandes metas. Então eu percebi que você só tem que manter tiquetaqueando. Pelo menos uma vez por semana, eu aplicaria para competições, exposições ou residências. Então eu tiraria a tinta. O estúdio no RHA é tão grande que permitiu para o meu trabalho, tornar-se maior. No passado, sempre tive estúdios que eram isolados, mas este aqui me dá a oportunidade de ser parte de uma comunidade artística. Todos são muito encorajadores. São as coisas pequenas, como as conversas ao mesmo tempo fazendo café na cozinha. Estamos todos aqui para fazer arte e nós somos apaixonados pelo que fazemos.
Eu tento ter uma rotina rigorosa. Primeiro eu verifico e-mails e, em seguida, leio. Eu fiz um pouco de pesquisa em psicologia e Carl Jung para esta exposição. Antes deste projeto, eu costumava ser muito frustrada. Eu tinha todas essas ideias na minha cabeça, mas quando eu tentei colocá-las no papel, eles não sairam direito. Eu usei isso como ponto de partida. Agora eu tento criar trabalho antes que se torne uma ideia. Estou trabalhando em meu inconsciente.
Às vezes, paro na Evans Art Shop no caminho e pego alguns materiais novos. Se eu tiver uma cor nova ou uma nova tela, é a coisa mais excitante. Assim como algumas mulheres são atraídas por diamantes, sou atraída por cores fluorescentes. Elas são muito edificantes. Eu coloco uma música e trabalho para fora daquilo. Gosto de acrílicos, porque eles trabalham mais rápido. Então, de repente, é o fim do dia.
Desde o início desta residência, comecei a me levar mais a sério como artista. Nenhum dos meus pais são artistas, mas o meu avô costumava pintar. Em casa, sempre fui encorajada a fazer as coisas. Mas eu tinha um caminho tortuoso para arte. Eu fiz um ano de uma licenciatura em artes, mas não era para mim. Eu tentei me encaixar, mas me senti perdida. Depois que eu falhei, meu pai sugeriu de eu fazer um curso de portfólio com a ideia de ir para a faculdade de arte. Nesse ponto, a ideia de se tornar uma artista era um sonho irreal. Mas meu pai me incentivou a fazer as coisas que eu amava e encontrar uma maneira de fazê-las. Ele sempre quis ser um piloto, mas acabou no negócio de restaurante. Agora ele dirige um app, Bizimply, que saiu disso.
Bono é meu tio. Acho que ele é um bom modelo para alguém que passou toda a sua força em algo que ele sempre teve uma paixão. Quando está tão perto de casa, torna-se mais que uma realidade, algo que é possível. Uma coisa que ele disse foi... "trabalho duro agora compensa mais tarde". Que ressoou em mim da forma que eu trabalho agora.

Eu ainda estou um pouco longe de ser capaz de sustentar-me em tempo integral como uma artista, mas espero chegar lá, em algum momento. Entretanto, eu também trabalho na série de TV 'Vikings', fazendo a cenografia. Estou lá na parte inferior da escada. Antes disso, eu era garçonete três dias por semana. Não por culpa própria, as pessoas assumem que sou rica e privilegiada. Isso é um equívoco comum quando ouvem o meu sobrenome, mas somos uma família diferente.
Também faço pintura de retrato, e fiz uma capa de álbum para uma nova banda chamada Columbia Mills. Estas são colaborações interessantes. A coisa mais difícil sobre ser um artista é colocar um preço sobre o que fazer. Quando você fizer uma licenciatura em belas artes, eles não ensinam sobre ser uma artista profissional - preços, fazer um site e ter um cartão de visita. Eu me formei em 2010, e levou seis anos para eu entender todo esse lado da coisa.
Deixo o estúdio por volta das 18:00. Porque eu estou no centro da cidade, eu posso ir para algumas galerias, ou encontrar um amigo para jantar. Então, vou para casa e converso com minhas colegas de casa. Então eu vou para a cama por volta das 22:00. Eu adoro dormir. É tudo muito normal.
Estou na cena do namoro, e estou de olho em torno de Dublin nos dias de hoje. Eu costumava usar o Tinder, mas já desisti disso. Eu conheci algumas pessoas realmente interessantes nele, e depois de fazê-lo por tanto tempo, você se torna tão bom em conversa fiada que você poderia falar com uma parede de tijolos. Encontrei todos os tipos - de superficial para tímido para as pessoas que te deixam irritada. Então eu percebi que eu estava sentada em casa, jogando para a direita e esquerda no meu telefone. Não é tão natural. Teve até um ponto onde eu esqueci de sair e conhecer pessoas em situações reais."


Do site: Independent
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...