PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Para desarmar uma bomba atômica é preciso apenas amor"

Em 2004, tempos de conflito civil no Iraque, reeleição de Bush e morte de Arafat, o título do CD do U2, How to Dismantle An Atomic Bomb; foi bem oportuno.

As letras do álbum 'How To Dismantle An Atomic Bomb' são muito pessoais e intimistas. Elas desvendam o Bono pai, filho, marido, cristão e ativista. É uma espécie de autobiografia.

A nova ordem mundial e a veia engajada de Bono, autor de todas as letras (três em parceria com o guitarrista The Edge), foi suficiente para ele compor Love And Peace Or Else, que diz: “Abaixe suas armas / Todos os filhos de Zion, todos os filhos de Abraão / (...) As tropas estão no chão prontas para cavar / E eu pergunto: onde está o amor?”. No encarte do disco, o grupo ainda clama pelo fim da violência contra a mulher, sugere às pessoas que ingressem no Greenpeace e pede ajuda para uma instituição que cuida da pobreza na África, dando endereços e e-mails de contato.

Mas, apesar de tudo isso, e do próprio título, o álbum não tem a política como tema central. Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. preferem ensinar que a melhor forma de desarmar uma bomba atômica não é com discursos, mas com o amor. As letras de How to Dismantle An Atomic Bomb são densas, complexas, quase sempre com um fundo romântico.

Bono revelou que a bomba atômica do título é ele próprio.
"Eu sou a bomba atômica que dá nome ao CD. Em agosto de 2001, meu pai morreu de câncer. Fiquei ao lado dele sempre que tive oportunidade. Cheguei a viajar logo depois dos shows do U2 pela Inglaterra para ficar a seu lado. Mas, quando ele morreu, pensei que poderia ter feito mais. Eu me tornei uma bomba humana. Deixei certas coisas de lado e bebi além da conta. O disco traz poucas canções engajadas e mais letras sobre a vida. Meu desespero e minhas contradições estão ali".





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...