PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Steve Lillywhite e The Edge falam sobre as gravações de 'War' do U2 - Parte III


O som de estúdio do U2 também seria uma representação mais precisa de seu poderoso show no palco, mas também aí, Steve Lillywhite diz que alguma recalibração era necessária. "Eu os tinha visto na turnê de 'October', e aos meus ouvidos parecia que as músicas ao vivo estavam ficando muito ousadas e quase hard rock – não exatamente heavy metal, mas definitivamente pesadas", diz ele. "Eu não tinha certeza se essa era a força da banda. Tinha que voltar às raízes da banda, que estavam no punk rock. Tinha que ser mais parecido com o Clash".
Lillywhite lembra que Bono encorajou Edge a "parar de soar como The Edge. Soe como Mick Jones!" Ele ri. "Agora, Edge sempre soaria como Edge, mas sem Bono o pressionando, ele poderia ter sido o 'Edge sonhador', não o 'Edge rochoso'."
The Edge concordou com a ideia de canalizar os espíritos dos heróis da banda, certamente o Clash, mas também Patti Smith Group. Mas havia outra banda que pairava em sua mente: Television. "Eles foram uma banda imensamente importante para nós, principalmente no primeiro álbum, 'Marquee Moon', por causa de sua singularidade e criatividade", diz ele. "Nunca tínhamos ouvido a guitarra tocada dessa maneira antes. Eles estavam tocando instrumentos que, aos nossos ouvidos, tinham uma identidade muito clara e soavam completamente novos. Isso foi um grande problema para nós".
Para The Edge, cujo uso criativo de efeitos de delay e eco já o tornou um dos jovens guitarristas mais distintos do mundo, responder a esse desafio significou "des-Edging" até certo ponto, revertendo as configurações de seus pedais – ou , em alguns casos, desligando-os totalmente. "Em "Sunday Bloody Sunday" e nem "New Year's Day", acho que sentimos que precisava ser mais direto e contundente", diz ele. "Estávamos conscientemente enxugando as coisas e tornando-as mais impactantes e contundentes".
Lillywhite respondeu ao som mais natural do guitarrista deixando ele sozinho. "Isso é o que um bom produtor faz – você fica fora do caminho quando algo está funcionando", diz ele. "Se Edge captava um certo som de seu amplificador, eu tinha que confiar em seus ouvidos. Eu não queria que ele entrasse na sala de controle e ouvisse algo totalmente diferente. Sempre que ele diminuía o delay e o eco de seu som, eu mantinha assim. Eu nunca adicionei esses efeitos de volta".
Na época, a coleção de guitarras de The Edge ainda estava limitada a alguns modelos. Havia sua sempre presente Gibson Explorer de 1976 (que ele comprou por US$ 248,40 em 1978 na cidade de Nova York enquanto estava de férias com sua família), junto com uma Fender Stratocaster dos anos 70 e uma Gibson Les Paul Custom de 1975. Durante uma parada da turnê em Nova Orleans, ele comprou um lap steel que usou na música "Surrender". Diz Lillywhite: "Passamos dias tentando acertar. Parecia ótimo, mas acho que Edge poderia ter feito isso em um bottleneck e teria soado igualmente bom".
Em certos cortes, ele ocasionalmente tocava com um Fender Twin, mas seu amplificador preferido era mesmo o Vox AC30TB 1964 que ele usava desde o início da banda. "O Edge e aquele amplificador Vox estavam conectados", diz Lillywhite. "Você nunca poderia separar os dois, e por que tentaria?"
À medida que a gravação continuava, riffs e padrões de acordes cresceram em estruturas musicais completas. A banda já havia trabalhado dessa maneira em 'October', e em 'War' eles refinaram sua habilidade de escrever na hora. "Não se tratava tanto de improvisação – eles não eram realmente uma banda de improvisação", diz Lillywhite. "Era mais sobre eles interpretarem papéis até que tivéssemos algo".
Uma novidade no processo de estúdio foi o uso de um click track, que beneficiou o método de gravação de recortar e colar da banda. "Até esse ponto, as gravações deles eram como surfar – você sobe [no ritmo] e desce", diz Lillywhite. "Como muitas das músicas de 'War' eram recortes, era importante para nós termos uma base sólida de cronometragem. De repente, o baixo poderia [ser gravado] com muita facilidade, porque tudo o que Adam precisava fazer era fixá-lo. Edge aceitou o click rapidamente. Lembro-me de passar um dia com Larry para acostumá-lo. Eu disse a ele: 'Se você ouvir o click enquanto estiver tocando, significa que você está fora do tempo. Ele pegou o jeito e logo começou a adorar tocar com o click".
Uma área em que Lillywhite não se envolveu foram as letras de Bono. "Eu sei que existem produtores que gostam de se debruçar sobre cada palavra, mas isso nunca foi minha praia, na verdade", diz ele. "Houve discussões entre a banda durante as quais eles conversavam sobre suas ideias e questões, mas eles não estabeleceram nenhum tipo de agenda política ou temática para mim, nem pensei em dar uma opinião. Eu sabia o que eles passaram e sabia que Bono teria que viver com suas letras pelo resto da vida, enquanto minha conexão com o disco não era tão pessoal. Meu foco principal era garantir que as letras estivessem feitas para que pudéssemos gravar. Minha atitude foi: vamos fazer isso!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...