PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A história por trás das gravações do U2 com o coral New Voices Of Freedom - Parte 02

Dennis Bell em entrevista para Matt McGee do site www.atu2.com, falando sobre os eventos de 25 anos atrás, que o levou a formar o New Voices Of Freedom e gravando não somente "I Still Haven't Found What I'm Looking For" com o U2, mas também "The Sweetest Thing", para a trilha sonora do filme 'Scrooged', com Bill Murray no elenco.
"No negócio da música, você nunca diz "não". Felizmente, minha esposa é uma pianista gospel. Lynette Washington, que eu produzo agora como uma artista de jazz, é uma cantora gospel, e eu tinha realmente conduzido coros de gospel antes. Então eu disse: "Com certeza, vamos fazer isso."
Joel disse: "Aqui está um pouco de dinheiro. Vá e faça uma demo e eu vou ouvi-la."
Não me lembro o quanto ele me deu, mas foi provavelmente entre US$500 e US$1.000 para pagar os custos de estúdio e tal.
Eu terminei a reunião e fui para casa e me juntei com minha esposa, Claudette, minha cunhada, Lynette e meu filho, Chris, que tinha acabado de sair da faculdade e estava trabalhando como co-produtor comigo. Sentamos e usamos uma bateria eletrônica para obter o rhythm track. Fizemos um arranjo vocal, tinhamos alguns conceitos. A Island Records nos deu uma cópia do single do U2, e montamos um arranjo como uma equipe.
O coro não existia naquele momento. Nós precisávamos de um coro. Tem muitos cantores que conheci profissionalmente e de escolas, então o coro real consistiu em estudantes do ensino médio do meu coral gospel no ensino médio, além de cantores profissionais, que eu conhecia. Juntei eles todos e fomos direto para o estúdio e ensaiamos lá. Eu fiz a parte de baixo e piano e ensinei para o coro suas partes no estúdio. Foi no estúdio Secret Sound.
Tive a Lynette, que é irmã da minha mulher, para fazer uma demo crua disso. Terminamos lá pelas 10 da noite, talvez gastamos quatro horas, e parecia muito bom. Tinhamos uma rough mix dela quando o Joel chegou e disse: "Oh meu Deus, isso é exatamente o que eu tinha em mente." Realmente soava muito bem.
Não era uma canção complicada e eu estava acostumado à trabalhar rapidamente.
O que você ouve no 'Rattle And Hum' é uma espécie de versão bastarda do que fizemos. É parcialmente o arranjo que eu tinha, e em parte porque Bono e eu realmente batemos cabeça em ensaios - não de uma forma negativa , nós estávamos apenas tentando descobrir uma maneira de encaixar as duas peças juntas. Se você quer ouvir a versão original, está no iTunes em um álbum chamado Rockspel - que combina gospel e rock. Mais tarde, peguei todas as demos que fizemos depois disso e coloquei elas juntas em um álbum que está no iTunes (o álbum inclui também um cover de "Mysterious Ways" do U2 que foi feito anos depois).
Depois que terminamos a gravação, Joel voltou para Island Records com a demo e toda a equipe ficou doida por ela. Então no dia seguinte, meu advogado tinha um contrato de gravação em sua mesa para o New Voices Of Freedom. Nós basicamente inventamos esse nome. Minha esposa já tinha um coral de escola chamado Voices Of Freedom, então dissemos que este seria o New Voices Of Freedom.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...