PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 6 de setembro de 2015

Como o romance 'The Ground Beneath Her Feet' de Salman Rushdie se tornou uma canção do U2


Em seu site, o escritor Salman Rushdie explica como seu romance 'The Ground Beneath Her Feet' se tornou uma canção do U2:

"No Outono de 1999, publiquei meu livro 'The Ground Beneath Her Feet', no qual o mito de Orfeu sopra através de uma história ambientada no mundo do rock. Orfeu é o mito de definição para cantores e escritores – para os gregos, ele era o melhor cantor, bem como o maior poeta – e que era meu conto Órfico que finalmente tornou possível a colaboração que nós estávamos em torno dela. Aconteceu, como muitas coisas boas, sem ser planejado.
Enviei para Bono e para o empresário do U2, Paul McGuinness, cópias do romance, à máquina, na esperança que eles me diriam se a coisa funcionou ou não.
Bono disse depois que ele estava preocupado em meu nome, acreditando que eu tinha tomado uma tarefa impossível, e que ele começou a ler o livro no espírito de um "policial" – ou seja, para salvar-me dos meus erros. Felizmente, o romance passou no teste.
Lá dentro, no fundo, está a letra que Bono chama de romance "faixa-título", uma elegia triste escrita pela personagem principal masculino, sobre a mulher que ele amava, que foi engolida num terremoto: lamento de um Orfeu contemporâneo para sua perdida Eurydice.
Bono me ligou. "Eu escrevi essa melodia para suas palavras, e eu acho que é uma das melhores coisas que fiz." Fiquei surpreso. Uma das principais imagens do romance é a da permeável fronteira entre o mundo da imaginação e aquele em que vivemos, e ela é uma canção imaginária cruzando essa fronteira.
Fui até a casa de Paul McGuinness perto de Dublin para ouvir a música. Bono tocou o CD demo para mim no carro dele. Só quando ele teve certeza de que eu gostei – e eu gostei imediatamente – nós voltamos para dentro de casa e tocamos ela para todo o grupo reunido..."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...