PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bono comenta sobre cada um dos álbuns lançados pelo U2 - Parte I

Na época do lançamento de 'How To Dismantle An Atomic Bomb', Bono falou à revista Rolling Stone sobre cada um dos álbuns lançados pelo U2. Confira:

A DÉCADA DE 80:


BOY: Um dos melhores álbuns de lançamento. Sem sombra de dúvidas. Despojado, ou melhor dizendo "sujo", com canções inacabadas e um cantor irlandês com sotaque inglês. Mas tem extraordinários temas e os mesmos estão no nosso album 'How To Dismantle An Atomic Bomb', inocência vs experiência. É um tema bastante subjetivo para um primeiro álbum de rock porque não é sobre como perder a virgindade; é sobre a sua virgindade. Um dia, eu quero terminar todas as suas letras.

OCTOBER: Uma tentativa "Bizantina" de se cantar na reino da eternidade. Letras, não ruins. Música, soa estranho ainda. Influências, primeiramente Joy Division, Invisible Girls. Um grande exemplo de como escrever uma canção e não saber o que está escrevendo. Uma canção chamada "Tomorrow" é um relato detalhado do funeral da minha mãe. Mas não tenho idéia quando estava escrevendo isso. A cada 6 de 10.


WAR: Grande coleção de canções. Forte no conteúdo e idéias, pobre na execução musical. Estávamos tentando ser o The Who encontrando o Clash. Eu gastei minutos nessas coisas, ao inves de horas. Então, "Sunday Bloody Sunday" , que pretendia contrastar o "Domingo de Páscoa" com a morte de 13 protestantes em Derry no "Domingo Sangrento", não aconteceu totalmente. E até "melodicamente", a estrutura das letras ficou sob teste do tempo. Eu mudo as letras quando a canto agora só para eu torná-la mais ciente para mim. Acho que ninguém nota. Mas é uma grande canção - mais uma canção do The Edge.

THE UNFORGETTABLE FIRE: Agora, vamos para um grande material. Album favorito de Miles Davis e um dos seus Top Ten. Nós sabíamos que existia um lado mais experimental que era importante. Entrada de Brian Eno e Danny Lanois. Mesmo quando as letras não eram fortes, a matéria subjetiva era. Agora, a música começa a se encontrar com a subjetividade e surge uma bela paisagem músical . "Pride" começa como um discurso extasiado. Procurávamos um tema grande o bastante para representar esse status de emoção que estava acontecendo. Descobrimos o pacifismo e Martin Luther King, não somente relacionado ao seu uso das escrituras e sua igreja, mas como a solução para os problemas irlandeses. Tinha muita emoção mas, pra ser sincero, as letras eram idiotas. Foi uma oportunidade perdida. Eu ainda usei a hora do assassinato do Dr. King errado. Eu disse " early morning - april four" . Era " early evening".

THE JOSHUA TREE: As letras começam a dar certo. Agora estamos com músicas, idéias, conteúdo e letras que iam se combinar. Nós começamos a passar mais de uma hora nas letras. Ainda, no caso de " Where The Streets Have No Name", não mais que uma hora. E eu lamento. Entretanto, "I Still Haven't Found What I'm Looking For" é uma grande canção, grande letra. É um album muito completo. Entretanto, a segunda metade perde um pouco dessa esfera. Fizemos um mix ruim de "Red Hill Mining Town", e se ninguem se importar, pode-se imaginar Joe Cocker a cantando. Eu sempre imaginei que ele cantou essa canção. Era pra ter sido uma 'sessão de bronze', mas não foi.

RATTLE AND HUM: Grande diversão fazendo esse disco. Vivendo em L.A., onde Edge tinha uma casa. Seu casamento estava começando a acabar, o que significava que não era uma boa época para ele. Mas três de nós  estávamos vivendo fora dos muros de Hollywood, estacionando nossas motos nos quartos. Era uma casa prestes a ser demolida, então podíamos fazer o que a gente queria. Eramos como um bando de adolescentes, escrevendo músicas nas paredes. Bebi muito uísque, muita tequila e me diverti muito. Foi o começo do Glasnot, de surgir do frio. Ninguém mais lançaria um album duplo ao vivo. Escrevemos 5 novas canções e tentamos entrar em turnê pela América num diário do nosso descobrimento sobre música americana . Foi como "eles acham que podem tocar blues". " When Love Comes to Town" é uma canção bela, apesar de eu não cantá-la bem - mas vamos lá. Bandas podem simplesmente ficar cheias de seus sons, e isso não é percebido diariamente por um fã.


Tradução: FORUM UV BRASIL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...