PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Stop Sellafield # Parte Final

De volta o ônibus, Bono inclinou a cabeça sobre o ombro da sua esposa e abanou para as crianças reunidas em redor do ônibus. Ele adotou um expansivo sotaque Americano e disse com uma voz mais aguda, "Oh, olha querida. Eles não são a-do-rá-ve-is. Oh, eu adoraria colocar todos eles na minha mala e levá-los para casa!"
Bill chutou a parte de trás do banco dele. "Ei, para de tirar sarro dos Americanos!" Bono se virou desculpando-se e explicou que ele estava imitando os turistas Americanos que ele conheceu quando era criança na St. Patrick's Cathedral em Dublin. "Eu cobrava-lhes para mostrar a catedral," ele disse. "Eu fiz um bom dinheiro." "Oh," disse Flanagan, "você era um malandrinho."
"Eu era!" disse bono contente, e Ali caiu na gargalhada. Ela sabe que o marido nunca foi um malandrinho. Quando o ônibus começou a se afastar, Bono olhou pela janela - e viu que um dos garotos fãs do U2 estava orgulhosamente brincando com as botas radiotivas dele. "Oh, droga! Parem o ônibus!" O garoto se recusou a devolver o souvenir enquanto os quatro membros do U2 não lhe dessem um autógrafo. Enquanto desciam a auto-estrada para longe de Sellafield, passaram por - viradas no sentido oposto - uma série de barreiras policiais. Lá estavam eles, todos alinhados esperando para impedir o U2 ou o Greenpeace de se aproximar da refinaria de plutônio. Quando passaram pelos policiais, Larry gritou pela janela e acenou.
Durante a grande viagem de volta para Manchester, Bono - que tinha se tornado pai de duas crianças desde a última turnê do U2 - falou sobre se reajustar à vida de rock star. "Cair na estrada não é difícil," ele disse. "O problema real começa quando você volta para casa, reajustar-se. Quando você está na estrada, tudo é colocado em segundo lugar em prol da turnê. Você tem consciências que te seguem quando você sai à noite para ter a certeza que você vai voltar e tocar no próximo concerto. E quando você volta para casa, a mentalidade aspiradordeasneiras que você traz da estrada pode ser engraçada. Como todo o esquema da chave do quarto. Quando você está na estrada, uma chave de quarto é como a sua coleira de identificação canina. Ela te ajuda a voltar para casa à noite, ela paga as tuas contas. Houveram situações em que depois de um mês do final da turnê, eu já estar em Dublin, e dar a algum dono de clube noturno uma chave do Ritz-Carlton de Chicago em vez de dinheiro, e ele olhar para mim como quem diz "Que droga é que ele está usando?"
Eles começaram a falar sobre o egoísmo que a maioria dos músicos, a maioria dos artistas, cultivam em paralelo com a dedicação pela arte deles. "Nós vivemos num tipo de estilo de vida egoísta completamente decadente, orientado para a arte," disse Bono. "Não há nada no caminho entre você e a sua música quando você está na estrada. A vida real não ergue a cabeça."
Bill Flanagan cita para Bono os seus próprios versos em "The Fly": "Todo o artista é um canibal, todo o poeta é um ladrão, todos matam a sua inspiração e cantam sobre o seu sofrimento."
"É," Bono suspira. "Eu espero não ser assim, mas eu suspeito que seja. Eu eu realmente odeia esta idéia. A grande jogada é que, sob o disfarce de 'The Fly' eu posso admitir todas estas merdas."
Bono caminhou desajeitado até a frente do ônibus, desenrolou o cabo do microfone do guia turístico, e começou a torturar todos com a sua imitação de um cantor de salão Irlandês bêbado. Ele murmurou dedicatórias embriagadas, cantou músicas horríveis, e desafiou qualquer um a tirar o microfone dele. É muito ruim grande parte do público achar que o Bono é um chato. Ele é uma figura. O problema é que quando as pessoas ficam famosas como o U2, as outras pessoas começam a tratá-los como deuses ou anormais. Então eles têm que construir uma bolha protetora na qual eles possam ser eles mesmos. Dentro da bolha eles podem ser como sempre foram, sem as bobagens de rock star. Mas, para quem olha de fora da bolha eles parecem estranhos e distorcidos.
A viagem de volta para Manchester, à partir de Sellafield, já durava três horas e McGuinness tinha prometido uma parada para o café da manhã ao longo do caminho todo. Encostaram numa cafeteria de beira de estrada para turistas e todo o mundo saiu do ônibus e começou a formar uma fila para salsicha, presunto, bacon cru, e toda as outras delícias que entopem as artérias e partem cascos da cozinha Britânica
Quando a viagem de ônibus foi retomada, Bono e Bill se dirigiram ao banco de trás. Ao se aproximarem de Manchester, Bill disse "Bem, é claro, Bono, que todo o mundo deve estar te perguntando sobre todas as referências a sexo oral nas suas novas músicas..."
"O QUÊ?" Bono gritou. "Bill, você está na página errada do seu caderno, você está me perguntando as perguntas do Prince!"
Ouve, disse Bill, estas linhas das músicas recentes do U2: "Me cercando, descendo em mim," "Você pode engolir ou você pode cuspir," "Aqui vem ela, 69 de novo," "Deixei um sabor ruim na sua boca."...
"Ahh." Bono sussurou algo sobre 69 ser uma das posições sexuais mais igualitárias e então sugeriu enfaticamente que passassem para outro assunto.
Ok, disse Bill, em "One" você canta, "Você diz que o amor é um templo, o amor é a lei mais alta. Você me convida para entrar e então me faz rastejar." Está é uma grande metáfora sobre sacramento/pecado, templo/vagina é como Yeats: "O Amor tem tentado vender a sua mansão no lugar de excremento"
"Sim, uau," Bono expirou. "Esta frase, você realmente tocou alguma coisa. Você sabe, não foi por acidente que Jesus nasceu no esterco e na palha..." O ônibus parou. Finalmente chegaram à Manchester. Se dirigiram ao hotel para pegar a bagagem e fazer check out. O U2 tinha um avião a espera para levá-los de volta a Dublin. Bono perguntou à Bill Flanagan se ele queria ir com eles. 'Não, obrigado', disse Bill. 'Eu deixei todas as minhas roupas numa lavanderia em Londres e preciso ir buscá-las de volta'.
Uns dias depois, Bono telefonou e perguntou se Bill viu a aventura em Sellafield nos noticiários de TV e nos jornais. Ele disse que a indústria nuclear tentou contra-atacar toda a cobertura conseguida pelo Greenpeace enviando alguns Relações Públicas para a praia, de camisa, "como se eles fossem construir um castelo de areia." Um dos porta-vozes nuclear cometeu um grande erro ao dizer aos repórteres que o U2 não tinha o direito de se envolver na Grã Bretanha porque eles eram Irlandeses e deveriam estar em casa, em Belfast, tentando impedir que crianças construíssem bombas. Este afirmação confusa (preconceito à parte, já que os Britânicos consideram Belfast parte do Reino Unido) trouxeram acusações furiosas de "ataque aos Irlandeses" para os infelizes relações públicas. Então ele mencionou a conversa no ônibus.
"Eu acho que estava falando com você sobre Jesus ter nascido no esterco e na palha," disse Bono. "Eu acho que o equivalente a isto nos anos noventa é Las Vegas, a faixa de neon. Eu descobri que no meio do lixo é um bom lugar para eu desenvolver as minhas ideias mais exageradas e um grande disfarce também."
É interessante encontrar as suas idéias mais exageradas nos escombros, disse Bill.
"Sim," disse Bono. "É o melhor lugar para elas. Porque lá elas chamam-se a elas próprias grandes idéias. Elas não atraem atenção apra elas mesmas. Elas não tem uma grande placa dizendo 'ARTE'". Ele fez uma pausa e suspirou. "Eu estou tentando desesperadamente pensar uma maneira de falar sobre isto sem soar como um completo idiota.
As pessoas pode pensar que onde o U2 está exatamente agora é muito mais descartável, mas eu acho que as coisas que estamos descartando são muito mais interessantes do que você suspeitaria à primeira. Eu nunca fui tão afixionado pelo rock and roll como eu sou agora parecem haver tantas possibilidade. Sexo e música ainda são para mim lugares onde você tem uma visão de Deus. Sexo e arte, eu suponho, mas, a não ser que você queira entreter as pessoas no espírito de Warhol ou Rothko, eu acho que para a maioria de nós arte é música.
Nós estamos procurando diamantes na sujeira e, no momento, a música está mais é na lama. Nossas cabeças podem ainda estar nas nuvens, mas os nossos pés estão definitivamente arrastando a sujeira. Quanto mais escuro fica,entretanto, mais procuramos por momentos brilhantes. Estes momentos brilhantes, para mim, são os mesmos que sempre foram. Há grandes palavras para eles, como transcendentes. Eu continuo interessado nas coisas do espírito e Deus e a perturbadora idéia de que Ele está interessado em nós e na fé e na descrença, sexual e espiritualmente falando.
Todo o mundo está num estado de confusão sexual agora nos noventa. Amor e sexo simplesmente estão aí para quem quiser pegar. Ninguém sabe o que fazer com eles. O casamento parece um ato de insanidade, uma espetacular insanidade. Uma coisa que eu gosto na cultura da droga, apesar de eu não ser realmente parte dela, é que ela reconhece o outro lado, a quarta dimensão que todo o mundo, tipo, esconde. Por uma centena de anos, tem sido dito as pessoas que elas não tem um espírito e, se você não consegue vê-lo ou provar que ele existe, então ele não existe. Qualquer um que ouça Smokey Robinson sabe que isto não é verdade.
Nós temos mais contradições em palco atualmente do que alguma vez tivemos. Eu acho muito interessante a tensão que isto traz. As pessoas tem que escolher entre carne e espírito, quando as pessoas são os dois."
'Sim', disse Bill, 'na Zoo TV e no Achtung Baby vocês estão tentando equilibrar as coisas que percebemos como opostas, apesar de, na verdade, elas poderem não ser'.
"Sim," disse Bono. "Este é um ponto importante. O que parece ser oposto mas que na verdade pode não ser, como plástica e alma."
Como sexo e Deus?
"Exatamente."
Qual a sua linha ética agora? Sobre qual assunto o U2 se recusaria a cantar?"
"Não há nenhum. Ao cantar sobre alguma coisa você torna ela limpa. Porque você traz ela para fora."
Edge disse no Inverno que os temas de Achtung Baby são, "Traição, amor, moralidade, espiritualidade e fé." Muitas das músicas lidam com tentações que corrompem e podem destruir um casamento. Era o casamento do Edge o único que você estava desenhando?
"Bem, eu ia seguir aquele caminho de qualquer modo," disse Bono. "Mas, certamente... Eu não sei o que veio primeiro para ser honesto. As letras ou o que Edge estava passando. Eles estão todos ligados uns aos outros. Mas, há muitas outras experiências que aconteceram na mesma época. Tudo está relacionado com o fato de ser algo extraordinário ver duas pessoas se agarrando uma a outra e tentando resolver as coisas. Eu continuo maravilhado e temeroso quanto a idéia de ter duas pessoas contra o mundo, e eu realmente acredito que é contra o mundo, porque eu não penso que o mundo tenha a ver com ficar junto. AIDS não é a única ameaça, tá ligado. AIDS é o grande lobo mau do momento, mas eu vejo todas as ameaças. Eu vejo a necessidade de independência das pessoas, a necessidade de seguir as suas próprias idéias. Estas não são necessariamente idéias egoístas. Tudo lá fora é contra a idéia de ser um casal: cada comercial, cada programa de TV, cada novela, cada romance que você compra no aeroporto. O sexo é atualmente um tema pertencente as corporações. É usado para vender produtos. Ele próprio é um produto. E a mensagem é que se você não o tiver você, você é ninguém.
Eu tive os meus problemas no meu relacionamento. É duro para todos. Eu acho que a fidelidade é simplesmente contra a natureza humana. É aqui onde temos que nos envolver ou não nos envolver com o nosso lado maior. Certamente eu não estou tentando descobrir respostas fáceis. É como não escola quando eles te explicam sobre as drogas. 'Se você fumar drogas você vai se tornar um dependente e morrer na próxima semana.' Eles não te falam nem metade da verdade. Eu acho que o mesmo vale para o sexo. É assim, se você disser as pessoas que o melhor lugar para fazer sexo é nas mãos seguras de uma relação amorosa, você poderá estar mentindo! Poderão haver outros lugares. Se a questão é, posso eu, como um homem casado, escrever sobre sexo com uma estranha, 'sim' tem que haver uma resposta. Eu tenho que escrever sobre isto porque é parte do assunto sobre o qual estou escrevendo. Você tem que tentar e expôr certos mitos, mesmo que eles exponham você ao longo do caminho. Eu não quero falar sobre a minha própria relação, porque eu tenho muito respeito pela Ali para o fazer. O que eu estou te dizendo é, eu posso ou não estar escrevendo sobre a minha própria experiência em alguns casos, mas isto não faz as coisas menos reais."
Bono citou uma frase de Sam Shepard para concluir: "Exatamente no meio da contradição, ele disse, "este é o lugar para se estar."

Do livro "U2 At The End Of The World"
Tradução: Forum UV Brasil
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...