PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 20 de outubro de 2024

Em seu novo álbum, Gavin Friday canta sobre Cedarwood Road e dedica para Bono, Guggi e Lypton Village - Parte II


Do final dos anos 1970 até meados dos anos 1980, poucas pessoas na Irlanda sabiam como reagir à abordagem quase alegremente confrontacional de Gavin Friday à expressão de sua sexualidade. Dois anos atrás, ele disse ao The Irish Times que usar vestidos a partir dos 18 anos era "muito parte do que queríamos expressar... Dos 12 aos 13 anos, fui intimidado e espancado, mas quando a testosterona entra em ação, por volta dos 16 aos 17 anos, sua resposta a certas coisas é dizer: 'Foda-se'.
"Meu raciocínio era algo como: 'Você acha que eu sou a porra de um queer? Bem, eu vou te mostrar!' Então, embora isso tenha trazido mais atenção para mim, tornou-se um escudo, um mecanismo de defesa. Quando as pessoas dizem que usamos vestidos, todos evocam imagens de Boy George ou Bowie, mas não era assim. Era mais parecido com Rasputin com meia arrastão e Doc Martens".
A sexualidade de Gavin Friday não está nem aqui nem ali, exceto pelo fato de que pela primeira vez, por meio do material promocional de 'Ecce Homo' — um álbum com título intencionalmente brincalhão — ele reconhece seu "longo, amoroso e estável relacionamento com outro homem". Ele diz que apenas respondeu a uma pergunta feita a ele pelo jornalista americano alistado para escrever o press release. "Ninguém nunca me perguntou, mas ele perguntou, então eu respondi."
A música de abertura do álbum, "Lovesubzero", que é dedicada ao seu parceiro, Patrick, é uma resposta à percepção heterossexual do amor gay como "mais frio... Na verdade, é o amor mais quente", diz ele. Ele dá de ombros. "Quer dizer, quem se importa?"
Outra música, "The Church Of Love", abraça a estética de gênero fluído de Gavin Friday. "Aí vem o Rei Princesa. Eu disse para você não usar esse vestido", ele canta. "O amor que não ousou dizer seu nome agora é o amor que não conhece vergonha". Você sente que sua raiva se transformou em uma mistura de ressentimento latente e aceitação de atitudes em mudança.
É problemático para qualquer jovem experimentar intolerância em qualquer nível, ele diz, "mesmo que seja menos nesta era. Mas se eles querem ser chamados de 'eles', 'elas' ou o que quer que seja, qual é o problema? Chame-os assim. Chame-os do que quiserem. Eles estão apenas crescendo, apenas aprendendo, apenas descobrindo quem são. As pessoas precisam respeitar isso.
"Mas, voltando ao press release, o cara acabou de me fazer a pergunta, e quando ele enviou o trabalho finalizado, eu li e pensei: 'Por que não?' Eu apenas pensei: 'Por que não apoiar as pessoas?'"
Houve pouca menção aos amigos próximos de Gavin Friday, o U2, para quem ele é consultor criativo por quase 40 anos. Essa omissão é deliberada. "Eles estão trabalhando em um álbum. Eles vão desaparecer na produção, na escrita. Estou muito mais envolvido quando algo está acontecendo, então quando eles voltarem, eu serei chamado", diz Gavin Friday.
"É uma coisa diferente quando você fica mais velho, não é? Acho que se eu não tivesse experimentado o Virgin Prunes, eu poderia ter morrido. Eu poderia ter ido para Londres e acabado nas drogas ou algo assim ou pegado Aids. Eu não sei, é claro, mas eu sei disso: o Virgin Prunes foi um grande escudo."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...