PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 8 de abril de 2014

Jackie Hayden fala sobre os primeiros contatos com o U2 e a recusa da banda em primeiro momento, em assinar seu primeiro contrato com a CBS da Irlanda

Jackie Hayden, o gerente de marketing da CBS Ireland no final dos anos 70, fala sobre os primeiros contatos com o U2 e a recusa da banda em primeiro momento, em assinar seu primeiro contrato com a CBS da Irlanda: "Algumas semanas depois das sessões no Keystone Studios, Adam Clayton e Paul Hewson ligaram para o meu escritório. Eles estavam procurando por um contrato de gravação com a CBS. Embora ninguém na CBS Irlanda estivesse nem remotamente interessada na banda, eu estava ansioso por uma série de razões, para manter contato com eles, mesmo pensando que Adam Clayton era um pouco exigente demais para o meu gosto! Uma vez que eles não tinham um empresário naquele momento, eu enviei para Adam uma cópia de um contrato padrão da CBS Irlanda, para a consideração deles.
Em uma nova reunião no meu escritório, Adam explicou a posição da banda. "Nós particularmente não queremos assinar este contrato, há algumas coisas que não gostamos sobre isso, e uma vez que todos nós somos tão jovens, achamos que podemos esperar um pouco antes de comprometer a nós mesmos." Expliquei-lhe que a situação não era negociável, que naquela época a CBS do Reino Unido era da opinião que a CBS Irlanda não deveria assinar com qualquer ato, e foi isso.
Antes de deixar o escritório, Adam me perguntou: "se não assinarmos com a CBS, isso significa que você não vai querer ter nada mais a fazer com a gente?"
Eu disse a ele que não, eu estava mais do que feliz em manter contato com a banda, e eu não ia levar para o pessoal, a sua recusa de assinar. O que muitas pessoas não percebem é que indivíduos na minha posição ganham pouco e não perderá nada se as gravadoras assinarem ou não com as bandas.
Nas semanas que se seguiram, tive várias reuniões com a banda e descobri muito sobre eles. Larry Mullen parecia ser o único que podia ler música, que provavelmente provinha do seu pai, um entusiasta afiado de jazz. Eles também brincaram sobre o fato de que originalmente era "a banda de Larry", explicando que quando Larry tinha pedido à Bono para juntar-se ao grupo, o cantor tinha recusado. Então quando eles estiveram juntos em uma data posterior, a personalidade de Bono foi tão dominante, que a Larry Mullen Band temporariamente tornou-se "a banda de Bono Hewson".
Eu também descobri que o nome da banda tinha sido sugerido por Steve Rapid, que eu conhecia desde o Radiators From Space. Durante uma dessas discussões foi sugerido que talvez eu devesse assumir a gestão da banda, mas esta era uma área da indústria da música em que eu tinha pouco interesse. Mesmo nesta fase inicial, alguns da banda mais tarde mostraram forte interesse em política e questões sociais vieram na conversa. Lembro de pelo menos uma vez ter que improvisar e sair de uma saia justa, em resposta às suas dúvidas sobre o envolvimento da CBS com a cantora Geraldine Brannigan, cujas visitas à África do Sul, eles viram como apoio para o maligno regime de apartheid daquele país.
Algum tempo depois recebi um telefonema de Paul McGuinness, que me informou que ele agora estava administrando o U-2 e queria me conhecer. Eu já estava um pouco familiarizado com Paul de seu envolvimento com o grupo de rock folk irlandes Spud, e seu patrocínio ao compositor e cantor Thom Moore, que na época era residente na Irlanda. Quando Paul e eu nos conhecemos, era óbvio que nós compartilhamos um entusiasmo natural para o U-2, como pessoas e como músicos.
Eu continuei a ir ver o U-2 sempre que podia, e eu consigo me lembrar de alguns bons shows no Project Arts Centre, no Baggot Inn, e os agora lendários shows da tarde de sábado no Dandelion Market da St. Stephen's Green. Lembro-me de canções como "Trevor", "Cartoon World" e "Jack In The Box", o que me impressionou muito. Mas eu sempre mantive para Paul McGuinness, que a banda iria precisar de um produtor muito simpático para transferir a excitação que eles criavam em um show ao vivo, para uma gravação em uma fita. Paul mais tarde me tocou uma demo produzida por Barry Devlin, que certamente era infinitamente melhor do que a fita da audição que eu tinha produzido. Havia três canções na sessão de Barry: "Street Missions", "Shadows And Tall Trees" e "The Fool".
No entanto, tanto quanto eu gostei dessas novas gravações, eu ainda sentia que havia uma importante lacuna a ser preenchida entre o U-2 ao vivo e o U-2 em um estúdio de gravação."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...