PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Cathal Coughlan da Microdisney e Fatima Mansions relembra quando suas bandas abriram para o U2


DJ Taylor é um romancista, biógrafo e crítico. Ele ganhou o Whitbread Biography Prize em 2003 por 'Orwell: The Life' e é autor de sete romances, incluindo 'Trespass' e 'Kept'.
"Sempre pensei que havia três grandes letristas de rock moderno neste país: Mark E Smith do The Fall, Howard Devoto do Magazine e Cathal Coughlan. Um amigo me levou para ver sua banda Microdisney, de quem eu gostava muito, no Mean Fiddler em 1988, mas eles se separaram cerca de 10 minutos depois. Achei que seu próximo grupo, o Fatima Mansions, era uma banda de rock extraordinária. Sempre gostei de suas letras, sabe. A música do Microdisney era meio Beach Boys, mas havia essas palavras cruéis e sutis. Então Fatima Mansions era muito mais punk, mas ele estava escrevendo sobre todos os tipos de assuntos - política, religião.
É ótimo ter alguém para falar sobre a música que eu gosto que realmente estava lá e fazia parte da cena. Às vezes eu menciono um músico em particular e ele diz: "Oh, nós abrimos para eles em Dublin em 1981". Há uma história de que Cathal estava na mesma sala que o Edge quando ele pegou uma guitarra pela primeira vez. Pode não ser verdade, mas certamente ele estava lá em um período muito formativo na música irlandesa.
Eu estava bastante impressionado com sua reputação antes de nos conhecermos, eu acho. Ele era conhecido como esse tipo de homem selvagem do rock nas décadas de 1980 e 1990. Houve uma ocasião famosa quando eles fizeram uma turnê pela Itália abrindo para o U2 e ele causou um tumulto ao abusar de uma estátua de plástico do Papa no palco. Mas sua persona cotidiana é muito diferente do que eu tinha lido na imprensa musical. Para mim, ele é muito tranquilo. Ele é vegano, por exemplo, e não bebe. Se formos ao Starbucks, ele toma um chá preto; uma antítese completa à persona de estrela do rock".
Cathal Coughlan, que faleceu em 2022, disse em uma entrevista: "Para a nossa geração, especialmente se você passou um tempo em Dublin, havia vários graus de conectividade com o leviatã que o U2 se tornou. Obviamente, muito poucas pessoas trabalharam com eles com a distinção que Jacknife Lee fez, mas, ao mesmo tempo, isso é meio que um dado adquirido, na verdade. Isso quase nunca surge em conversas.
A primeira vez que toquei como abertura para o U2 foi em 1980. Era a Microdisney original, e éramos muito ruins. Não nos demos bem. Acho que foi logo depois que o primeiro álbum deles foi lançado. Não estou difamando ninguém, mas acho que estou apenas dizendo que nada do pó de ouro realmente passa para você. O que o U2 conquistou, eles conquistaram para si mesmos, especialmente a maneira como foram para a América e trabalharam duro. Eles nunca seriam tão cools no Reino Unido quanto as bandas de Manchester ou Liverpool da época pós-punk, por exemplo, mas eles tinham algo a seu favor na América que muitas bandas do Reino Unido não tinham, que era que eles não se destacavam por estarem na frente de públicos "não cools", e eles gostavam de tocar ao vivo. Eu acho que Bunnymen, por exemplo — por melhores que tenham sido — sempre foram um pouco mais divididos sobre fazer turnês e apenas fazer muitos shows, sabe".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...