PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Diretor Davis Guggenheim fala sobre 'From The Sky Down' do U2 - Parte II


'From The Sky Down' é um filme de Davis Guggenheim que traça a criação de 'Achtung Baby' do U2. Guggenheim recebeu acesso sem precedentes aos membros da banda e a imagens inéditas de seus arquivos.
Em entrevista para a GQ Magazine, Davis contou sobre um papo extra com Bono que não fez parte do filme: "A primeira hora estávamos falando sobre poetas irlandeses. Sabendo que eu tinha todo esse tempo extra, foi maravilhoso porque eu sei que ele vai se acomodar e que em algum lugar, quando ele escolher, ele vai amarrá-lo de volta a si mesmo - e quando ele fizer isso, ele trará toda a emoção de falar sobre os grandes poetas irlandeses. Eu poderia apenas falar sobre o que é interessante para mim - não é apenas o obrigatório "verificar as coisas fora da lista". Ainda mais importante, porque eu faço um monte de coisas dramáticas, o tom é tão importante - o tom em que eu tenho que entrevistá-los em um lugar quieto reflexivo realmente sangra através do filme".
Uma cena muito comentada: Bono tendo um ataque de fúria ao sair do palco em um outtake de 'Rattle And Hum': "Eu mostrei para ele e a banda poderia ter dito "corte tudo isso". Especialmente aquela cena - ele está chamando algumas pessoas que cuidam do palco de idiotas e babacas. Quem quer imagens de si mesmo tendo um ataque? Eles não me pediram para cortar nada - então eu tive muita sorte".
Algum encontro intenso com fãs obcecados do U2? "Eu tinha uma fã na sala de edição! Nosso cronograma era muito apertado e encontramos uma editora assistente que achamos fantástico. Ela veio e disse: 'Eu realmente quero esse emprego, mas terei que ficar fora uma vez de quinta a sábado'. Eu pensei que talvez alguém da família dela estivesse se casando ou ela tivesse exames - mas ela disse que o U2 estaria se apresentando em Seattle e ela tinha que ir. Ela era uma fã tão louca que preferia não ter conseguido o emprego do que perder um show que estava a oitocentos quilômetros de distância".
Falando em fã, foi com 'Boy', o álbum de estréia do U2 em 1980, que Davis Guggenheim se tornou um fã. Ele disse para o The Star em 2011: "Meu irmão trouxe para casa o 'Boy' no ano em que eu tinha 17 anos. Até aquele momento, eu amava a música, mas era a música de outra pessoa. E quando eu ouvi o 'Boy' foi tipo, 'Oh, esta é a minha música, sabe?' O U2 foi a primeira banda com quem cresci e senti um parentesco. Então sou um grande fã, o que talvez seja um problema. Como jornalista, é como cobrir um assassinato em sua própria casa: como você mantém seu senso de objetividade e perspectiva? Eles se conheceram na escola quando tinham 16 e 17 anos. Eles cresceram juntos e ficaram juntos. Parece haver uma lei da física que diz que uma banda de rock tem que explodir ou implodir ou morrer como uma espécie de memória de si mesmos. E eles desafiaram essa lei da física. Para mim, esse é o grande mistério da banda. Eu acho que a palavra reveladora no filme, a esse respeito, é "coletivo"."
Davis comenta: "Eu fiz essas entrevistas solo com eles, apenas sentando com um microfone, e consegui essas entrevistas íntimas e cada um deles falou sobre aquele momento em que nada estava funcionando (durante as sessões de 'Achtung Baby') e era um inferno um com o outro e nada estava saindo disso. E então essa música ("Mysterious Ways") aconteceu. E eu digo: "Bem, este é o momento. Vamos atrás dela. Entramos no arquivo e as gravações originais daquelas sessões estavam lá. Eles estavam tocando "Mysterious Ways" e esses acordes originaram "One", e depois no momento seguinte, quando eles pegam estes acordes para começar outra música, uau! É como se você fosse um arqueólogo e estivesse escavando a sujeira e os escombros e encontrasse essa pedra que detém a chave desse mistério".
Os membros da banda cunharam a palavra "Bongolese" para descrever como Bono usa um método de canto improvisado para criar as letras das músicas. Ele faz isso para todas as músicas?
"Não sei se é para todas as músicas, mas ele faz muito isso. O que é interessante, e é de onde vem o título do filme, é como ele fala sobre como as palavras chegam no final e, no meio disso, ele está fazendo essa coisa conjurando a melodia e evocando o sentimento, e as palavras são uma espécie de reflexão tardia. Com eles tudo é muito colaborativo e coletivo, mas Bono é o cara chamando os acordes, sabe? Mas cada um traz algo para a mesa. Essa é a minha sensação disso".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...