PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Entrevista com Tom Krueger, diretor do 'U2 360º Live At The Rose Bowl' - Parte II

Conte-nos sobre a transmissão ao vivo

Eu trabalhei com um grande engenheiro de som, Simon Salinas, para a transmissão pelo YouTube. Não só tem uma visão incrível, mas estava assistindo 27 televisores de uma vez! Havia muitas câmeras capturando momentos incríveis e, embora muitas vezes eles foram muito curtos para cortá-los durante uma transmissão ao vivo, eu sabia que seria muito valioso para o lançamento do DVD. É aí que meus editores, Brian McCue e Hodierna Cutter entraram, nós trabalhamos juntos por meses, revendo todas as câmeras para se certificar de que estávamos recebendo as melhores tomadas. Foi maravilhoso trabalhar com eles e realmente capturamos um show do U2 que não se consegue ver em nenhum outro lugar.

Você tinha um material fantástico para trabalhar visualmente.

Era o sonho de um cineasta. Se oferece uma infinidade de imagens e momentos incríveis. E devido à experiência íntima que tenho com a banda, o show, todas as músicas, eu poderia responder de acordo. Ir em uma turnê por um ano foi necessário para saber como as músicas funcionavam. Isso realmente influenciou os ritmos de edição e o modo como estavamos editando o espetáculo.

Você tem algum momentos favoritos?

Houve alguns momentos incríveis, acidentais que ocorreram durante as filmagens. Isso me dá arrepios só de lembrar de como passaram de 'Crazy Tonight' para 'Sunday Bloody Sunday'. Bono de joelhos, e justamente neste instante alguém na platéia jogou uma bandeira americana no palco. Você pode ver um dos seus assistentes, AJ, pronto para pegá-la, e Bono levanta a mão e o detém. É nesse momento, e ele vai usá-la. Levanta a bandeira e é quase como se estivesse chorando. E começa a falar sobre o Irã e Teerã... então ele colocou a bandeira no chão, e pudemos utilizar a câmera do helicóptero e, naquele exato momento, um outro helicóptero nos dá a imagem. Para mim, este momento do show é uma alusão à guerra, e o que nos tornamos. E para fazer essa tomada como uma guerra, com a tomada feita do helicóptero, me deixou alucinado. Um monte de coisas estavam acontecendo naquela noite. Foi estranho.

O que você acha que gera essas coisas?

Existe uma ligação profunda entre todas as pessoas criativas, liderados pela banda e a música - e criaram um ambiente altamente propício a este tipo de sinergia. Você se sente parte de algo muito maior. E quando a mágica acontece, e culmina em uma ligação muito profunda.
O U2 sabe como fazer com que as pessoas que fazem seu trabalho, não tenham medo de perder o emprego, se cometerem um erro - quando tentam fazer o seu melhor. Uma das expressões favoritas de Bono é a de que "o bom é o inimigo do grande", e lembra quando você precisar dele. Ele não te força a se conformar com um "bom".

Por isso, não foi um mar de rosas?

Eu não posso começar a dizer o quão difícil foi a viagem para adquirir este DVD. Mas o impulso do U2 é o que se tem de melhor. Criamos uma primeira maquete, que era uma estrutura de base. Então sentamos com eles e nos disseram o que eles gostavam e o que não funcionaria. Era uma chance de falar. Reunimo-nos novamente um mês depois. Nós tivemos quatro dessas reuniões intensivas. Finalmente tivemos a projeção principal. E eles foram felizes ...

Que parte de "você", como artista, está no produto final?

Isso não era como qualquer coisa que eu tinha feito antes. Não tente imitar ou recriar um estilo, deixe o espetáculo definir o estilo. Mas sim, a minha sensibilidade para as tomadas e fotografia ... eu amo todas as coisas estilisticamente, que se uniram neste trabalho.
Eu tentei dar ao DVD seus próprios méritos artísticos. Portanto, não foi como a gravação de um concerto ao vivo. Você está assistindo a um concerto ao vivo, mas você também está vendo uma obra de arte em si mesma, algo especial que não veria em qualquer outro lugar. E eu acho que a banda ficou agradecida.

O que você vê no U2, que ninguém pode ver, a partir da perspectiva de um diretor?

O que sempre me impressionou, especialmente agora, é a quantidade de trabalho e esforço que colocam em seus shows, o seu desempenho e tudo o que eles fazem. Eles são incansáveis. E eu espero que essa energia tenha sido captada neste DVD.

De um artista para outro, o que você aprendeu com eles?

Eu aprendi a cavar mais fundo. Eles me ensinaram isso. Mas você tem que dar crédito ao público, bem como, não exagerar nas coisas para eles. Essa foi outra parte maravilhosa dessa colaboração, como inspirar-me para ver o U2 do ponto de vista do público.

Você sempre foi um fã?

Ahh sim! Lembro-me de ouvir 'Unforgettable Fire' de novo e de novo, especialmente Wire. Assim que tive a oportunidade de trabalhar colaborando com o U2 foi um sonho realizado. Não teria sido a mesma experiência, se eu não tivesse amor pelas suas canções. E eles me fizeram muito mais fã.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...