PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Peter Rowen: de fotografado para a capa, à fotógrafo da capa



Da frente das lentes, para trás das lentes: 33 anos após estampar a capa do primeiro single do U2 (Three de 1979), Peter Rowen pela primeira vez é o responsável pela foto que estampa o álbum ao vivo do U2, distribuido para os assinantes do site U2.COM neste ano de 2012!
Quem não se lembra daquele olhar grande e espantado de uma criança nas capas dos álbuns "Boy" e "War", do U2?



Peter Rowen cresceu em Dublin e conheceu Bono porque o seu irmão mais velho (Guggi) o ajudava, quando ele ainda era conhecido como Paul Hewson.
"Bono vinha a nossa casa algumas vezes", afirmou Rowen ao "New York Post" certa vez. "O meu irmão mais velho, o Clive, diz que Bono costumava levar-nos para comer fora sandes de geléia. Lembro-me de Bono e a sua mulher Ali chegando mais tarde para o jantar de Domingo."
Rowen foi fotografado pela primeira vez para o EP "Three".

Voltaria a aparecer na versão européia de "Boy" e no terceiro álbum, "War", de 1983, além de alguns compactos.

"Para o álbum "War", eu fui falar com o fotógrafo Ian Finlay, na sua casa em Dun Laoghaire (nos subúrbios de Dublin). Lembro que a sua mulher fez uma sopa de que eu não gostei. Quando voltei à cidade, cruzei com o Bono"
A imagem correu o mundo e Rowen tornou-se uma pequena estrela. "Um dos meus irmãos mais velhos vivia em Londres na altura e achava formidável me ver em posters por todo o lado. Eu recebi telefonemas de meninas americanas. Nunca soube como tinham chegado ao número de telefone da minha família."
Aos 21, Rowen tornou-se fotógrafo e foi convidado por um jornal, em 2001, para cobrir um concerto do U2. Apesar de ter gravado a sua imagem nos discos de uma das bandas mais aplaudidas das últimas três décadas, Rowen garante que os seus irmãos e os seus amigos achavam mais graça do que ele. "O grande proveito que tirei dessas fotografias foi ter o meu irmão de 10 anos dizendo que achava o máximo."

Rowen ainda apareceu na capa de uma coletânea e um single do U2 no final da década de 90.



Peter Rowen escreveu em sua conta do Facebook em 6 de junho de 2012, que uma foto que ele tirou anos atrás em um show do U2 em Paris pela turnê 360°, estava sendo utilizada como banner do site oficial do U2. A foto original tirada por 'Radar' foi esta, que traz apenas Bono no palco segurando o microfone:

Esta foto sofreu uma edição, foi reeditada com a inclusão de Edge e sua guitarra, Adam e seu baixo e Larry tocando bongô, provavelmente tiradas em outros shows do U2. Foi tratada, aproximada, teve efeitos de luzes inseridos e assim, utilizada como a capa oficial de 'U22'!

Peter Rowen foi citado nas notas do encarte como o responsável pela foto da capa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...