PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Por trás da canção escrita por Bono e The Edge para Roy Orbison que é ouvida no filme Aquaman


No filme Aquaman, que estreou nos cinemas esta semana, a canção "She's A Mystery To Me" interpretada por Roy Orbison sonoriza uma das cenas românticas. A canção foi escrita por Bono e The Edge em 1987, e a gravação de Orbison de 1989 traz Bono tocando guitarra, e creditado como produtor.
"O rock and roll tem uma história agora. Ele tem raízes, ele tem uma profundidade, e eu acho que um monte de pessoas estão interessadas nele", disse Roy Orbison durante entrevista em 1987. "Não muito artificial, mas mais sentimento, e mais música real, e mais verdade. As coisas estão tão entrelaçadas no negócio - como o U2, por exemplo. Quando eu fui ao show deles pela primeira vez, eu realmente gostei e conheci Bono depois, e ele disse: 'Eu estou escrevendo uma música para você - "She's A Mystery To Me"'. Nós nos encontramos algumas vezes para trabalhar na música, e ele veio e a produziu. Não fora da curva, mas não foi necessariamente inesperado. Eu estou apenas fazendo o que sempre fiz, escrevendo uma música e cantando uma música".
O filho Roy Orbison Jr diz: "Aquela música na qual Bono trabalhou e escreveu com The Edge chamada "She's A Mystery To Me" acabou se tornando a música do U2 "One". Você pode olhar para a cronologia e o timing de tudo e você pode quase ver como sendo uma parte dois da mesma música. Esta canção foi um trampolim para Bono e os próximos oito meses de sua vida para chegar a "One", e que alcançou o status de '100 Melhores Músicas de Todos os Tempos'. Até a presença de Roy pode ser sentida lá".
Como Roy Jr ia em todos os lugares com seu pai, ele também se tornou amigo de Bono quando Roy o levou para uma sessão de composição com o vocalista do U2.
"Roy precisava de uma música para seu álbum 'Mystery Girl'. Eu tinha 17 anos de idade, e me dei bem com o Bono. Por volta de 1987 o U2 era uma grabde mania e Bono na verdade fugiu e se escondeu em nossa casa. Roy sempre morava atrás de portas fechadas e Bono tinha que aprender como fazer isso. Ele usou meu pai como mentor. E eu era amigo dele".
Em 1987 Roy estava trabalhando em material para um novo álbum com Jeff Lynne. Essas sessões cruzaram-se com outros trabalhos sobre Cloud Nine, de George Harrison, Full Moon Fever, de Tom Petty, e Traveling Wilburys Vol 1, de modo que um coletivo informal crescesse para ajudar uns aos outros nos registros um do outro. Havia tanta música sendo lançada por todos eles que, em 1988, Orbison adiou o lançamento de 'Mystery Girl' por um ano até 1989. Ele morreu de um ataque cardíaco em dezembro de 1988. O álbum subiu nas paradas postumamente, seu primeiro álbum de todo material novo em dez anos.
A balada sombria "She's A Mystery To Me" foi composta por Bono em uma noite no final dos anos 80, após um show do U2 em Londres, em meio a repetidas audições da trilha sonora de David Lynch para 'Blue Velvet' (que apresenta o hit de Orbison, "In Dreams"). Tocando sua composição para os outros membros da banda no dia seguinte, notou-se o quão perfeita a música seria para Roy Orbison.
O refrão da música deu o título ao que seria o álbum final de Roy Orbison.
No estúdio Bono instruiu o baterista Jim Keltner a tocar "bateria suavemente" e Orbison dificilmente falava algo, mas na reprodução da gravação Bono foi atingido pela "voz de um anjo".
"Ele foi um verdadeiro inovador, verdadeiramente um grande cantor", disse Bono. "Roy era um verdadeiro cavalheiro. E isso é uma coisa assustadora em um homem ... você sabe o que eu quero dizer? Um homem que tem tanta certeza em si mesmo que pode ser gentil".


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...