PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O dia seguinte: a repercussão do show do U2 em Sarajevo

No dia seguinte ao show do U2 em Sarajevo, um jornal local publicou um editorial que foi manchete: "Hoje foi o dia que o cerco de Sarajevo terminou". Em reação ao evento, um estudante bósnio disse aos membros da imprensa internacional: "Eu me senti excluído do mundo por tanto tempo. Não é apenas sobre o U2. É o sentimento de fazer parte do mundo novamente".
Um residente local disse que o concerto era "prova de que temos paz aqui, que tudo está OK".
Fãs de fora da ex-Iugoslávia descreveram Sarajevo como "um oásis de luz" no meio de edifícios destruídos e afetada pelo fogo, e aldeias desertas.
Apesar do desempenho abaixo do que a banda pode produzir, a Associated Press disse: "Para duas horas mágicas, a banda de rock U2 conseguiu o que guerreiros, políticos e diplomatas não poderiam: eles uniram a Bósnia".
Andrew Mueller do The Independent, escreveu: "Pela primeira vez desde o início da guerra em 1992, as pessoas mais acostumadas de verem um ao outro através da mira de um fuzil, foram convergidos para a capital, para ouvir música juntos. Foi um lembrete da pré-guerra de Sarajevo, lar de algumas das melhores bandas de rock da velha Iugoslávia".
Sacirbey afirmou que ele estava convencido de que o concerto "foi realizado para promover uma sensação de paz, normalidade e reconciliação em Sarajevo, e não para arrecadar dinheiro." Ele também expressou seu agradecimento em nome do presidente Alija Izetbegovic, que descreveu o show como "um marco".
Larry Mullen e The Edge disseram que fazer o show de Sarajevo foi o destaque de suas carreiras. Mullen disse: "não há dúvida de que essa é uma experiência que eu nunca vou esquecer para o resto da minha vida. E se eu tivesse que passar 20 anos na banda apenas para fazer este show, eu acho que teria valido a pena".
Bono descreveu como "um das mais difíceis e uma das mais belas noites da minha vida", e comentou sobre o público: "acho que eles queriam, mais do que tudo, um retorno à normalidade. Isso é o que essas pessoas querem, é o que eles merecem".
Ele também especulou que a perda de sua voz havia "permitido espaço para Sarajevo levar o show para longe de nós. Eles podiam ver que as coisas poderiam dar muito errado, eles tinham deixado para trás um monte de problemas para estarem ali, e eles estavam indo só para fazer isso acontecer. E eles fizeram".
Após o término da turnê PopMart, Bono declarou: "foi incrível e confuso descobrir que na maioria da nossa turnê do Pop, alguns dos melhores shows foram em lugares quentes politicamente, como Santiago, Sarajevo, Tel Aviv. Música em qualquer lugar significou mais do que entretenimento".
Após o concerto, o presidente Izetbegovic presenteou Bono com um passaporte bósnio honorário, em reconhecimento dos seus esforços humanitários durante a guerra.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...