PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Marian Smyth: a responsável pelo guarda-roupa do U2 na turnê Unforgettable Fire

Uma amiga de Adam Clayton da indústria da moda, Marian Smyth (carinhosamente chamada de "Madge"), foi contactada para organizar um guarda-roupa para os shows do U2 na turnê Unforgettable Fire. Ela fez compras em Londres, Paris e Florença e apresentou à banda suas sugestões durante as sessões de gravações do álbum em maio de 1985 no Castelo de Slane. Ela explica: "Adam era meu amigo há muito tempo, e ele estava ciente do trabalho que eu estava fazendo, então em 1984, eu recebi um telefonema. Era Adam, perguntando se eu tinha algum tempo livre para ajudá-los. Eles estavam no meio da gravação de The Unforgettable Fire, e estavam prestes a embarcar em uma turnê mundial dentro de um mês. Eles não tinham roupas e absolutamente nenhum tempo livre para obtê-las. Na época eu estava inundada com o trabalho, mas me pareceu interessante, então eu fui para Windmill Lane para se encontrar com eles. Eles estavam um pouco em dúvida sobre mim em primeiro lugar, uma estilista de moda. Discutimos a coisa toda, e eu concordei em re-organizar meus horários para ir e levar à eles algumas roupas. Acabei indo para Londres, Paris e até Florença, mas eu não estava 100% confiante. Me reuni com eles novamente no Castelo de Slane".
Quando Larry Mullen lhe pediu uma indicação sobre alguém para ir gerir o figurino durante a turnê, ela nomeou a si mesma. Larry deixou bem claro que uma turnê não era só diversão, e que poderia ser algo bem difícil.
Ela comentou em uma entrevista em 1986: "A razão pela qual U2 tem um guarda roupa é o simples fato que eles são muito ocupados para ir à procura de lojas e experimentar coisas, e uma banda precisa de muita roupa, especialmente em turnê. Eles simplesmente não têm o tempo para gastarem em compras. Eu compro com todos eles em mente. Eu compro as coisas certas para certos membros da banda, mas jaquetas e coisas sem tamanho particular, qualquer um deles pode ter, se particularmente gostarem de um item ou outro."
O trabalho de Marian ia mais longe do que isso. Ela passava muito tempo com Bono, Edge, Adam e Larry, especialmente na turnê, ou gravando vídeos e aparições na TV. Ela precisava ter um monte de contatos em todas as áreas. Ela comentou "Se, por exemplo, estivessemos em Nova York e Larry precisasse cortar o cabelo, ou a banda quisesse fazer uma sessão de fotos rápida ou alguma coisa, eu precisava ser capaz de encontrar boas pessoas para fazê-lo, as pessoas que iriam funcionar bem com o U2".
Assim como em todas as tours do U2 à partir de 1983, o palco e a iluminação para a Unforgettable Fire Tour ficou por conta de Willie Williams. Neste caso, o estágio foi simples e a iluminação era muito austera, praticamente todo branco, exceto quando o uso da cor fosse significativo.
As bandas Red Rockers e Lone Justice dividiram a tarefa de abrirem as apresentações do U2, durante a longa perna norte-americana.
A turnê começou em agosto de 1984, sendo a primeira turnê do U2 para a Austrália e Nova Zelândia. A tour teve mais quatro pernas, que incluiram 43 concertos na Europa e 50 na América do Norte. Marcou a primeira vez que o U2 tocou em arenas, ao invés de salas pequenas e teatros, e às vezes por diversas noites. O grupo ali tinha alcançado o nível de popularidade em que isso era possível, mas ainda não haviam eclodido na fama generalizada e familiaridade entre o rock em geral e o público pop, que viria acontecer somente em 1987 com o lançamento de The Joshua Tree.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...