PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A reação de Greg Lake ao ouvir a regravação do U2 para sua canção "I Believe In Father Christmas"

No ano de 2008, o U2 regravou "I Believe In Father Christmas" para colaborar com o projeto (RED) Wire. Alguns dos maiores nomes da música contribuíram com canções exclusivas para a (RED)Wire, uma revista musical digital que foi lançada no Dia Mundial de Combate à Aids, em 1ºde dezembro daquele ano.
"I Believe In Father Christmas" é uma música natalina de Greg Lake, ex integrante do grupo Emerson, Lake & Palmer. Gravada em 1974, Lake protesta na música sobre a comercialização no Natal.
Greg não sabia que o U2 gravaria a sua canção, e ficou surpreso ao ouvir a versão quando foi lançada.
Greg Lake compartilhou sua emoção ao receber a notícia em dezembro de 2008:

"Eu acordei esta manhã ao som do meu Blackberry vibrando longe da minha mesa de cabeceira. Com os olhos turvos eu me atrapalhei com os botões e vi que um e-mail tinha acabado de chegar, intitulado “U2 Father Christmas?”. Eu, então, cliquei no URL do YouTube e comecei a ouvir este som de guitarra muito diferente e notavelmente familiar, e o som de Bono cantando as letras de “I Believe In Father Christmas.”
Eu ainda estava meio dormindo e me senti quase como se eu estivesse sonhando. De repente eu percebi que eu tinha acabado de ouvir! Foi realmente o U2 tocando a música que eu tinha escrito por volta de 1975.
Um pouco mais tarde, eu fui para o meu estúdio de gravação e toquei ela mais uma vez, ouvindo com mais cuidado desta vez para a forma como a coisa toda tinha sido realizada. Há uma coisa estranha sobre versões covers, pois geralmente elas nunca são tão boas quanto a versão original. No entanto, apenas ocasionalmente alguém tem a capacidade de chegar a uma interpretação original que de alguma maneira conseguem fazer dela a sua própria. Um caso em questão seria a versão de Joe Cocker da música dos Beatles “With A Little Help From My Friends” e assim foi com a versão que eu estava ouvindo da minha canção gravada pelo U2.
Em alguns aspectos, "I Believe In Father Christmas" é uma música muito peculiar. Ela nunca foi escrita com a intenção de se tornar um hit single, mas foi escrita, em vez disso, como uma faixa do álbum, fazendo completamente um comentário sério sobre como o Natal mudou de ser uma celebração da paz na terra e boa vontade para com todas as pessoas, em uma enorme e nojenta orgia de compras.
Embora a canção básica seja muito simples, a estrutura interna musical é bastante complexa e contém elementos de música clássica e de música popular, e tudo mais no meio. Não é uma música fácil de fazer um cover, sem soar como se você estivesse chupando a versão original, mas não tão bem, ou fazer algum tipo qualquer de arranjo puramente por uma questão de ser diferente.
A coisa inteligente sobre a versão U2 é que ela consegue capturar ambos os elementos, o original e a invenção sem realmente cair para um lado ou para o outro. Deste modo, ela é definitivamente única. A parte da guitarra de Edge é muito inteligente e o vocal, como sempre, com Bono, soa sincero. Essa é a marca de um grande cantor.
Bem feito, meus chapas! É muito bom ver a música servindo para uma causa tão digna."

Congratulações,

Greg

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...